A corrida da Fé

Texto: Hebreus 12.1 - "Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta".


Introdução: A corrida da fé é uma corrida com obstáculos, que só vencerá aqueles que são perseverantes. Jesus é o nosso principal exemplo a ser imitado. Ele foi perseverante em meio as provações.


Abaixo veremos princípios para esta corrida com obstáculos:


1 - Sua inspiração - os heróis da fé:
- Em Hebreus 11 vemos a galeria dos heróis da fé. São valentes que ousaram vencer os obstáculos na corrida da fé e os seus nomes, hoje, milênios depois, estão na Palavra de Deus, como exemplo para cada um de nós, como vencedores de uma corrida com muitos obstáculos. Atentemos para o versículo sete do capítulo treze de Hebreus que diz: "Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram". Ao nosso redor temos exemplos, nos dias atuais, dignos de imitação.


2 - Seu incentivo - Cristo, o iniciador e destino:
- "Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimento, o Autor da salvação deles" (Hb 2.10)
- Jesus é o nosso incentivador na corrida e nos dá força e sabedoria para vencermos os obstáculos. Vejamos: "Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos" (Hb 2.1).


3 - Suas instruções:

a - Largar os pesos, que são embaraços:
- É necessário deixar os embaraços (alianças do passado, com o mundo e com o adversário),
- Deixar atitudes e características, de falta de mudanças no comportamento - "Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera" (Mc 4.17-19).
- Paulo decidiu pela renúncia em prol de sua corrida pela fé: "Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo" (Fl 3.8).
- Ele foi perseverante, mesmo em meio às aflições: "Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus" ( Fl 3.12).

b - Largar os pecados, que trazem os pesos ou embaraços:
- Uma decisão pessoal: "Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 Jo 1.6-9).


4 - Sua exigência - perseverança:

- Olhemos para Jesus - "Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma" (Hb 12.3).
- Vejamos o exemplo que Paulo nos deixou: “... e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (Fl 3.13b-14).
- Uma advertência: "Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena" (Pv 24.10).


Conclusão: Em toda corrida demanda esforço, determinação, isto é, uma atitude de vencedor. Jesus disse em Mateus 24.13 que se perseverarmos até o fim receberemos a salvação, que é o nosso maior prêmio. Todo o suprimento para nossa vitória está no Senhor Jesus. Vejamos Hebreus 2.18: "Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados".
Há uma recompensa para os vitoriosos.

 

Roberto Pires Gonçalves

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem