Por que?

Texto: Habacuque 1:1-4
Tema: “Por que?”
Narração: Habacuque significa “aquele que é abraçado”. Começou a profetizar no final do reino de Amon, filho de Manasses. Foi um rei mau, como tinha sido seu pai. Depois dele levantou-se Josias, um menino de apenas 8 anos, que era como a última esperança de Israel ser uma grande nação.

Mas Josias meteu-se numa guerra política contra o Egito e foi morto(II Reis 23:29,30). Israel tornou-se uma marionete nas mãos do rei do Egito, que colocava e tirava reis ao seu bel prazer. Foi-se então a esperança do povo. Habacuque profetizou nesse contexto: sob a sensação de que o povo estava preste a ser destruído. E ele começa a questionar a Deus dizendo: “lama?”

Exórdio: Imagine-se nessa situação, se o Brasil tivesse pra ser invadido por uma outra nação e seus filhos, suas casas, tudo seria tomado. QUEM NUNCA DISSE A DEUS POR QUE? Jó, Davi, Asafe e até o próprio Jesus um dia disse a Deus “por que?”

Argumentação:

1.“Por que Deus não interfere na situação?” (1-4)

– o profeta pergunta a Deus por que ele estava impassível diante da situação do povo, como se fosse conivente com o que estava acontecendo. Havia violência, iniquidade, opressão, destruição, contenda, litígio, lei frouxa, justiça corrupta. Parece até que Habacuque vivia em nosso país.

Deus então responde que ele enviaria um juízo sobre a maldade do povo através dos caldeus (Babilônia) - 1:5-11. Esse texto nos ensina que a maldade é sempre punida e que Deus pode levantar até povos ímpios para executar sua justiça.

2.“Por que Deus agiu desse jeito?” (12-17)

– o profeta entende que Deus estava punindo o povo através do inimigo, mas acha que Deus aprova a maldade daquele povo. É como dissesse: “esse povo é muito pior do que nós, por que Deus o usa?” Ele se queixa a Deus e pede uma resposta, que vem dura pra Habacuque.

Deus diz que não é porque ele estava usando aquele povo segundo a sua soberana vontade que aquele povo deixaria de ser castigado (2:6-16).
·Deus mostra que suas promessas não falham (2:2,3);
·Deus mostra que o justo vive pela fé nele (2:4);
·Deus mostra que os ídolos não têm valou algum (2:18-20).

Conclusão: A resposta à pergunta “por que” é “quem” – 2:20; 3:17-19 – a vida é cheia de paradoxos. Às vezes no dia a dia as coisas não fazem sentido. E enquanto esperarmos um “porque” de resposta aos nossos “por quês” seremos infelizes.

Precisamos aprender que Deus está controle, mesmo quando as coisas parecem fora de controle.

P. Gerson Moura Martins

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem