Servindo ao propósito de Deus

Texto: Atos 13:36

Introdução: Muitas pessoas não têm claro o propósito para suas vidas. Até mesmo os crentes podem passar a vida sem nunca perceber o plano de Deus para eles. Somente através da descoberta de Seu propósito para nós podemos experimentar satisfação genuína.

I. Qual é o seu plano original?

A. Que proposito o Pai tem para você? O apóstolo Paulo descreveu a vida do rei Davi, ao mencionar que ele "serviu ao propósito de Deus em sua geração" (Atos 13:36).

B. Você pode honrar o Senhor com suas escolhas diárias - no trabalho, em casa, e na comunidade. Servir a Deus não se limita à igreja e o trabalho missionário. A melhor maneira de experimentar uma vida plena é viver para o Senhor (Salmos 34:10).

III. Como Davi serviu ao propósito de Deus?

A. Ao trabalhar como pastor: Davi era o caçula de oito filhos, e sua tarefa era cuidar das ovelhas (1 Samuel 16:11). Nesse papel humilde, ele se submeteu à autoridade de seu pai. Além disso, enquanto Davi protegia os animais, ele aprendeu a lutar corajosamente - uma habilidade valiosa que mais tarde ele usou como um guerreiro.

B. Ao luta contra Golias: Davi reconheceu que a verdadeira natureza da batalha com o filisteu era espiritual. Ele ousadamente se aproximou do gigante na força de Deus e demonstrou o incrível poder do nome do Senhor (1 Samuel 17:45-48).

É-nos dada uma oportunidade semelhante quando as pessoas criticam os cristãos ou a nossa fé. Em vez de ficar em silêncio, devemos defender o nome de Jesus Cristo, que deu sua vida por nós e fielmente cuida de nós dia após dia.

C. Ao ser obediente à autoridade: O rei Saul ficou com ciúmes do sucesso enorme de Davi na batalha e tentou em várias ocasiões matá-lo. Mas, apesar de animosidade do rei, Davi estava comprometido em servir Saul.

Quando você se encontra em uma situação difícil, talvez enfrentando críticas ou perseguição - você também tem a chance de servir ao Senhor. Se você confiar nele em vez de revidar, você vai servir o seu propósito para sua vida. Devemos lutar nossas batalhas de joelhos, não por atacar outras pessoas.

D. Ao aprender a esperar o tempo de Deus: Os homens de Davi pediram-lhe para matar Saul quando teve a chance. Mas, para surpresa de seus seguidores, ele se recusou a prejudicar o homem que Samuel ungiu como rei.

(1 Samuel 24:6) Davi estava determinado a esperar por Deus para dar-lhe o reino.

O mundo nem sempre vai entender as nossas decisões também. Mas quando você responde às oportunidades da vida e as crises de uma forma piedosa, você modela a vida cristã autêntica.

E. Ao servir como exemplo: A vida de Davi é um exemplo poderoso do perdão do Senhor e as consequências do pecado. Apesar de ter cometido adultério com Bate-Seba e planejar a morte de Urias, ele se arrependeu de seu pecado depois que Natan o confrontou. Deus o perdoou, mas sua rebelião teve consequências. Depois do pecado de Davi com Bate-Seba, sua vida foi cheia de sofrimento e dor.

A maioria das pessoas em nossa sociedade quer se rebelar contra Deus e evitar as repercussões. Nosso Pai celestial graciosamente perdoa nossos erros, mas vamos sempre pagar o preço da nossa desobediência.

F. Ao escrever músicas: O livro de Salmos contém muitas letras escritas por Davi. Esta coleção dá-nos uma visão intimista da relação entre o homem e o seu Criador. Na verdade, cada emoção humana de amor e devoção ao ciúme e ódio - é expressa nele. Por causa da contribuição de Davi para a Palavra de Deus, a sua vida serviu o propósito do Senhor, e não apenas para a sua geração, mas há milhares de anos depois dele.

Conclusão: Talvez você nunca tenha percebido o propósito para sua vida. Como cristão você deve viver de tal forma que a sua vida vai causar um impacto para Gloria de Deus. Suas atitudes e ações devem contar para o seu reino. Meu amigo, eu oro para que você busque a vontade do Pai e se entregue à Sua direção. O Senhor vai surpreender você com as coisas poderosas que ele vai fazer em e através de sua vida.

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem