A Ceia do Senhor

A Ceia do Senhor
Texto: Marcos 14.22-26

Introdução: Onde foi instituída? No cenáculo. Quando? Durante a Páscoa, na véspera da crucificação de Jesus. Desde aquele dia, quantas vezes tem sido celebrada! Jesus e os discípulos perseguidos, escondidos com portas fechadas. O cenáculo foi glorificado por sua presença naquela noite. Até hoje o mundo nunca se esqueceu da Ceia do Senhor!

1- O que é a Ceia?

1.1- Uma festa memorial (1Corintios 11.23-25). Cristo quer que nos lembremos d'Ele sempre, não como: Um realizador de milagres; um grande Mestre, um grande reformador moral; um grande e fiel amigo. Ele quer que lembremos como aqu'Ele que morreu para salvar a todos os que o aceitarem!
1.2- Um memorial da morte de Cristo. Lembrar do seu corpo ferido por nós e o seu sangue derramado na cruz do Calvário.

2- Até quando será celebrada?

Até que Ele venha (1 Coríntios 11.26). A Ceia é também um evento profético, uma proclamação da sua segunda vinda (1 Tessalonicenses 4.16-17). A Igreja mantém viva esta esperança na celebração da Ceia.

3- Quem pode participar da mesa do Senhor?

Todos os que foram lavados no sangue de Jesus. Todos os que foram resgatados pelo seu sangue, de todas as nações e raças, em todos os séculos, sem exceção (1 Pedro 1.18-19).
O mundo não tem parte nessa mesa porque se esquece de Jesus. Muitos crentes também se esquecem da Ceia do Senhor!

4- Como participar da Ceia?

4.1- Dignamente (1 Coríntios 11.27). Não de qualquer maneira, para não ser culpado do corpo e do sangue do Senhor. A Ceia é um banquete espiritual, não carnal, onde há glutonarias.
4.2- Reverentemente (1 Coríntios 11.28-31). Examinando e julgando os nossos atos. Se temos algo que nos condene, devemos nos concertar primeiro, e então comer do pão e beber do cálice.
4.3- Com hinos de louvor. Jesus e os apóstolos cantaram um hino, mesmo sabendo o que iria acontecer em breve. Cantando, Jesus enfrentou a escuridão da noite e da morte, Ele sabia que tudo estava nas mãos do Pai (Mateus 14.26). Ele estava no rumo certo. Como Ele, devemos cantar também (Atos 16.25).

Conclusão: A Ceia é mais que uma reunião de crente; é uma comunhão no sentido vertical, com Deus; e no sentido horizontal, com os irmãos. É a festa da família de Deus (Efésios 2.19). Queres participar da Ceia do Senhor? Aceita a Cristo e terás lugar à mesa!

Orlando Spencer Boyer

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem