Que é o homem?

Texto: Salmo 143:3

“Ó Senhor, que é o homem, para que tomes conhecimento dele, e o filho do homem, para que o consideres ?”

I. O que é o homem no seu estado natural?

a) Um ser caído – Is 64:6 “Todos nós somos como o imundo, e todos os nossos atos de justiça como trapo de imundícia; todos nós caímos como a folha, e nossos pecados como um vento nos arrebata”

b) Um ser culpado

c) Um ser miserável – Isaias 1:5,6 “Porque seríeis ainda castigados, se mais vos rebelareis? Toda cabeça está enferma, e todo coração fraco. Desde a planta do pé, até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões a chagas podres, não espremidas, não atadas, nem amolecidas com óleo”.

II. Qual a situação graciosa do homem?

a) Ele é restaurado a uma justa relação de amor com Deus – Efésios 2:5,6 “ Estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo - pela graça sois salvos, e nos ressuscitou juntamente com Ele, e nos fez assentar nas regiões celestiais, em Cristo Jesus”

b) Participa das influências do Espírito Santo

c) Está em processo de preparação para o mundo celestial – Efésios 2:19 “Assim já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus”

III. Qual será a condição celestial do homem?

a) Livre do pecado e da tristeza

b) Perfeito em natureza – Apocalipse 22:2,3 “No meio da sua praça, em ambas as margens do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês. E as folhas da árvore são para a cura das nações, ali nunca mais haverá maldição. Nela estará o tronco de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão”.

c) Companheiro dos anjos

d) Irmão de Cristo Jesus – Romanos:17 “Se nós somos filhos, logo somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, se é certo que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados”.

Apocalipse 21:3,4 “E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Agora o tabernáculo de Deus está com os homens. Deus habitará com eles, e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles, e será o seu Deus”.

Conclusão: Toda mudança, assim como, as bênçãos destinadas ao homem, dependem exclusivamente da decisão de aceitar a Jesus como único Senhor e Salvador.


Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!
Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Que é o homem? Reviewed by Aldenir Araujo on 2/26/2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!

All Rights Reserved by Esboços de sermões © 2014 - 2016
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.