Passos para uma vida segura e próspera

Texto Bíblico: Salmo 37.1-7
Introdução - Todos nós queremos viver em segurança bem como almejamos uma vida próspera. Este Salmo nos apresenta alguns passos importantes para a concretização no nosso ideal. Atentemos para o seu ensino. Vejamos o que é necessário para uma vida plena da presença divina.
1. Confiança - “Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.” (Salmos 37:3 RA)
Algumas pessoas depositam sua fé em coisas que não são dignas de confiança. Uns se firmam no dinheiro ou nos bens que possuem; outros, em sua própria sabedoria e habilidades pessoais; e ainda outros, confiam na sorte ou em poderes espirituais alheios à realidade terrena. Mas a nossa confiança deve ser totalmente depositada no Senhor. Quando deixamos Deus guiar nossos passos e cuidar das nossas questões cotidianas, começamos a aprender o quanto Ele nos ama e quer nos ajudar. n'Ele está o poder para fazer acontecer todas as coisas de que necessitamos e somente Ele pode levantar pessoas, recursos e possibilidades que ajam em nosso favor quando nos estribamos somente n'Ele.
A consequência de se confiar no Senhor se revela na tranquilidade de se poder habitar na terra sem receio de que mal lhe possa fazer o homem perverso, ou qualquer outra situação potencialmente ameaçadora. Seu alimento será a verdade descrita na Palavra de Deus que promete segurança, paz e prosperidade aos seus filhos, em vez de fracasso, dor ou derrota.
Você tem confiado em Deus de todo o seu coração mesmo em situações de tribulação? Do que você tem se alimentado: de pensamentos de fracasso, de inveja, de medo, ou de fé no que a Palavra tem lhe prometido?
2. Deleite - “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.” (Salmos 37:4 RA)
Quando deixamos de olhar para as coisas que antigamente nos serviam de apoio e de segurança, e passamos a fitar nossos olhos somente em Deus, algo de maravilhoso acontece. Nossos ídolos caem por terra e passamos a adorar de verdade somente ao Senhor. Entramos, então, na fase do deleite n'Ele; ou seja, somente Ele agradará verdadeiramente o nosso coração. No passado não tínhamos prazer de estar na igreja ou de ler a Bíblia, e muito menos, de orar, porque nosso deleite repousava em outras coisas. Mas agora, nosso deleite está n'Ele e a vida não tem mais sentido sem a doce manifestação da Sua graça.
A consequência de se agradar do Senhor e de se deleitar n'Ele é a satisfação dos desejos do nosso coração. Ao contrário do que muitos pensam, servir a Deus não nos traz prejuízos nem torna a nossa vida enfadonha e sem graça. Os desejos mais profundos do nosso íntimo serão satisfeitos, porque não desejaremos mais a mera satisfação da carne através do pecado, mas a nossa inclinação será para coisas boas, louváveis e edificadoras, as quais Deus tem prazer em nos conceder.
Tenha o seu prazer em Deus. Purifique seu coração de qualquer desejo mau, e espere com fé a realização de todos os sonhos internos que estejam em linha com o que a Palavra de Deus promete para você e para a sua casa.

3. Entrega - “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (Salmos 37:5 RA)
A entrega é de fundamental importância. Deus não pode cuidar de algo que não esteja nas mãos d'Ele. Enquanto estamos ansiosos na tentativa de controlar nossa própria vida, o Senhor, por ser sempre respeitoso, nunca invadirá um território que não Lhe foi permitido entrar. Nós precisamos, de coração, entregar o controle absoluto de tudo o que temos e somos nas mãos d'Ele, e assim, desfrutaremos do benefício do Seu governo sobre nós.
A consequência de se entregar o caminho a Deus e confiar n'Ele, é que Ele fará tudo o que for necessário para o nosso bem-estar. Deus trabalha enquanto descansamos. Como na parábola seguinte: “O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como.” (Mc.4:26-27)
Determine-se a entregar ao Senhor tudo o que ainda se encontra sob sua guarda. Ore entregando sua família, seu trabalho, seu ministério, suas preocupações, e tudo o que deve estar sob a guarda do Senhor, somente.
4. Descanso - “Descansa no SENHOR e espera nele... (Salmos 37:7 RA)
O descanso é a consequência natural de um cuidado entregue nas mãos de Deus. Quando verdadeiramente entregamos então podemos descansar. Quando entregamos apenas por “palavras” e não em verdade, enganamo-nos a nós mesmos e continuamos ansiosos. O descanso, porém, é uma evidência de que nossa entrega foi genuína, em fé. Quando Deus sabe que algo foi colocado realmente em suas mãos, então, como responsável que é, não nos deixará decepcionados; antes, agirá em nosso favor trazendo-nos Sua bênção.
A consequência do genuíno descanso em Deus encontra-se na paz de Cristo que passa a dominar todos os nossos pensamentos e todo o nosso coração (Fp.4:7).
Adquira o hábito de descansar em Deus toda vez que você fizer uma oração de entrega. Não tome de volta para si o problema já colocado nas mãos de Deus. Creia que Ele está no controle e tudo governa a seu favor.

 

PR. WILSON MAIA DOS SANTOS

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem