O Bom Samaritano

Texto: Lucas 10:25-37
Versículo para memorizar: Julgou a causa do aflito e do necessitado; por isso, tudo lhe ia bem. Porventura, não é isso conhecer-me? - diz o Senhor (Jr 22.16).
Introdução: Neste texto verificamos que nem sempre são os religiosos àqueles que mais ensinam sobre o amor ao próximo. Jesus nos incentiva a demonstrar este amor de maneira prática no nosso dia a dia.
1 – O amor é o cumprimento da lei (v.25-28).
●  Quem ama não viola os mandamentos contra Deus e o próximo. O primeiro mandamento diz: “amai o Senhor teu Deus... e ao próximo como a ti mesmo” (v.27) todas as vezes que negamos amor estamos violando este mandamento.
●  Quem ama não faz acepção de pessoas. Quem ama não vê o pecado, o mau cheiro, a feiura, pois o amor encobre tudo isto. O amor supera as diferenças.
2 – O amor se manifesta concretamente (Tg 2.14).
Deus não deseja apenas declarações de amor através de orações, músicas, poesias e belos escritos, Ele quer ver também manifestações concretas que envolvem:
● Identificação - “passou perto” - (v.33) – A indiferença nos faz ficar longe. Não se aproximar das pessoas necessitadas. Fugir dos conflituados. Cada dia mais desejamos afastar-nos das pessoas complicadas e com problemas. Poucos querem se envolver.
● Compaixão (v.33) – O egoísmo é uma das principais causas da falta de compaixão. (I Jo 3.17-18; Sl 41.1-3).
● Ação (v.34) – Muita gente se compadece e sofre com os desafortunados, mas não faz nada de prático. Há pessoas que choram vendo casas sendo levadas pela enchente e famílias desabrigadas, mas não são capazes de separar alimentos, agasalhos, procurar saber o que podem fazer para ajudar. Sentir não é tudo, o sentimento tem que vir acompanhado da ação.
● Renúncia ao conforto pessoal - “o seu animal” - (v.34 b) – Algumas vezes, demonstrar amor significa abrir mão de seu conforto, de sua comodidade. Que aconteceria se no caminho para a igreja você fosse parado para dar ajuda a um acidentado? Não vemos mais atitudes de cortesia aos idosos e deficientes, mulheres grávidas.
● A ajuda deve ser substancial (hospedaria) – O samaritano não deu apenas um pão, mas se envolveu com aquele homem, providenciou um lugar e oportunidade para livrá-lo de uma vez por todas daquela situação.
● Investimento (v.34) – Não é preciso muito, apenas um pouco de boa vontade e investimento de cada um. Há muitos velhinhos em asilo, muitas crianças esperando por famílias que queiram adotá-las, muitos meninos e meninas cheios de talentos e potencial esperando por uma oportunidade, mulheres precisando de creches para deixar os seus filhos e trabalhar com tranqüilidade.
3 – Obstáculos para manifestação deste amor
● Ser importante (v.31, 32) – O sacerdote e o levita eram homens respeitados, tinham coisas mais importantes a fazer para ajudar um mísero na rua.
● Unilateralismo religioso: O sacerdote e o levita só estavam preocupados com o culto e restringiam sua relação com Deus ao serviço religioso.
● Perspectiva errada (v.29) – Quem é meu próximo? Jesus ensinou que eu não tenho que ter próximo, eu é que tenho que ser o próximo (v.36) por estar próximo (v.33).
● Visão anti-séptica (v.31-33) – Excesso de visão do perigo nos afasta dos caídos e necessitados - O sacerdote e o levita passaram de longe, já o samaritano passou perto e viu.
Conclusão:
Jesus nos faz esta pergunta do verso 36: Qual a sua resposta? Se for a mesma do intérprete da lei, ou seja: aquele que usou de misericórdia, então ouça também a voz de Jesus dizendo a você: “Vai e procede de igual modo”.
Aplicação:
Traga a sua cesta básica, cobertores, roupas e utensílios para a obra social da igreja, Seja prestativo na ajuda ao próximo, invista na sua igreja, ela tem sido um veículo para Deus abençoar muitas pessoas. Deixe-se ser usado por Deus em prol do próximo.
Textos a serem considerados: Mt 25.31-46; 2 Co 8.14-15; Ef 4.28; Tt 3.14, Rm 12.8; 1 Tm 6.17-19; Tg 2.14-26; Ef 2.8-9
Como eliminar a pobreza no meio do povo Dt 15.7-11.


Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!
Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

O Bom Samaritano Reviewed by Aldenir Araujo on 10/08/2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!

All Rights Reserved by Esboços de sermões © 2014 - 2016
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.