Sete Conselhos para uma Vida Espiritual Saudável

Texto: “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não apagueis o Espírito. Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal” (1ª Tessalonicenses 5.16-22).

Introdução: Fomos chamados por Deus para vivermos uma vida espiritual abençoada, e não para sobrevivermos espiritualmente. Precisamos aprender a viver a vida para não parecer que estamos apenas sobrevivendo.

O Apostolo Paulo dá sete conselhos à igreja de Tessalônica para que ela desfrutasse uma vida espiritual saudável e um ministério frutífero. Vejamos:

1º. Alegrar-se continuamente

“Regozijai-vos sempre” (v.16).
Precisamos viver uma vida de alegria e regozijo no Senhor, sabendo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles amam a Deus (Rm 8.28).

2º. Oração perseverante

“Orai sem cessar” (5.17).
Orar é muito mais do que decorar frases de oração, orar é buscar a Deus verdadeiramente. Orar sem cessar é buscar a Deus constantemente, quantas vezes forem necessárias durante o dia, é reservar um bom tempo para falar com Deus. Tem muita gente que só busca a Deus quando a coisa aperta para o seu lado. É o chamado “Crente seis oram”. Quem não conhece o caminho da oração não tem vida espiritual saudável.
Veja como procedia a igreja primitiva quando Pedro estava preso pelas mãos de Herodes:“Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele” (At 12.5).

3º. Ser agradecido por tudo

“Em tudo dai graças” (v.18).
Somos bons para pedir, mas, péssimos para agradecer. A gratidão mantém os céus abertos, enquanto que a ingratidão torna os céus fechados para nós. Ademais somos tendenciosos a agradecer as coisas boas que recebemos e reclamarmos das más coisas que nos sobrevêm. Porém a Bíblia generaliza quando diz: Por tudo dai graças.

4º. Preservar a unção e os dons do Espírito Santo

“Não extingais o Espírito” (5.19).
O Espírito Santo é quem gera em nós todo o poder necessário para vencermos as tribulações e adversidades da vida, como também é aquele que nos capacita para o uso dos dons espirituais; para um ministério eficaz e uma vida abundante em Cristo. Por isso precisamos do fogo do Espírito ardendo dentro de nós.
Confira os textos a seguir: Efésios 5.18; Atos 1.8; Mateus 28.18.

5º. Acolher e valorizara palavra profética

“Não desprezeis as profecias” (5.20).
A maior forma de Deus profetizar à igreja, sem dúvidas, é através da palavra rhema ministrada pelos ministros por ele constituídos. A Bíblia fala sobre o dom profético, mas fala também sobre pastores e mestres que profetizam e ensinam a igreja através da Palavra bíblica profética de Deus. Quando desprezamos o ensino bíblico e menosprezamos o dom profético estamos desprezando suas profecias.

6º. Examinar tudo e escolher o que for bom

“Examinai tudo. Retende o bem” (v.21).
Devemos aprender a filtrar tudo àquilo que está sendo ensinado e ministrado a nós. Precisamos também aprender a conviver bem com todas as pessoas e a tirar lições para nós diante dos seus erros e virtudes, reconhecendo que todos nós somos compostos de boas e más qualidades. A vantagem é que as nossas boas qualidades são geralmente maiores que os nossos erros.

7º. Rejeitar o mal fazendo escolhas sábias

“Abstende-vos de toda sorte de mal” (5.22).
Precisamos aprender a ser mais tolerantes e compassivos diante dos erros dos outros. Muitas vezes nos tornamos radicais e implacáveis diante do primeiro erro ou falha do irmão, e por isso o julgamos indigno de merecer o nosso perdão. Outras vezes guardamos mágoas, rancores e ressentimentos de pessoas dentro de nós, nos tornamos amargos, doentes interiormente e emocionalmente fragilizados. A fórmula do remédio para a cura deste mal é o que chamamos de “perdão”.

Conclusão: Coloquemos estes conselhos em prática para que possamos desfrutar uma vida alegre, curada e saudável espiritualmente na presença do Senhor.
Veja conclusão do apostolo nos versos 23 e 24:“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará”

Prs. Paulo & Cleir – comev@ig.com.br


Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!
Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Sete Conselhos para uma Vida Espiritual Saudável Reviewed by Aldenir Araujo on 2/12/2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!

All Rights Reserved by Esboços de sermões © 2014 - 2016
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.