Decisões Desesperadas e Suas Consequências

Decisões Desesperadas e Suas Consequências

Texto: 1 Samuel 27:1-12

Introdução: Como acabamos com as más decisões e como devemos lidar com elas?

Algumas semanas atrás, observamos uma fórmula simples para a vida:

Boas Decisões = Bons Resultados! Más Decisões = Má Resultados!

Por favor, abram suas Bíblias em 1 Samuel 27…. Olhe brevemente para os versículos 1-2 comigo….

Davi tomou uma decisão! Ao lermos todo o capítulo e alguns versículos do capítulo 28, pense sobre esta questão: Davi tomou a decisão certa? Quão bem nos saímos em nossa tomada de decisão?

Leia comigo agora 1 Samuel 27:1….28:2

versículo 1-2: Davi decidiu se mudar para a terra do inimigo de Israel para fugir de Saul. 2 perguntas:

1. Davi obteve ajuda para tomar uma decisão? – Ele tomou sua própria decisão (pensava consigo mesmo)!

2. A decisão dele funcionou? – Veja o versículo 4…

A decisão de Davi de se mudar para o país inimigo manteve Saul afastado; e veremos em capítulos posteriores que isso; foi o fim da perseguição de Saul a Davi!

E então Davi tomou a decisão certa? Antes de respondermos a essa pergunta, vamos responder a esta pergunta primeiro: Davi realmente teve que fugir?

Talvez Davi não tivesse que fugir, mas ele estava preocupado com Saul repetidamente caçando-o! Davi estava crescendo em sua fé em Deus, mas ainda era um pecador em um mundo pecaminoso; portanto, haveria problemas e ele sentiu que tinha que fugir; e assim, Davi fez uma escolha de fugir.

Foi a decisão certa para Davi fugir e viver em território inimigo? Por que ou por que não??

Boas Decisões = Bons Resultados! Más Decisões = Má Resultados!

Vamos resumir os resultados da decisão de Davi:

No versículo 4 – Saul parou de perseguir Davi! – um bom resultado da decisão de Davi!

Mas em um ano e quatro meses (versículo 7):

Versículos 8-10: Davi e seu exército invadiram comunidades e mataram todos!

e por que David matou todos nessas comunidades?

O versículo 11 nos diz: Davi tentou esconder suas obras! Davi não queria que ninguém dissesse nada sobre seus ataques!

E o que aconteceu com o herói Davi para Israel de acordo com o verso 12??

Davi se tornou odioso (desprezível) para Israel!

28:1 – Davi foi obrigado a lutar contra seu próprio povo Israel!

e o que podemos dizer que aconteceu com Davi baseado no verso 2 do capítulo 28??

28:2 – Davi se tornou escravo do inimigo de seu povo!

E como leremos no restante de 1 Samuel, nada realmente bom resultou da decisão de Davi de viver em território inimigo!

Sim, Davi tinha problemas e precisava fazer alguma coisa; mas o que Davi fez de errado e de quem não ouvimos, desta vez, na decisão de Davi?

Não lemos Davi orando ou Deus aprovando a decisão de Davi. Acredito que realmente ouvimos Deus desaprovando a decisão de Davi com base nos maus resultados! Veja, Deus permitiu que os maus resultados ensinassem algumas lições a Davi!

Princípios bíblicos para nós:

1. Assim como Davi, Deus permitirá que as pessoas tomem decisões erradas para aprender!

Nenhum de nós é perfeito enquanto ainda está aqui na terra e tomaremos decisões ruins. Deus permitirá essas más decisões e, portanto, a pergunta que devemos nos fazer é: “O que Deus está me ensinando?”

E, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos diz: “Neste mundo você terá problemas!”

2. Neste mundo, os problemas são inevitáveis ​​para os cristãos (João 16:33)!

Notaremos em 1 Samuel 29:6 que Davi finalmente foi ao Senhor em busca de conselho, mas muitos problemas já haviam ocorrido porque ele não buscou o conselho de Deus sobre se mudar para a Terra dos Filisteus!

3. Não sejamos como Davi, que tentou fugir sozinho de seus problemas!

Com nossos problemas, vamos buscar o conselho de Deus, através da oração, da Palavra de Deus e de pessoas piedosas!

Reserve um momento para orar em silêncio exatamente onde você está e pergunte:

a. Senhor, o que o Senhor está tentando me ensinar em meus problemas?

b. Senhor, como devo lidar com meus problemas?

c. Senhor, o que sua Palavra diz sobre minha situação?

d. Senhor, dirija-me a uma pessoa piedosa para conselho e apoio! 

Um Homem Bom Homem Que Tomou Uma Má Decisão

Texto: Mateus 19:18-22

Introdução: Este jovem não estava satisfeito com sua vida espiritual. Ele sabia que algo estava faltando, mas não sabia o que era. Isso o levou a Jesus.

O relato sinótico é encontrado em Marcos 10:17-22. Na passagem de Marcos encontramos alguns fatos importantes não incluídos no relato de Mateus. Marcos escreveu que o jovem foi correndo até Jesus e se ajoelhou diante dele. Marcos também afirma: “Então Jesus, olhando para ele, o amou, e disse-lhe...” Havia, de fato, algo especial sobre este jovem rico.

Por qualquer padrão humanista, este era um bom jovem. Mas agora já se passaram dois mil anos e nem sabemos o nome desse jovem. Mas se ele tivesse aceitado o convite do Senhor Jesus e O seguido, é provável que muitos pais estivessem batizando seus filhos recém-nascidos com o nome dele. Sua rejeição ao chamado do Senhor foi triste para o próprio jovem, e muito provavelmente também para a igreja primitiva. Consideremos a tragédia da vida desse jovem.

I. Havia Muito Para Elogiar Este Jovem:

1. Ele era perspicaz: ele foi a Jesus com sua pergunta. Ele obviamente era um jovem religioso e procurava seguir as Escrituras. Provavelmente sendo assim, ele poderia ter levado sua pergunta ao seu próprio rabino, mas em vez disso, ele procurou o conselho de Jesus.

2. Ele era humilde e reverente: ele se referiu a Jesus como “Bom Mestre” ao que Jesus respondeu: “Por que você me chama bom? Ninguém é bom senão Um, isto é, Deus”. Observe: o jovem não retirou sua saudação. Ele reconheceu Jesus como o Filho de Deus.

3. Ele possuía um caráter moral notável. Jesus citou apenas os seis mandamentos que se relacionam com o relacionamento do homem com o homem. Quando respondeu: “Todas estas coisas guardei desde a minha juventude”, Jesus não contestou a sua afirmação.

II. Mas Percebeu Que Faltava Algo:

“O que ainda me falta?” Este jovem não estava satisfeito com sua vida espiritual. Ele sabia que algo estava faltando, mas não sabia o que era.

Ele sabia que sua boa moral por si só não estava trazendo paz e satisfação à sua alma.

Ele sabia que religião, educação e riqueza não poderiam preencher o vazio em sua vida. Oh, considere o quão perto este jovem estava da vida eterna.

III. O Único Mandamento Que Ele Não Guardou!

“Não terás outros deuses diante de mim”. (Êxodo 20:2):

O deus que ele colocou à frente do SENHOR eram os bens e riquezas mundanos. Em outro momento e em outra ocasião, Jesus perguntou: “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou o que dará um homem em troca de sua alma?” Marcos 8:36-37.

Para outros, pode ser o deus do prazer mundano. João nos lembrou dessa faceta da sedução do pecado. “Não ame o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Pois tudo o que há no mundo — os desejos da carne e os desejos dos olhos e a soberba das posses — não vem do Pai, mas do mundo. 17 E o mundo passa com os seus desejos, mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre”. (I João 2:15-17)

Para outros ainda, pode ser o deus da popularidade mundana, até o ponto de compromisso moral. Tiago escreve: “Vocês, pessoas adúlteras! Você não sabe que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Portanto, quem quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus”. (Tiago 4:4)

IV. A Trágica Decisão do Jovem:

“Ouvindo, porém, o jovem esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitos bens”.

Veja o que ele reteve:

1. Suas riquezas que ele poderia desfrutar enquanto vivesse.

2. Sua sensação de falta de algo em sua vida

3. A infelicidade que originalmente o levou a ir a Jesus.

Considere o que ele perdeu:

1. Vida eterna (João 14:6)

2. Uma vida de realização, propósito e significado. Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”. (João 10:10b)

3. A oportunidade de se tornar um dos discípulos de Jesus; Jesus estendeu a esse jovem o mesmo chamado que havia feito a Seus discípulos: “… e venham e sigam-me”.

Conclusão

Hoje nosso Senhor faz dois chamados, um para o incrédulo e outro para o crente. Ao incrédulo Ele diz: "Voltem para mim e sejam salvos, todos os confins da terra! Pois eu sou Deus, e não há outro". E novamente: "Vinde a mim, todos os que estais cansados ​​e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomem sobre vocês o Meu jugo e aprendam de Mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28-30).

Para o crente, Ele diz: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”. (Mateus 3:19) 

As Consequências Das Más Decisões

Texto: Jonas

Jonas foi instruído por Deus a ir a Nínive e declarar a eles que seriam destruídos, a menos que se arrependessem de seus pecados. Quando Jonas ouviu Deus dizer isso, ele correu na direção oposta. Ele acabou em um barco que se dirigia para longe de Nínive.

Então Deus enviou uma tempestade para parar Jonas em seu caminho. Ele jogou o barco para lá e para cá, colocando em risco todos a bordo. Quando Jonas admitiu a todos que ele era o causador da catástrofe, ninguém quis acreditar nele. Mas quando eles perceberam que não poderiam lutar contra a tempestade, eles o jogaram ao mar. No segundo em que ele atingiu a água, a tempestade cessou e todos foram salvos.

A decisão de Jonas de fugir de Deus não foi sem consequências. Criou uma cadeia de eventos que colocou muitas pessoas em risco.

Nossas decisões têm consequências e, às vezes, essas podem não ser positivas. Tomamos decisões com pressa, muitas vezes impulsionadas por emoções e pouca reflexão.

Sentimos que devemos fazer ou dizer uma determinada coisa, mas não seguimos essa voz interna. Às vezes vivemos para lamentar o caminho que tomamos e lamentamos os efeitos sobre amigos e entes queridos.

O que deveríamos fazer? Vamos aprender com Jonas:

1. Se você sabe que o problema é resultado da sua própria decisão, admita-o para si mesmo e para aqueles que você pode ter magoado. Jonas admitiu aos outros no barco que estava fugindo de Deus. Isso não os deixou “felizes”, mas colocou a responsabilidade na pessoa certa.

2. Esteja disposto a fazer coisas radicais para acertar. A maioria de nós nunca diria: “Ei, apenas me jogue ao mar”. Jonas percebeu que mesmo que tivesse que morrer, ele não poderia levá-los todos com ele para uma sepultura de água. Eles eram inocentes. Ele aceitou a responsabilidade, e eles foram salvos.

3. Perceba, quando tomar uma decisão errada, que o caminho de volta pode não ser fácil. Jonas se tornou comida de peixe. Ele ficou em um estômago de peixe fedorento com todas as outras criaturas do oceano engolidas por três dias. Aposto que ele não dormiu muito. Mas, Deus usou o peixe para transportar Jonas de volta ao lugar certo.

4. Perceba que você ainda pode ter que cumprir o que deveria fazer. Jonas ainda tinha que dar a notícia do juízo ao povo de Nínive. Deus não mudou de ideia.

5. Perceba que as coisas podem não sair como você deseja. Depois que Jonas pregou a Nínive, a cidade se arrependeu. Então Deus não destruiu Nínive. O que Jonas fez? Sentou-se debaixo de uma videira dando uma festa de piedade. Deus teve que intervir e tranquilizá-lo.

Não deixe que más decisões o impeçam de seguir em frente na vida. Aprenda com Jonas. Aceite onde você está, olhe para Deus em busca de força e veja grandes coisas.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem