Foi buscar água e teve sua vida transformada

Texto: João 4:10 Introdução: Esta mensagem enfoca a conversão da mulher samaritana junto a uma fonte de águas, aquele que é a fonte da ág...

Texto: João 4:10

Introdução: Esta mensagem enfoca a conversão da mulher samaritana junto a uma fonte de águas, aquele que é a fonte da água da vida, nosso Senhor Jesus Cristo.

I. O encontro junto ao poço de Jericó

1. a mulher desconhecida.
- A Bíblia não registra o nome nem a genealogia da mulher samaritana. Diz, apenas, que ela era natural de Samaria, capital do antigo Reino do Norte.
- Tratava-se de uma mulher humilde, pois ela mesma cuidava dos seus afazeres domésticos, não tendo, certamente, quem os fizesse. Era, pois, uma mulher laboriosa. seu nome não aparece; não importa aqui descobrir seu nome, pois o mais importante para Deus são: os atos de fé na graça do Senhor.
- Pela vaidade do homem ele importa que seu nome seja aparecido, e isto nos vários lugares de comunicação.
2. A popularidade de Jesus.
- Os milagres operados por Jesus despertaram a atenção do povo e sua fama chegou ate aos fariseus. Estes, movidos mais pela inveja, procuravam encontrar Jesus. Entre os discípulos de João também houve discussão, porque Jesus batizava mais que o próprio João Batista. Então o senhor Jesus resolveu deixar a Judéia a ir outra vez para Galiléia. Ele não aceita e não concorda que haja inveja e contenda no seu trabalho. Por isso, (Jo. 4.3).
3. Jesus em Samaria.
- Samaria conforme foi dito era a antiga capital do Reino do Norte, fundada por Onri, rei de Israel (1 Rs.16.24).
- Foi por muito tempo um centro de idolatria (Jr.23.13;0s.7.1). Em 722 a.C., quando Sargon II,(Is.20:1) rei da Assíria, levou para o cativeiro as dez tribos do reino do Norte (2 Rs.17.5,6.23,24). Enviou para a cidade de Samaria os povos oriundos de outras terras e nações.
- Era uma mistura de babilônicos e gente de Ava, de Hamata e de Servavim (2 Rs.17.24). Foram esses povos que vieram para colonizar Samaria, resultando daí uma raça mista que provocou muitos conflitos com os judeus.

II. A samaritana e a fonte de Jacó

1. Jesus e as barreiras físicas.
- Jesus cansado do caminho sentou-se para descansar, porque sua humanidade experimentou as mesmas limitações físicas que todos os homens sentem e conhecem (Hb.4.15). Era quase a hora sexta (meio dia, segundo o calendário judaico), quando seus discípulos voltavam da cidade, para onde tinham ido comprar comidas.
2. Jesus pede água a samaritana.
As barreiras religiosas e sociais são um impedimento. Para a mulher samaritana.
Havia três barreiras para ela aproximar-se de Jesus:
a. A barreira racial: Jesus era judeu; e, ela samaritana;

b. a barreira material: Jesus não tinha para ela, os utensílios para tirar a água da vida. Para tirar água do poço era necessário, corda e um balde.
c. a barreira espacial: o poço era fundo. Mas para Jesus as barreiras são encurtadas.
- Jesus derruba as barreiras e diz para a mulher (v.10). Para tirar a água viva, que é a graça salvadora de Deus, não precisamos de balde e corda, precisamos sim de conhecer o dom de Deus que é a graça dEle.
- Não existe poço fundo para Jesus Cristo, as dificuldades são superadas. Jesus não perguntou qual a sua religião e sua família não perguntou se a mulher era idolatra, nem se era de boa ou má conduta. Mas ofereceu a mulher o que ela mais necessitava: a água viva. A mulher não conhecia: O dom de Deus, que Jesus é a fonte d’água viva. Para tirar água do poço de Jacó era necessário sim balde e corda, mas para tirarmos água da fonte da vida é necessário unicamente FÉ. Ele oferece gratuitamente. (Ap.22:17).
- Jesus é a inesgotável fonte de água da vida, onde, diariamente, todos os crentes, de todos os lugares podem beber e encher os seus cântaros, que simbolizam novos corações.

III. A conversão da mulher samaritana

1. a visão materialista da mulher.
- As palavras de Jesus despertaram o interesse material da mulher samaritana: (Jo.4:15).
- O propósito da mulher era não ir mais ao poço de Jacó tirar água. O poço de Sicar é uma figura do mundo. Quem beber desse poço voltará a ter sede.
- Existem muitos crentes que voltaram a beber em Sicar, por isso não tem uma vida consagrada a Deus.
- A mulher samaritana nunca mais voltou a beber água do velho poço de Jacó. Daquele dia em diante encontrou uma fonte melhor, Cristo a Fonte das Águas Vivas. (Ap.22.1)
2. a visão espiritual da mulher é despertada.
- Ela desejava saber onde e como adorar a Deus. Os samaritanos consideravam o monte Gerizim sagrado. Nele estava o templo samaritano. Por isso, a mulher argumentou com Jesus dizendo: (4:20) Jesus ensina-lhe que Deus não pode estar em lugar determinado por homens, e mostra-lhe que o pai é adorado em Espírito e Verdade. O único canal de comunicação com Deus é a FÉ.(Rm.8:26). Existem três tipos de adoradores (V.v.22,23).
1) 0s que adoram o que não sabem;
2) os que adoram o que sabem;
3) os que adoram em espírito e em verdade.

Foi ai que a samaritana compreendeu a verdadeira adoração, e como evidência de sua transformação “deixou o seu cântaro” e foi a cidade dizendo: “Vinde e vede...não é este o Cristo?”

Conclusão

- O cântaro abandonado é sinal de conversão e de que as coisas velhas já se passaram. Quem se converte a Cristo abandona os cântaros dos vícios, dos maus costumes da religiosidade e procura ter uma vida diferente, regida por normas de condutas distintas.
- Deixando ali o seu cântaro, deixando a velha natureza, encheu o seu novo cântaro com a Água da Vida, FÉ e sem perder tempo voltou à vida dando testemunho de Jesus aos seus patrícios “vinde e vede um homem que me disse tudo”. Só Jesus nos dará tudo que precisamos ouvir, saber e aprender.
- Jesus espera que façamos como fez a samaritana, encha-se com a Água da Vida, não perca tempo, seja uma testemunha de Jesus, Ele conta com você.

 

Fonte: http://basemissionariadeguaraquecaba.webnode.pt

COMMENTS

POST A COMMENT
Nome

Adoração Aniversário de 15 anos Ano novo Artigos Ceia do Senhor Células Dia das mães Dia dos pais Discipulado Ebook Esboços de sermões Estudo biblico Família Finanças Frases Fúnebre Ilustrações Liderança Louvor Natal Páscoa Pensamentos Pregação Sexualidade
false
ltr
item
Esboços de sermões: Foi buscar água e teve sua vida transformada
Foi buscar água e teve sua vida transformada
Esboços de sermões
http://www.esbocosdesermoes.com/2012/08/foi-buscar-agua-e-teve-sua-vida.html
http://www.esbocosdesermoes.com/
http://www.esbocosdesermoes.com/
http://www.esbocosdesermoes.com/2012/08/foi-buscar-agua-e-teve-sua-vida.html
true
6840792579533277307
UTF-8
Nenhum artigo encontrado VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancelar reply Deletar By Home PÁGINAS POSTAGENS Veja Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISAR Not found any post match with your request Voltar a Página Inicial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago