Esboço de sermão: O jardim

Texto: Gênesis 2:7-8 - Formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado”.


(Gn. 2:21-24) - “Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”.


Primeiro Princípio
– É o da criação que se renova a cada dia… A cada dia no mundo novas famílias nascem.
-= Em toda parte do planeta chamada terra homens e mulheres se encontram, para juntos formarem suas famílias.

 
Segundo Princípio
– Deve-se ter a liberdade com compromisso de fidelidade a Deus A mesma liberdade dada por Deus ao primeiro casal, é concedida de igual forma a todas as famílias espalhadas na face da terra.

1. Plantado Por Deus

-= (Gn 2:8) O Jardim do Éden não foi plantado por mãos humanas; a Bíblia afirma claramente que“plantou o Senhor Deus um Jardim”.
-= Deus fez tudo conforme Ele queria, de acordo com a Sua vontade e o Seu propósito.
-= O ETERNO NAMORADO FOI ESCOLHIDO POR DEUS ATRAVÉS DE SUAS ORAÇÕES. A SEMENTE FOI PLANTADA EM CADA CORAÇÃO.

2. Um Lugar Agradável

-= (Gn 2:8) O lugar escolhido por Deus para plantar este Jardim chamava-se Éden, uma palavra hebraica que significa “agradável”, ou “prazer”. Deus criou um Jardim perfeito, onde Ele poderia passar momentos agradáveis juntamente com o homem que criara.
-= O profeta Isaías indica que naquele Jardim havia“regozijo e alegria, … ações de graça e som de música” (Is 51:3).
-= O ETERNO NAMORADO TEM QUE TER PRAZER EM ESTAR AO LADO UM DO OUTRO

3. Um Jardim Atraente

(Gn 2:9) O Jardim do Éden deve ter sido, sem sombra de dúvida, um lugar extremamente belo. Não simplesmente um lugar agradável, onde o espírito encontrava prazer (como vimos acima), mas também um lugar onde os olhos se enchiam com as belezas físicas ali expostas. Deus, o sábio Criador, plantou árvores, e eram árvores agradáveis à vista. Aquele Jardim manifestava o poder e a perfeição do Seu Criador.
-= O QUE ATRAI A ATENÇÃO DE UM PARA O OUTRO.

4. Um Lugar Onde Havia Alimento

-= (Gn 2:9) - O Jardim do Éden não satisfazia apenas aos olhos; também fornecia alimento abundante e variado, com toda sorte de árvore boa para alimento.
-= NEM SÓ DE BEIJO E ABRAÇO VIVE UM ETERNO NAMORADO

5. No Meio, A Árvore da Vida

-= (Gn 2:9) Quando Eva tentou descrever o Jardim do Éden, ela disse que a árvore que estava no meio do Jardim era a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 3:2-3).
-= Parece que tanto esta, quanto a árvore da vida, estavam na região central do Jardim. Mas repare que para Eva a árvore central, a mais importante, era a árvore proibida; para Deus, porém, a árvore que estava no centro do Jardim era a árvore da vida (Gn 2:9), uma figura muito clara daquele que nos dá a vida eterna, o Senhor Jesus.
-= JESUS TEM QUE ESTAR NO MEIO DA VIDA DO ETERNO NAMORADO

6. Um Lugar Elevado

-= (Gn 2:10) Percebemos que este Jardim era mais alto do que as terras ao seu redor, pelo fato de que o rio saia do Jardim e fluía para as terras ao redor.
-= É um fato comprovado que a água, em seu estado líquido, quando não impelida por uma força externa, corre sempre do lugar mais alto para o mais baixo.
-= Como este rio nascia no Éden, e dali saia para outras terras, fica bem claro que o Jardim estava num local elevado.
-= O ETERNO NAMORADO SEMPRE DEVE SONHAR EM CONQUISTAS JUNTOS

7. Regado Por Um Rio

-= (Gn 2:10) O Jardim do Éden não era árido ou estéril, como já temos visto; era um lugar onde cresciam toda sorte de árvores; um Jardim cheio de vida, exuberante e atraente.
-= Mas, de onde vinha a vida deste Jardim? Em parte, da neblina que regava toda a terra (Gn 2:6), mas principalmente do rio que saia do Éden.
-= O ETERNO NAMORADO BUSCA RENOVAR O SEU AMOR PELO OUTRO FAZENDO MANUTENÇÃO

 
Terceiro Princípio
– Restauração do Paraíso Familiar Amados, preste atenção no que quero dizer-lhes:
“A família de Hoje precisa fazer constantemente a manutenção de seu Jardim, procurando ter uma consciência pura, afastando-se diariamente da sedução do pecado, para não ser achado em falta por Deus”.

8. Influenciava a Outros

-= (Gn 2:10) Aquele rio não permanecia só no Jardim do Éden; ele se dividia e atingia outras terras também (Havilá, Cuxe, Assíria), permitindo que elas fossem beneficiadas pela vida que havia nele. Um rio, pela sua própria natureza, não consegue ficar parado, mas avança sempre.

 
-= Você se lembra daquela profecia impressionante, registrada em Ezequiel 47? Um rio que, quanto mais se afastava do santuário, e quanto mais se aproximava do mar Morto, mais profundo ficava; e o homem que guiava Ezequiel lhe disse: “tudo viverá por onde quer que passe este rio” (9).

 
Pr.Anderson Brito Couto

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem