Em Cristo somos herdeiros das promessas

Texto: Lc 13.10-17

Texto complementar: Gl 3.29
Versículo para memorizar: “E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.” Gl 3.29
Introdução: Este texto fala acerca de uma mulher, filha de Abraão, herdeira das promessas, que andava encurvada à dezoito anos, possessa de um espírito de enfermidade.
Ela freqüentava todos os sábados, uma sinagoga, cria no Deus de Israel, era filha de Abraão. Mas, vivia uma vida comprometida pela enfermidade.
O que faltava na vida daquela mulher?
Em nossos dias muitos crêem e já têm uma aliança com Jesus, portanto, herdeiro das promessas, mas, mesmo assim, continuam doentes no corpo e na alma, nas finanças, no casamento, nos relacionamentos, vivem sem sonhos, decepcionadas, frustrados.

Vejamos porque isto ocorre!
1 – Aborrecer ao seu irmão – A Bíblia nos afirma em I Jo 3.15 que: “Todo aquele que aborrece o seu irmão é homicida, ora, vós sabeis que todo homicida não tem a vida eterna permanente em si”.
Pv 15.1 diz: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”.
Quando você aborrece ao seu irmão seja, através de: palavras duras, atitudes, quebra de alianças, infidelidade e outras mazelas, perde a comunhão com Deus e se afasta do Espírito Santo e estará fora da graça..
Jesus disse em Mateus 5.23-24, que antes de entregar a sua oferta no altar, é, necessário, ir até o seu irmão que tem algo contra você e reconciliar.
Pv 25.11 Diz: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é palavra dita a seu tempo”.
Seja sábio ao se expressar, porque somente os mansos herdarão a terra (Sl 37.11).
2 – Aborrecer ao Senhor através de atitudes insensatas – Pv 6.16-19. Este texto fala que seis coisas aborrecem ao Senhor e a sétima a sua alma abomina:
O que aborrece ao Senhor?: olhos altivos (soberba), língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras.
O que o Senhor abomina?: o que semeia contenda entre irmãos.
Todas estas atitudes trazem afastamento da graça de Deus.
As palavras de uma pessoa salva e sábia devem ser de: amor, sabedoria, graça para aqueles que as ouvem, temperadas, mansas, e, nunca para discórdia e semear a morte entre os irmãos.
3 – Alma amarga – Hb 12.14-15 - “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja nenhuma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados”.
O amargo profere palavras amargas, tem a vida amarga, e traz perturbação e contaminação àqueles que o ouve. E, isto fere os princípios da Palavra de Deus.
O remédio está na cruz de Cristo e no Seu sangue derramado. Isto é, através do perdão.
Perdoe todos aqueles que te ofendeu. Passe sua história a limpo, perdoando a todos e liberando-os e receba a alegria necessária para que tenhas qualidade de vida.
Nunca se esqueça: “somente os limpos de coração verão a Deus.” Mt 5.8. O coração contaminado pela falta de perdão traz a amargura, afastamento de Deus e as enfermidades.
4 – Murmuração – I Co 10.10 - “Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador”.
Quando analisamos a história do povo de Israel, que saiu do Egito, chegamos a conclusão que: todos os murmuradores morreram no deserto.
Já o Novo Testamento nos ensina que os murmuradores caminham pelo deserto, até serem destruídos pelo exterminador.
Preste atenção, como ensinamento: como anda a vida daquelas pessoas que murmuram e se afastam da graça de Deus? Sempre estão enfermas, pobres, desempregadas, casamentos problemáticos, filhos rebeldes. Porque estão se rebelando contra o Senhor e atraindo para a si a morte.
A murmuração é fruto de uma alma doente e insatisfeita.
O Senhor quer curar a sua alma hoje, e ressuscitar os seus sonhos.
5 – Divisão – Mt 12.25 - “... e toda cidade ou casa divida contra si mesma não subsistirá”.
O salmo 133 nos afirma que é bom, gostoso, suave e maravilhoso viver em união e somente em união o óleo da unção, que quebra todo jugo, virá sobre a sua cabeça. E, quando vem o óleo (Espírito Santo), o Senhor traz a prosperidade e a vida para sempre.
Você pode ser crente no Senhor Jesus e viver contendendo, porfiando, trazendo divisão e roubando a paz da sua família e irmãos, e, recebendo a triste recompensa da ruína da própria vida.
Para viver em comunhão é necessário humildade, saber ouvir, respeitar o próximo, e ser um pacificador.
Tem um ditado popular no Brasil que diz: “dou um boi para não entrar em uma briga e uma boiada para não sair”. É um ditado maligno, destruidor. Devemos sim, até mesmo, sofrer reveses, mas, não causar nenhuma divisão em qualquer circunstância.
O que divide é aquele que não respeita aliança. E, toda aliança quebrada gera maldição, ruína, enfermidade, e miséria. Pois, Deus só abençoa o homem debaixo de aliança.
Conclusão: É necessário que você entenda que: além de ter recebido o Senhor Jesus como o seu salvador pessoal, é também necessário que se deixe ser tratado por Ele, para que você tenha o seu caráter tratado e a sua vida transformada, e, usufrua da vida abundante.
Aplicação: Receba com mansidão esta palavra e deixe-se ser transformado pelo poder do Espírito Santo.
Faça nesta semana um confronto dos seus comportamentos com estes cinco tópicos apresentados.


Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!
Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Em Cristo somos herdeiros das promessas Reviewed by Aldenir Araujo on 10/08/2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!

All Rights Reserved by Esboços de sermões © 2014 - 2016
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.