Atitude para a felicidade

Texto: Filipenses 4-11,13
“ Não digo isto por causa de necessidade, pois já aprendi a contentar-me em toda e qualquer situação. Sei passar necessidade, e também sei ter abundância. Em todas as coisas aprendi tanto a ter fartura, como a ter fome, tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
“Posso todas as coisas Naquele que me fortalece”.

Introdução:


Podemos destacar três aspectos importantes na vida de Paulo, que devem ser observados para que possamos ter uma vida de bênçãos sem aborrecimentos constantes e nos preocupando com o que realmente merece nossa atenção.

1) O primeiro deles é o fato de que a atitude de estar bem

(alegre/contente) foi APRENDIDA. Por duas vezes ele fala que aprendeu. Não foi automático. Houve a necessidade de um esforço e desenvolvimento espiritual.

2) Precisamos nos ADAPTAR

(versículo 12b). Paulo passou pela adaptação de viver as situações extremas. Não podemos ser rígidos, dogmáticos, inflexíveis ou perfeccionistas (Ex: Tenho carro e vou para Igreja de carro, porém o dia que eu não estou com o carro e não vou à Igreja. Esta atitude está errada, deve-se aprender a conviver sem o carro).

3) O contentamento expressa uma dependência total de Deus.

Paulo não está se demonstrando um gigante espiritual, mas sim um grande dependente de Deus. Quando enfrentamos circunstâncias difíceis não podemos nos abater e murmurar, temos de buscar entender a visão de Deus na situação e tirar o melhor proveito, pois se sou dependente de Deus a minha atitude será por prova de que eu realmente confio em Deus. (EX: Perdi o ônibus e vou chegar atraso a um compromisso por isto, não posso murmurar tenho de ver o que de bom aconteceu por causa disso, talvez o ônibus fosse ser assaltado e Deus estava me dando um livramento. Se eu perdi o ônibus por negligência, a partir desse momento tomarei muito mais cuidado para que tal fato não ocorra de novo).

Conclusão:


O fato de estarmos contentes pode ser algo real e diário em nossa vida, principalmente se observamos os três aspectos na atitude de Paulo:
1) Aprender;
2) Adaptar-se e
3) Depender de Deus.

 

Adaptado do livro: INTRODUÇÃO À CURA INTERIOR (DAVID KORNFIELD – ED. SEPAL)
Adaptação: Prs. Walter Louzada Belidio de Moraes e Ana Lúcia Barbosa de Souza Moraes

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem