Se a corda arrebentar quem vai segurar?

"E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa". Eclesiastes 4:12
"Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade". (VERSÃO NVI)

VERDADE CENTRAL.
-  Quando o homem decidiu andar separado de Deus, ele fez a pior escolha, pois não imaginava o tamanho da responsabilidade. Acabou que agora tendo de fazer o caminho da volta, alguns não conseguem, todavia quem estiver disposto, precisará aprender, antes que a corda arrebente.

INTRODUÇÃO:
- A cada dia cresce o número de gente atacada por síndrome do pânico, crises de loucura, atos de desatinos e tragédias anunciadas.
- Todos os dias encontramos relatos de intervenção e salvamento por gente especializada como bombeiros e polícia, nas grandes cidades em pessoas que subiram em viadutos, pontes, torres para se jogar em demasiada crise emocional.
- Outros tantos que não tem os mesmos holofotes cometem suicídios, matam inocentes, sacrificam famílias.
- Os viciados em remédios para controlar suas ansiedades e fobias, suas amarguras.
- Uma comoção geral envolve a sociedade e um pano de fundo obscuro fazendo as estatísticas e índices de violência subirem a níveis alarmantes.
- Vamos tratar das cordas que se arrebentam, das fraquezas nas decisões, mas também das retomadas que somente uma pessoa de coragem pode fazer e prosseguir rumo ao que tem como promessa. Cordas fortes que permanecem até agora segurando sonhos.

I. AS CORDAS QUEBRADAS NA INFÂNCIA.
- Nestas histórias todas, nestes vai e vem da vida, me lembro de quando pequeno caminhava num poço perto de casa para tirar água. Certo dia a corda arrebentou e o balde ao cair logo afundou. É gostosa a água fresquinha do poço, mas a corda quebrada não ajudava.
- Lembro-me também dos traumas com balanço, pois balançar só tem graça se for o mais alto possível, mas uma queda daquelas também que doía a alma. É gostoso balançar, mas a corda quebrada não era nada bom.
- A corda que arrebenta fala de momento em que tudo parece que está bom e de repente se rompe os laços da vida, aquilo que se conecta aos nossos desejos, anseios e propósitos.
- Daí é necessários um recomeço uma retomada.
- A corda pode arrebentar por uma decisão tomada de fazer algo, mas o peso desta atitude se torna por demais para a sustentação e ai tudo vem ao chão.
- Quem já teve cordas quebradas na vida sabe a dor que isto custou o trabalho para retomar.
- Crianças que tiveram as cordas arrebentadas pela separação, morte e tragédias, por vícios e famílias destruídas. Cordas de sonhos arrebentadas, pessoas destinadas a voo mais alto, mas ao ser empurrada bem na subida a corda se arrebenta.
- Isto não acontece só com você, isto faz parte da lei da vida, do vai e vem das coisas, das experiências e histórico de cada pessoa.
- No ciclo da sua existência cada momento do seu respirar será contado e escrito para a sua eternidade. Você é eterno sabia.

II. CORDAS ARREBENTADAS TRAZEM TRANSTORNOS. 
- Quem já teve um carro quebrado e ao precisar de ajuda foi puxado por uma corda, todavia a corda não aguentava e toda hora quebrava. Andar nem que for 100 metros assim é um pesadelo.
- Já percebeu que tem casamento assim, quem tem gente com vida ministerial assim, toda hora sendo puxada, mas o peso é demais e a volta e meia arrebenta. Gerando um transtorno imenso para quem esta puxando e para aquele que deseja uma solução.
- Tem gente indo bem devagar em certas decisões temendo que a corda arrebente e não saberá como resolver.
- Esta pedindo a todo instante Deus segura as cordas da minha vida, das minhas emoções do meu respirar da minha casa do meu filho.
- Lideres tentando segurar as cordas dos discípulos para não perder investimento feito. Alguns que não entendem e dizem que ir embora, mas amado o que houve? Não quero andar mais com você? Ali uma corda que liga, um elo de aliança que arrebentou, alguns vão mesmo embora e não voltam, mas que tem aliança verdadeira nunca nos abandona, a corda se rompeu, mas a promessa é de um voo mais alto, então vem a restauração e a entrega de cordas novas.

III. ARREBENTANDO AS CORDAS QUE NOS PRENDEM. 
- no assunto, vi um exemplo que devemos aprender sobre as cordas que se arrebentam.
- Existe uma realidade espiritual também ligada as cordas. Veja na Bíblia os inimigos de Sansão, eles queriam para-lo, detê-lo de alguma maneira e assim persuadiram uma mulher para fazer com que ele contasse o segredo de sua força.
- Eles pensaram que cordas novas pudessem prender o guerreiro, mas foram enganados.
- Como Sansão estava debaixo de uma unção do Espírito Santo, não havia cordas para detê-lo.
- Todas as cordas que são malignas devem ser arrebentadas na sua vida.

IV. AS CORDAS DA MORTE
-  As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram. Salmos 116:3
Cordas da morte falam de algumas realidades:
- Angústias - Aflição - Tristeza AS CORDAS DE AMOR
- É importante saber que tem cordas que devem se quebradas. E tem cordas que devem ser renovadas.
- A Bíblia fala das cordas de Amor – Em Oséias 11:4 Deus atraiu o seu povo com cordas de amor. -= Pois Ele queria nos alimentar
- Curar nossas feridas
- Santificar-nos para a sua presença
- Cordas de amor falam de achegarmos em intimidade a sua presença, ser atraído por esta Santa presença.

V. CORDAS QUE ARREBENTAM CORDAS QUE SEGURAM
- Cada vida aqui teve um momento em que cordas arrebentaram e produziram marcas profundas.
- Outros estão com as cordas das promessas de Deus firmes e fortes.
- Nesta semana sentirás forte e firme para seguir Deus está segurando nas tuas mãos e as cordas manterão no seu lugar.
Há motivos para viver um tempo diferente pelas razões que vou apresentar:
- Há tempo para todas as coisas – tanto do chorar como de sorrir;
- Milagres não se explicam se vive – fomos marcados por milagres;
- Um dia você pode ter caído a corda arrebentou, mas quem disse que era pra ficar caído. Chegou o tempo de se levantar e seguir os voos mais altos. Deus está ajustando as cordas na sua vida que te conduzirão a viver um tempo sem igual.


Ap. David Rosa Filho

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem