Procedimento característico do autêntico cristão

Texto: 1 Pedro 1.13-22

Texto para memorizar: “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância”. 1 Pedro 1.14.

 

Introdução: Pelas estatísticas, temos hoje no mundo aproximadamente dois bilhões de cristãos em toda a terra. Porém, ao observarmos os frutos, constatamos que a grande maioria são apenas cristãos nominais. O apostolo Pedro, neste texto, nos orienta sobre procedimentos necessários a uma vida cristã autêntica. Vejamos:

 

1- Obediência a Deus, (v.22 – “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente”), em lugar da antiga vida de rebelião (v.14 – “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância”).

 

2- Santidade, separado para o seu serviço (v.15 e 16 – “Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santo também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”), em vez de fútil procedimento (v.18 – “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram”).

 

3- Temor de Deus (2 Coríntios 7.1 – “tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus”), em lugar de indiferença frente ou ante Seu julgamento (v.17 – “Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação”).

 

4- Amor fraternal genuíno, em lugar de afeição hipócrita (Romanos 12.9,10 – “O amor não seja hipócrita. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”).

 

Conclusão: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” Isaías 59.2 - O Senhor tem nos chamado à santidade, porque sem a mesma, jamais receberemos as benesses do Reino de Deus. A vinda do Senhor está próxima. Andemos como filhos da luz. É uma decisão pessoal, uma questão de atitude.

 

Pr. Roberto Pires Gonçalves

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem