Características de um discípulo de Jesus

Texto: Judas 1 e 2 - "Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo, a misericórdia, a paz e o amor vos sejam multiplicados".


Introdução: O verdadeiro discípulo do Mestre tem uma marca, uma característica que o identifica em qualquer parte do mundo, ou em qualquer cultura. São valores e privilégios inerentes a todos salvos através da graça do Senhor Jesus Cristo.
Judas, irmão de Jesus, através do texto acima, traz algumas características que discorreremos abaixo:


a - Vocacionados - Cada um de nós temos uma vocação e uma eleição concedida pelo Pai. - "Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum".


b - Chamados - Viemos a este mundo trazidos pelo Pai, e fomos salvos por Jesus para um missão específica - "..., segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento".


c - Amados - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu Filho Jesus pela nossa salvação (Jo 3.16), em 1 Jo 3.16 vemos: "Nisto conhecemos o amor; que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos", ainda em 1 Jo 4.16, "E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós, Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele". Salmo 27.10 diz que se formos desamparados o Senhor nos recolhe.


d - Guardados - Usufruímos de uma proteção total dada pelo Senhor - "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca" (1 Jo 5.18). Pedro nos diz: "que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo" (1 Pe 1.5).


e - Misericórdia e perdão - Porque fomos perdoados somos salvos e livres - "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 Jo 1.9). Provérbios 28.13 diz: O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia".


f - Paz - Todos os que são fiéis ao Mestre recebem essa dádiva - "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Fl 4.7); "deixo-vos a minha paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (Jo 14.27); "Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti" (Is 26.3).


g - Amor que produz alegria - Foi através de um profundo amor que o Pai enviou Jesus para que através do seu sacrifício vicário, recebêssemos a salvação - "Nós amamos porque ele amou primeiro" (1 Jo 4.19); "a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória"; "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade"; (Gl 5.22).


Conclusão: Em Isaías 61 de 1 a 3 vemos a síntese do ministério de Jesus que é fazer do ser humano, que é uma criatura de Deus, filho de Deus, com todos os privilégios dessa filiação: "O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinza, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória".


Vale a pena receber o Senhor Jesus como Senhor e Salvador e ser seu discípulo.

 

Roberto Pires Gonçalves

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem