Fique Atento Satanás Irá Cirandá-Lo

Texto: Lucas 22:31-34
- Jesus inicia suas graves palavras a Simão Pedro com a repetição do nome: “Simão, Simão...” (v. 31). 
- Isto realça a preocupação de Jesus com Pedro. A causa desta preocupação: o ataque que Satanás estava para desfechar contra Pedro e seus companheiros.
- “Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo” (v. 31). Pediu a quem? A Deus, claro. E Deus permitiu! Calma, não fique chocado, ainda. Ainda que o Maligno possa “cirandar” servos do Senhor, observe que ele não o faz sem a permissão de Deus. Louvado seja o Deus Eterno, que tem o Diabo sob controle: o poder de Satanás é limitado, tanto em relação ao tempo quanto ao seu alcance. Tanto é que a derrota de Satanás já está decretada e seu final descrito no Apocalipse (Apocalipse 20:10).
- Na experiência de João, o Diabo pleiteou autorização para, inicialmente, tocar nos bens de João. Depois na saúde. O Maligno agiu dentro do limite estabelecido por Deus.
- O verbo usado por Jesus, “cirandar”, significa “peneirar” e descreve o processo de provas pelo qual o genuíno é separado do falso, o bom do mau. Jesus alertou a Pedro de que problemas viriam e que Satanás estaria atacando os apóstolos.
- Observe que, antes de qualquer reação de Pedro, Jesus acrescentou: “mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça” (v. 32). Vemos aqui o cumprimento do que João escreveu em I João 2:1: Jesus é nosso advogado. Jesus orou por Pedro para que este se recobrasse após as turbulências que viriam. O Senhor sabia das três negativas que Simão cometeria e que isto seria superado: “e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos” (v. 32). Pedro foi o primeiro dos doze a se encontrar com Jesus ressurreto e a entender o fato da ressurreição (Lucas 24:34).
- Ainda hoje, somos alvos do mesmo tipo de ação do Maligno. Sabendo quem somos em Cristo e da grande responsabilidade que temos junto à Igreja do nosso Senhor, o Inimigo do Povo de Deus se lança na mesma obra de “cirandar” os crentes.

Eis o que podemos fazer para não cairmos nas artimanhas do Maligno:

1º. O Inimigo terá facilidade em cirandá-lo se você sentir-se PRONTO (v. 33)

- Observe no verso 33 a resposta de Pedro ao alerta de Jesus: “Senhor, estou PRONTO a ir contigo tanto para a prisão como para a morte”. Simão estava completamente equivocado quanto à sua condição; ele estava superestimando-se. O Senhor Jesus discordou de Pedro e o alertou de que naquele mesmo dia, antes que o galo cantasse, três vezes Pedro o negaria.
- Você oferecerá muitas facilidades ao Inimigo toda vez que sentir-se suficiente, superior, infalível, grande, indestrutível, perfeito... Lembre-se de quantas vezes a Palavra de Deus nos alerta para o perigo da soberba! A soberba, sempre, precede a ruína! (Provérbios 16:18).
- Pedro se dizia PRONTO. Ele nem fazia idéia do quanto teria ainda que percorrer... do quanto faltava Deus fazer em sua vida.
- Tamanha era a segurança de Pedro que, conforme Mateus 26:33-35, ele declarou: “ainda que todos se escandalizem de ti, EU NUNCA me escandalizarei”. Conforme Mateus, após Jesus revelar as três negativas que ocorreriam dentro de algumas horas, Pedro rebateu: : “DE MODO ALGUM te negarei!”.
- O Evangelho de Marcos registra que Pedro “repetia com veemência...” tais palavras (Mc 14:31). Ou seja, Pedro teimava com Jesus de que sua lealdade resistiria a qualquer prova. 

2º.) O Inimigo terá facilidade em cirandá-lo se você tiver uma VISÃO MÍOPE do Reino de Deus

- O problema de Pedro, basicamente, era de não comungar da visão de Jesus. Quando Jesus descrevia o Reino, Pedro imaginava outra coisa: poder e grandeza terrenos! Ele estava disposto a morrer por este “poder”! Jesus sabia que logo Pedro descobriria a verdade, por isso disse: “quanto te converteres, fortalece teus irmãos” (v. 32).
- A miopia espiritual de Pedro fica realçada no episódio das duas espadas, conforme Lucas 22:35-38. Simão era o detentor de pelo menos uma das duas espadas apresentadas ao Senhor. Apesar da reprimenda de Jesus, Pedro a utilizou, conforme João 18:10: “Então Simão Pedro, que tinha uma espada, puxou dela e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. O nome do servo era Malco.”.
- Quantas pessoas, hoje, oferecem facilidades ao Inimigo porque ignoram a natureza do Reino de Deus e os verdadeiros propósitos da Igreja. Não é raro que pessoas confundam a Igreja com algo parecido com uma empresa, um shopping, um circo, um negócio, um ringue...
- O Inimigo procurará de diversas formas ciranda-lo.
-  Louvado seja Deus pela Sua Palavra e pela experiência de Simão Pedro, que nos alerta.

Se você depositar sua confiança no Senhor e depender dEle, o inimigo não encontrará lugar em sua vida.

Pr. Paulo Rogério Petrizi

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem