Uma Decisão Vitoriosa

Texto: Lucas 15.20a - "E, levantando-se, foi para seu pai,...".

Introdução: O Filho Pródigo, de uma maneira insensata, tomou uma decisão que trouxe dores e prejuízos, porém, ele teve oportunidade de arrependimento e então, tomou a decisão mais acertada de sua vida. Vejamos:

1 - Uma fé correta - Agiu com fé na sua restauração: "Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus;" (Marcos 11.22). O filho pródigo não duvidou do amor do seu pai e que ele seria recebido em casa, mesmo que fosse como um empregado da fazenda.
A instrução de Jesus é para termos fé no Deus verdadeiro, criador dos céus e da terra.
No Antigo Testamento vemos a história de Jabez, um homem que buscou o Deus verdadeiro: "Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido" (1 Crônicas 4.10).

2 - Declarou - "Vou voltar para a casa do meu pai e dizer: "Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho. Me aceite como um dos seus trabalhadores." (vs.18, 19) - Ele cumpriu uma instrução que Jesus nos deixou em Marcos 11.23 que diz: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês poderão dizer a este monte: Levante-se e jogue-se no mar. Se não duvidarem no seu coração, mas crerem que vai acontecer o que disseram, então isso será feito". É necessário declarar aquilo que cremos para que a fé funcione.
Quem crê declara a sua vitória sem medo de frustração.

3 - Agiu - "Então saiu dali e voltou para a casa do pai" (v.20a) - Ele não apenas declarou, como está escrito no verso 18, como tomou a iniciativa de sair do meio da criação de porcos e retornou para a casa do pai.
Além de declarar é necessário agir: "Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor" (Hebreus 11.6).

4 - Recebeu - "Mas o pai ordenou aos empregados: “Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no dedo dele e sandálias nos seus pés" (v.22) - Ele sentiu-se perdoado, apesar de ter pecado, e recebeu, com alegria, os direitos de filho amado, simbolizados pela maravilhosa recepção proporcionada pelo pai.
Para alcançarmos as vitórias que o Senhor Jesus tem para nós é necessário, além, de confessarmos os pecados e recebermos o perdão, também nos perdoarmos.
A culpa é a ladra das bênçãos daquele que não se perdoa e vive se punindo por aquilo que o Pai já o perdoou. Isaias 43.25 diz: "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro".

5 - Testemunhou, manifestou (contou) - "porque este meu filho estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado. — E começaram a festa" (v.24) - Depois de abater o melhor bezerro, fizeram a grande festa, com muito júbilo, danças, para comemorar e declarar a todos a grande vitória, pois o filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.
É necessário testemunhar acerca das bênçãos recebidas e manifestar a alegria pelas conquistas. O Salmo 115.17 diz: "Os mortos, que descem à terra do silêncio, não louvam a Deus, o SENHOR". Se estamos vivos e achados pelo Pai, precisamos nos expressar com grande alegria.

Conclusão: No nosso dia-a-dia tomamos decisões continuamente, que nem sempre acertamos, visto que, podem ser tomadas fora do tempo de Deus e também dos princípios de Deus. Esses passos acima, se vividos no nosso cotidiano, após uma decisão precipitada, teremos a certeza da restauração, de uma vida vitoriosa e cheia de qualidades. Jesus nos afirma em João 10.10 que o nosso adversário veio roubar, matar e destruir, mas Ele o Senhor veio nos proporcionar vida abundante.

Faça, ainda hoje, uma aliança com o Pai através de Jesus entregando a sua vida a Ele, e posso garantir, sem dúvida alguma, que você será mais do que vencedor.

Roberto Pires Gonçalves


Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!
Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Uma Decisão Vitoriosa Reviewed by Aldenir Araujo on 2/27/2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!

All Rights Reserved by Esboços de sermões © 2014 - 2016
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.