Como lidar com conflitos

Texto: Gálatas 2: 11-16 

Introdução:

O conflito é uma parte inevitável da vida.

Mas se nós escolhermos reagir com humildade e perdão podemos evitar que o conflito nos torne amargos e ressentidos em relação aos outros e ao Senhor. Deus pode usar o conflito e a crítica para nos ensinar sobre nós mesmos, para melhorar os nossos relacionamentos, e para nos tornar maduros espiritualmente. 

Vamos dar uma olhada na Bíblia para saber como nós os crentes devemos responder às críticas e outros tipos de conflitos interpessoais.

I. Os primeiros cristãos também tiveram conflitos.

A. Pedro disse que Deus "não fez qualquer distinção entre nós e [os gentios], purificando os seus corações pela fé" At 15:9.Mais tarde, o apóstolo separou-se de pessoas que não eram judeus, recusando-se a comer com eles. Ele agiu como se eles ainda estivessem imundos aos olhos de Deus.

B. Quando Paulo publicamente o confrontou por esta hipocrisia, Pedro não tentou justificar-se. Gl 2: 14, 16. Em vez disso, ele humildemente reconheceu seu erro e mudou sua postura. I Pedro 2:9-10 revela a sua convicção de que através da fé em Cristo, os gentios podiam agora ser chamados de “o povo de Deus”, igual os crentes judeus.

II. Como podemos enfrentar o conflito? ,

A. Reconhecer a causa. Conflito pode resultar de diferentes opiniões, um choque de personalidade, falta de comunicação ou ciúmes. Uma pessoa que está com raiva de alguém, ou mesmo de Deus e descarregar em você. Outros conflitos têm sua raiz na rebelião contra a autoridade ou distúrbio emocional da infância ou de relações anteriores.

B. Considere o efeito do conflito. Existem pelo menos duas formas erradas de responder ao conflito. Primeiro alguns tentam reprimir os conflitos que reconhecem como um problema, mas decide não fazer nada sobre isso. Em segundo lugar, as pessoas podem reprimi-lo. Em outras palavras, eles negam que o conflito ainda existe.

“Quando o conflito não é tratado adequadamente, afeta mais áreas da nossa vida”.

Conflito não resolvido divide nossa mente, contribui para problemas de saúde, e impede as nossas emoções. É algo que provoca dor desnecessária e decepção. Se você estiver guardando raiva de outra pessoa, você não pode verdadeiramente amar ninguém. 

“Conflito não resolvido bloqueia nossa comunhão com Deus e prejudica o nosso crescimento pessoal”.

III. Como podemos responder com sabedoria ao conflito?

A. Peça ao Espírito Santo o discernimento. O conflito tem várias causas, buscar a Deus para aprender qual a fonte em cada situação.

B. Manter um espírito tranquilo. Nossa reação natural é nos defender quando atacados. Em vez disso, devemos falar com a outra pessoa, e às vezes ele ou ela vai revelar as causas do conflito.

C. Faça qualquer tentativa de justificar-se imediatamente. Quando as pessoas estão furiosas, eles não podem ouvir a sua perspectiva. Se Deus leva você a se defender, espere até terminar a outra pessoa. Em seguida, ele ou ela vai ser mais propenso a ouvir o seu lado.

D. Peça ao Espírito Santo para guardar sua boca. Salmo 141:3 diz: "Põe, o Senhor, um guarda, a minha boca; guarda a porta dos meus lábios." Não deixar escapar a primeira coisa que vem à mente. Considerar cuidadosamente o que você vai dizer, e deixar o tempo de Deus para lhe fornecer respostas sábias. Lucas 12:12.

E. Ver o conflito como provenientes de Deus. Não se originou com Deus, mas Ele deseja usar tudo de bom em nossas vidas. Quando eu aprendi a ver a discórdia como algo que o Pai permite, ele libertou-me para ver tais situações objetivamente. Essa perspectiva me protegeu de tornar-se amargo em relação a Deus e as críticas, ressentido e zangado com os outros.

F. Peça ao Espírito Santo ajuda se você está em falta. Se você estava errado, imediatamente pedir desculpas e pedir perdão. Quando você se sente injustamente condenado, aprenda a dizer: "Eu aprecio que você sentiu-se a vontade para me dizer isso”. Vou com oração avaliar suas críticas. Você tem alguma outra sugestão que poderia me ajudar?

"A humildade é sempre a abordagem correta para desentendimentos”.

G. Perdoe o responsável pelo conflito. Mesmo que na sua análise a outra pessoa está totalmente errada, perdoa o indivíduo para a interposição da discórdia em sua vida. Efésios 4: 32.

Jesus deu o exemplo perfeito disso. Durante a crucificação, Ele orou: "Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem" Lucas 23:34.

H. Peça a Deus para revelar o propósito dele no conflito. Você pode não saber imediatamente porque o Senhor está permitindo a dificuldade. Mas com o tempo, você vai ver o que Ele realizou através de cada situação de desafio que você enfrentou.

“Dor, sofrimento e mágoas nos madura espiritualmente e nos equipa para ajudar os outros de forma mais eficaz”.

Conclusão:

O conflito pode não ser inevitável, mas você e eu podemos escolher como reagir a ele. Se você não conseguir chegar a um acordo com a outra pessoa, não sinta como um fracasso espiritual.

Ninguém pode forçar outra pessoa a conciliar, mas você pode optar por caminhar no perdão. Peça a Deus sabedoria, e Ele será fiel para orientar seus passos.

O Pai deseja que a nossa resposta ao conflito seja uma poderosa demonstração clara do seu poder e graça a um mundo ferido.

Pr. Aldenir Araújo

 

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem