Servindo ao propósito de Deus

Texto: Atos 13:36

Introdução: Muitas pessoas não têm claro o propósito para suas vidas. Até mesmo os crentes podem passar a vida sem nunca perceber o plano de Deus para eles. Somente através da descoberta de Seu propósito para nós podemos experimentar satisfação genuína.

I. Qual é o seu plano original?

A. Que proposito o Pai tem para você? O apóstolo Paulo descreveu a vida do rei Davi, ao mencionar que ele "serviu ao propósito de Deus em sua geração" (Atos 13:36).

B. Você pode honrar o Senhor com suas escolhas diárias - no trabalho, em casa, e na comunidade. Servir a Deus não se limita à igreja e o trabalho missionário. A melhor maneira de experimentar uma vida plena é viver para o Senhor (Salmos 34:10).

III. Como Davi serviu ao propósito de Deus?

A. Ao trabalhar como pastor: Davi era o caçula de oito filhos, e sua tarefa era cuidar das ovelhas (1 Samuel 16:11). Nesse papel humilde, ele se submeteu à autoridade de seu pai. Além disso, enquanto Davi protegia os animais, ele aprendeu a lutar corajosamente - uma habilidade valiosa que mais tarde ele usou como um guerreiro.

B. Ao luta contra Golias: Davi reconheceu que a verdadeira natureza da batalha com o filisteu era espiritual. Ele ousadamente se aproximou do gigante na força de Deus e demonstrou o incrível poder do nome do Senhor (1 Samuel 17:45-48).

É-nos dada uma oportunidade semelhante quando as pessoas criticam os cristãos ou a nossa fé. Em vez de ficar em silêncio, devemos defender o nome de Jesus Cristo, que deu sua vida por nós e fielmente cuida de nós dia após dia.

C. Ao ser obediente à autoridade: O rei Saul ficou com ciúmes do sucesso enorme de Davi na batalha e tentou em várias ocasiões matá-lo. Mas, apesar de animosidade do rei, Davi estava comprometido em servir Saul.

Quando você se encontra em uma situação difícil, talvez enfrentando críticas ou perseguição - você também tem a chance de servir ao Senhor. Se você confiar nele em vez de revidar, você vai servir o seu propósito para sua vida. Devemos lutar nossas batalhas de joelhos, não por atacar outras pessoas.

D. Ao aprender a esperar o tempo de Deus: Os homens de Davi pediram-lhe para matar Saul quando teve a chance. Mas, para surpresa de seus seguidores, ele se recusou a prejudicar o homem que Samuel ungiu como rei.

(1 Samuel 24:6) Davi estava determinado a esperar por Deus para dar-lhe o reino.

O mundo nem sempre vai entender as nossas decisões também. Mas quando você responde às oportunidades da vida e as crises de uma forma piedosa, você modela a vida cristã autêntica.

E. Ao servir como exemplo: A vida de Davi é um exemplo poderoso do perdão do Senhor e as consequências do pecado. Apesar de ter cometido adultério com Bate-Seba e planejar a morte de Urias, ele se arrependeu de seu pecado depois que Natan o confrontou. Deus o perdoou, mas sua rebelião teve consequências. Depois do pecado de Davi com Bate-Seba, sua vida foi cheia de sofrimento e dor.

A maioria das pessoas em nossa sociedade quer se rebelar contra Deus e evitar as repercussões. Nosso Pai celestial graciosamente perdoa nossos erros, mas vamos sempre pagar o preço da nossa desobediência.

F. Ao escrever músicas: O livro de Salmos contém muitas letras escritas por Davi. Esta coleção dá-nos uma visão intimista da relação entre o homem e o seu Criador. Na verdade, cada emoção humana de amor e devoção ao ciúme e ódio - é expressa nele. Por causa da contribuição de Davi para a Palavra de Deus, a sua vida serviu o propósito do Senhor, e não apenas para a sua geração, mas há milhares de anos depois dele.

Conclusão: Talvez você nunca tenha percebido o propósito para sua vida. Como cristão você deve viver de tal forma que a sua vida vai causar um impacto para Gloria de Deus. Suas atitudes e ações devem contar para o seu reino. Meu amigo, eu oro para que você busque a vontade do Pai e se entregue à Sua direção. O Senhor vai surpreender você com as coisas poderosas que ele vai fazer em e através de sua vida.

Pr. Aldenir Araújo


Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!
Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Servindo ao propósito de Deus Reviewed by Aldenir Araujo on 2/08/2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!

All Rights Reserved by Esboços de sermões © 2014 - 2016
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.