Esboço de Sermão: Ebenézer

Texto: I Samuel 7:3-12 Introdução: A grande pedra, chamada Ebenézer, foi posta pelos Israelitas como um monumento comemorativo pelo cuidad...

Texto: I Samuel 7:3-12
Introdução: A grande pedra, chamada Ebenézer, foi posta pelos Israelitas como um monumento comemorativo pelo cuidado e proteção de Deus quando os Filisteus intentaram destrui-los.

Hoje vamos observar três pontos:

I. O lugar onde foi posta a pedra
II. A ocasião em que a pedra foi erigida
III. A inscrição na pedra

I. O lugar onde foi posta a pedra Ebenézer. “Entre Mispa e Sem”.

Neste lugar Hofni e Finéias, sacerdotes de Deus foram assassinados; aqui a arca da aliança foi tomada pelos filisteus; quer dizer, no mesmo lugar, onde o povo de Deus havia sido constantemente derrotado… porque saíram confiando em suas próprias forças; ali precisamente, Deus lhes deu a vitória definitiva.

Você se lembra de alguma ocasião em que você enfrentou um problema confiando em tua própria inteligência e sabedoria? Sem pedir a ajuda de Deus? Sempre que fazemos isso, saímos derrotados.

Entre Mispa e Sem, o lugar de muitas derrotas, onde o inimigo pensou que tinha vencido.

Deus tem nos ajudado não porque merecemos, mas porque ele é bom
Entre Mispa e Sem, este lugar trazia ao povo de Israel muitas recordações tristes… Quando o sacerdote Eli soube que os filisteus derrotaram o exército de Israel, que roubaram a arca do pacto, e que haviam assassinado seus dois filhos; ele caiu para trás, quebrou o pescoço e morreu… logo os filisteus se apossaram dos vinhedos e dos trigais de Israel… Ebenézer também significa o fim de todas essas calamidades na vida do povo… E se você tem constantemente uma recordação de algum evento em sua vida doloroso e triste… Este momento e propicio para começar uma nova etapa em sua vida e colocar um monumento EBENEZER que marque a diferença.

Entre Mispa e Sem não foi só o lugar de derrota, pecado, e tristeza também foi o lugar de arrependimento.

Aqui todo Israel veio diante de Deus, confessaram seus pecados, tiraram as imagens dos deuses falsos de suas casas e de seus corações, e então… começaram a ver que Deus os ajudava a vencer suas provas e problemas e erigiram a grande pedra EBENEZER.

II. A ocasião em que a pedra foi erigida

Todas as tribos de Israel se reuniram para adorar a Deus, os Filisteus pensaram que se tratava de uma emboscada, assim que os filisteus decidiram atacar um povo desarmado.

O profeta e sacerdote Samuel ordenou ao povo que trouxessem um cordeiro, e ofereceu a Deus em holocausto, enquanto a fumaça subia ao céu, Samuel começou a orar pedindo proteção a Deus, e a voz do homem foi respondida com a voz de Deus: grandes trovões e relâmpagos caíram sobre o exército dos filisteus destruindo a muitos e os sobreviventes fugiram apavorados, os Israelitas aproveitaram para derrota-los e o fizeram em Bete-Car (v.11 a casa do cordeiro) e ali foram livres da opressão dos filisteus e levantaram a pedra EBENEZER.

Analisemos isto: o povo de Israel obteve a vitória pelo sacrifício do cordeiro. Todas as suas vitorias, o êxito, toda proteção que tem vindo sobre a sua vida, e toda benção que você tem disfrutado, é pelo sacrifício do Cordeiro de Deus feito uma vez e para sempre no Calvário.

O sacrifício de Cristo perdoou todos os seus pecados, e ali começaram as benções sobre ti. Jesus cristo ressuscitou ao terceiro dia, e subiu a destra de Deus para interceder por você, e por todos nós, e um dia virá julgar os vivos e mortos e o seu reino não terá fim… esta é a razão porque hoje estamos marcando este lugar com o monumento EBENEZER.

Observe também O poder da oração em nome do cordeiro… os filisteus não foram derrotados com exércitos, com forças de homens, mas quando se ofereceu o Cordeiro e Samuel começou a orar… v. 10 “Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram para pelejar contra Israel; mas o Senhor trovejou naquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os aterrou; de modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel”

III. A inscrição na pedra

A inscrição na pedra era: “Ebenezer, até aqui nos ajudou o Senhor” o primeiro que precisamos observar é que o povo de Israel não ficou de braços cruzados sem fazer nada…

A inscrição não diz: “Até aqui nossos braços nos ajudaram” ou “Ate aqui são Samuel nos ajudou” Não… o povo de Israel estava consciente que aquela vitória tão grande, eles não teriam alcançado sem a ajuda de Deus… a Palavra de Deus nos diz que existe algo que o homem jamais poderá alcançar por si mesmo… a salvação… mas o que é impossível para os homens, para Deus todo é possível…

Artigos Relacionados

Pregação 1757911971151454624

Postar um comentário

emo-but-icon

Popular

Recentes

Comentários

Seguidores

Siga no Facebook

Siga no Google+

item