Uma escolha acertada

Texto: Josué 24.15


Introdução: Duas gerações haviam se passado desde que Deus tirara os filhos de Israel dos grilhões do Egito. Nenhum dos que testemunharam dos grandes feitos do Senhor na libertação do povo, do Egito, com exceção de Josué e Calebe, estava vivo. A nova geração vivia um misto de esquecimento de Deus e de expectativas quanto ao que o futuro lhes reservava. É aí, que Josué, tomado de zelo do Senhor, desafia o povo a uma tomada de posição.


I – Por que escolher? - “...escolhei...”.
1 – fomos criados por Deus com a capacidade de fazer escolhas e tomar decisões.
2 – Escolhas espirituais são individuais. Ninguém pode fazê-las por você, mesmo, que seja o seu líder de célula ou pastor da igreja.
3 – Deus condena a duplicidade de conduta espiritual – I Reis 18.21 “E Elias se achegou ao povo, e disse: até quando coxeareis entre dois pensamentos: se o Senhor é Deus, segui-o; mas se é Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada”.
4 – A escolha certa ou errada implica em consequências espirituais imprevisíveis – Dt 30.19-20 - “O céu e a terra tomo hoje por testemunha contra ti, de que te pus diante de ti a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, obedecendo a sua voz, e te apegando a Ele; pois Ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias...”.


II – Quando escolher? - “...escolhei hoje...”.
1 – A escolha tem que ser feita com urgência - “...hoje...”. Porque assim o Espírito Santo ordena: “Hoje se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações” Hb 4.7b.
2 – A escolha tem que ser feita hoje, porque o amanhã poderá ser tarde demais.


III – Há um propósito na escolha - “...a quem deveis servir...”.
1 – A quem nos submetemos a servir, a esse obedecemos.
Rm 6.16 - “não sabeis que daquele a quem vos apresenteis como servos para lhe obedecer sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça”.
2 – Assim como é impossível seguir em duas direções opostas ao mesmo tempo, de igual modo é impossível servir a Deus e ao sistema controlado pelo diabo – Mt 6.24 - “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas (mamon)”.
3 – A juventude de nossa igreja é despertada pelo Espírito Santo a lembrar-se do Senhor nos dias de sua mocidade – Ec 12.1 - “Lembra-te também do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: não tenho prazer neles”.
● Lembra-te com alegria
● Lembra-te com temor
● Lembra-te com esperança


IV – Uma escolha acertada
1 – Josué fez escolha acertada, quando, após instar com uma congregação contaminada pelo mundanismo e indecisa, escolheu servir ao Senhor – Js 24.25 - “...eu e minha casa serviremos ao Senhor”.
2 – José fez a escolha acertada quando escolheu manter-se sexualmente puro em lugar de ceder à sedução da mulher de Potifar – Gn 39.9-10 - “Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus? Entretanto, ela instava com José dia após dia; ele, porém, não lhe dava ouvidos, para se deitar com ela, ou estar com ela”.
3 – Moisés fez a escolha acertada quando já adulto decidiu mudar a sua história – Hb 11.24-26 - “Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que por algum tempo possuir gozo do pecado, tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa”.
4 – Daniel fez a escolha acertada quando optou ser um “marginal” dentro do império de Babilônia.
Dn 1.8 - “Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia”.
5 – A escolha será acertada, quando nos tornamos:
“Irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo, retendo a palavra da vida...” Fl 2.15-16.


Conclusão: Hoje é o dia em que o nosso Deus preparou para você. Escolha fazer uma aliança com Jesus e receba gratuitamente a salvação e a vida eterna.
“Assim que o líder espiritual estiver seguro quanto à vontade de Deus, ele partirá para a ação imediata, não importando as consequências. Ao perseguir os seus ideais, ele terá coragem suficiente para queimar as pontes atrás de si” J. Oswald Sanders.


Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!
Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Uma escolha acertada Reviewed by Aldenir Araujo on 8/01/2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!

All Rights Reserved by Esboços de sermões © 2014 - 2016
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.