A nova aliança em Jesus

Texto: Jeremias 31:31/34 (Ler)

Verdade central
-  O cerne desta profecia é que Deus, fara uma nova aliança com o seu povo, perdoará os seus pecados, colocando a lei no seu interior, e a escrevendo dentro do seu coração, de modo que todos conheçam a Deus.

Introdução
-  Esta é uma mensagem profética para os nossos dias, onde o propósito é de revelar o plano redentor do nosso Deus, que é tirar o homem da escravidão do pecado e do inferno, e consequentemente lhe trazer salvação e vida eterna.
-  E se a bíblia fala em uma nova aliança, quer dizer que existia uma antiga aliança!
· Antiga Aliança
-  O que podemos observar, é que no antigo testamento ou na antiga aliança, Deus estabeleceu alguns pactos com os homens, com Noé, com Abraão, com Davi, mas o livro de Êxodo nos fala da antiga aliança que estava fundamentada no pacto Mosaico ou de Moisés.
- (Êxodo 19:5) Deus diz que o povo deveria diligentemente ouvir a sua voz e guardar a sua aliança.
-  (Êxodo 20) Deus complementa a aliança com os 10 mandamentos, que eram as leis que fundamentavam Seu relacionamento com o povo, e que abrangia, três importantes áreas.
1. Mandamentos que regiam a vida pessoal e relacionamento com Deus. 
Ex: Não terá outros deuses, não farás imagem de escultura, não tomará o nome do teu Deus em vão... 
2. Leis que regiam a vida social e o relacionamento pessoais.
EX: Honra teu pai e tua mãe, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho contra teu próximo...
3. Ordenanças que conduziam a vida religiosa, facilitando a aproximação de Deus.
-  Esta era a aliança de Deus com os Hebreus, com o povo de Israel.
· Mas o que é uma aliança? Aliança significa: acordo ou pacto.
Aliança (acordo): firmada entre duas ou mais partes necessariamente, objetivando a realização de fins comuns, pois ninguém faz aliança consigo mesmo.
Exemplo: para que se usa uma aliança de casamento? Para quando outros olharem para você e virem em sua mão esquerda uma aliança, saibam que você já tem uma aliança e um acordo com outra pessoa.
- Aliança (pacto): podemos dizer que existem três tipos de pactos:
Homem x Homem: são feitas e geralmente são descumpridas;
Homem x Deus: é estabelecida, porém são quebradas, pelos próprios homens.
Deus x Homem: estas são eternas, pois quando Deus entra em uma relação de aliança com os homens, de maneira soberana ele institui um pacto eterno, Pacto no hebraico = Berith = concerto.
- Teologicamente, a aliança diz respeito a concerto entre Deus e o seu povo, pois na bíblia a palavra aliança por algumas vezes aparece como concerto. (Prov. 2:17 – ARIB)
· Nova Aliança Jeremias profeta do Senhor, aproximadamente 650 antes de Jesus nascer, profetizou sobre uma nova aliança, ou o novo pacto, um novo acordo, um novo concerto, firmado entre Deus e o homem.
-  Aliança esta, eterna e incondicional, fundamentada e baseada na graça de Deus, que é implantada no coração do homem através do Espírito Santo, ou seja, todos sem exceção podem, e tem a oportunidade de fazer uma nova aliança com o Senhor Jesus. Pois os principais elementos desta aliança são, o amor e o perdão, onde Deus diz que depois de firmar o pacto, Ele jamais se lembraria do pecado cometido pelo povo, e isso é uma prova de amor. Existe algo sobre profecia, que é muito importante para nosso conhecimento, toda profecia tem ao menos dois propósitos:
Ø Revelar a vontade de Deus; Neste caso é fazer uma nova aliança com o povo!
Ø Testificar sobre Jesus e sua Glória: agora entraremos no Cumprimento da profecia. O que esta mensagem nos revela, e que é também o ponto chave desta mensagem profética, é que a promessa de Deus através do profeta Jeremias, sobre a nova aliança se cumpriram em Jesus.
(Mateus 26:27/28) nos diz: “Então Ele tomou o cálice, e tendo dado graças, deu-o, aos discípulos dizendo: Bebei dele todos. Isto é o meu sangue; o sangue do nova aliança, que é derramado por muitos, para perdão dos pecados”.
- E porque Jesus disse: “Nova Aliança no meu sangue”? Porque esta aliança só teria validade, se fosse selada com o sangue de Jesus, com seu sacrifício voluntário, com sua morte expiatória e redentora.
- Somente o sangue de Jesus é o que garante a aliança. Jesus sabia que para que tivéssemos uma nova aliança com Deus Pai, Ele precisaria derramar seu sangue e morrer em uma cruz. E é por causa deste sacrifício, que nós temos uma Nova Aliança com Deus, um acordo que abre as portas para uma vida plena e abundante na eternidade.
Você já parou pra pensar nos benefícios de se ter uma aliança com Deus? Amor, perdão, vida eterna.. 
· Mais como é esta Nova Aliança?

1º. A nova aliança é Infalível

- Infalível segundo o dicionário, é o que não falha. Todas as outras alianças passadas foram quebradas pelos homens, pois são falhos.
- Porém esta Nova aliança em Cristo jamais pode ser anulada, pois o seu sangue é puro e poderoso para purificar nossas vidas.
- Hoje Deus quer fazer uma Aliança Infalível com você!

2º. A nova aliança é imutável

- Imutável segundo o dicionário, é o que não muda. 
- Em todas as tentativas de Deus em fazer aliança com seu povo eles mudaram o acordo e falharam. Foi preciso então fazer uma Nova Aliança que jamais pudesse ser mudada.
- Uma Aliança tão perfeita que nem mesmo o pecado é capaz de altera-la. Embora a pessoa que peca, perca seus direitos nas promessas desta Aliança, Jesus porém continua fiel em seu acordo, e quando o pecador se arrepende de seus pecados, o Espírito Santo o convence e ele volta a fazer parte desta mesma Aliança.
- Hoje Deus quer fazer uma Aliança Imutável com você!

3º. A nova aliança é invisível

- Invisivel segundo o dicionário, é tudo aquilo nos foge aos olhos.
- E porque invisível? Por que, esta Nova Aliança é feita no interior de cada um de nós e só pode ser vista espiritualmente.
- Todas as outras Alianças tinham sinais visíveis como o arco-íris para Noé, o cordeiro para Abraão, a Arca da Aliança para Israel, o Templo para Salomão e o trono para Davi, mas a Nova Aliança é invisível, pois é feita no coração de cada pessoa.
(Hebreus 8:10) “Porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei...”
- Deus marcou sua Palavra em nossa mente e nosso coração para que ninguém pudesse entrar e arrancar de lá.
- Somente de forma voluntária Deus marca em nosso interior esta Nova Aliança e somente de forma voluntária o homem abandona este pacto eterno.
- Jesus instituiu a Santa Ceia como sinal visível desta nova Aliança, mas ao mesmo tempo em que vemos este memorial ao ingerirmos ele faz parte de nós e se torna invisível de novo.
- Hoje Deus quer fazer uma Aliança Invisível com você!

Conclusão
- Todas as alianças ou pactos humanos têm condições e prazos a serem cumpridos, e todos eles acabam um dia, ou seja tem um fim.
- Mas Jesus nos propos uma aliança de vida eterna, quando derramou seu próprio sangue, o sangue do pacto, o sangue da aliança.
- A diferença do pacto humano para a Nova Aliança com Deus é que esta jamais será anulada, jamais ficará velha ou nunca acabará, é para a eternidade.
- Hoje Deus quer fazer ou refazer uma aliança, infalível, imutável e invisível com você. E principalmente Deus quer fazer uma aliança de Salvação com você, uma aliança que permitirá você se achegar diretamente a Deus, ter intimidade com Ele, ouvir sua voz, sentir sua presença, conhecer a sua vontade.

Aliança de salvação é uma aliança pra vida eterna.

Pr. Fabrício Cruz

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem