Ética Cristã

"Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos. Então entenderás a justiça, o juízo, a equidade e todas as boas veredas." Provérbios 2:1-9

 

O que é ética?
- A ética pode ser definida como o estudo crítico da moralidade.

- Consiste na análise da natureza da vida humana, incluindo os padrões do “certo” e do “errado”, pelos quais sua conduta passa a ser conduzida. Em resumo ética e a aquilo que você pensa e faz.
a) Liberdade e responsabilidade
- Ética pressupõe não apenas liberdade, mas também responsabilidade, porque liberdade sem responsabilidade tende a converter-se em libertinagem, ainda que libertinagem tenha se transformado num principio ético, muito em voga (moda) na sociedade moderna atual.

- A ética interessa-se por todas as decisões, escolhas e avaliações do homem quanto aos valores da vida.

- Concluindo, ética diz respeito a todas as atividades do homem, a serem louvadas ou criticadas e rejeitadas.

b) Diferentes tipos de ética
Quanto à sua aplicação, a ética se divide em vários tipos: ética social, ética política e ética religiosa.
1. A ética social: abrange os princípios que regem o comportamento da família e da sociedade como um todo.

2. A ética política: fala dos princípios de uma condução e administração do bem público, como sejam município, o estado e a federação.

3. A ética religiosa: tem haver com os princípios que regem o comportamento espiritual do homem, pertença ele a religião que pertencer, o professe ele a crença que professar.

ÉTICA CRISTÃ
- No contexto evangélico “ética cristã” é um somatório de princípios que formam e dão sentido à vida cristã normal.

- É a marca registrada de cada crente. É o que cada crente é, pensa e faz. Por aquilo que o crente é e faz, evidencia a sua dependência de Deus e do seu próximo.

- Aqui está a fundamental diferença entre “ética cristã” e “ética” como simples estudo critico da moralidade.
Evidencias duma Ética Cristã
Como modelo de vida concreta, a ética cristã apresenta o crente ao mundo de quatro formas a seguir:

1. Uma escolha nascido de novo.

- Para viver uma vida nova, torna-se necessário que o homem nasça de novo; nasça do céu para as coisas do céu (Jo. 3:3).

- Só que o nascimento espiritual na família de Deus, dota o homem da natureza divina e capacita-o a viver de forma a agrada-lo.

- Só vivendo para Deus o homem estará habilitado para viver o seu próximo, pois a vida que passa a gozar e tão abundante (Jo. 10:10) que dá para comunica-las aos outros.

2. Sal da Terra.

- Aqueles que já experimentaram o novo nascimento e agora vivem de acordo com a vocação divina, Jesus diz: “Vós sois o sal da terra” (Mt. 5:13).

- O sal tem a prioridade de conservar, equilibrar e dar sabor.

- Como “sal da terra” o crente possui a singular responsabilidade de conservar a sua identidade com Deus, ser um agente de equilíbrio e comunicar sabor ao ambiente onde o império da morte se faz presente e impera.

3. Luz do mundo.

- Em Mt. 5:14, Jesus diz “vós sois a luz do mundo”.

- A luz brilha e se opõe as trevas. É exatamente isto que Deus quer que o cristão faça.
- O cristão deve saber que o mundo jamais verá a Deus melhor do que o próprio crente é capaz de apresentar através de suas atitudes. Por isto Jesus acrescentou Mt. 5:16.
- A função do sal é principalmente evitar a deterioração, enquanto que a função da luz é iluminar as trevas; porém, o sal e a luz possuem duas características em comum: eles se dão e se gastam, e isto é oposto de qualquer conceito ético religioso concentrado no ego.

- Portanto, como sal da terra e como luz do mundo, o crente pode viver um modelo de vida, que além de dar segurança e um real senso de realização, contribuirá para que outros se aproximem de Deus e tenham a nova vida oferecida em Jesus Cristo.

4. Testemunha de Jesus Cristo.

- A vida frutífera alcançada através duma comunhão constante com Cristo, capacita o crente a partilhar as imensuráveis riquezas espirituais com aqueles que como ele habitam neste vale de lágrimas.

- Contar aos outros o que Deus fez em seu beneficio é uma das formas mais salutares de manter a benção recebidas.
Demonstração da ética cristã
- A ética cristã é uma norma de vida a se vivida por aqueles que encontraram vida abundante em Cristo, e como tal, deve ser demonstrada através duma contínua comunhão com Deus, de cooperação com o próximo e com a sociedade dum modo geral.

Pr. Alailson Sivirino Dias

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem