Como reaver o que o inimigo levou

Texto: I Samuel 30.1-20


Introdução: Você já perdeu algo de tão precioso que chegou a atirar-se na cama, tombar no chão, ou mergulhar o rosto nas mãos chorando até secar as lágrimas? Se você perdeu um ente querido, um sonho acariciado, sua reputação, seu casamento, ou qualquer outra coisa muito querida, saberá o que é doer por dentro, sentir-se deprimido e desesperançado. Para onde quer que você volte, vê as coisas agradáveis sorrindo na vida dos outros, enquanto na sua a desgraça zomba: “Você perdeu! Você perdeu!”


Tudo na Bíblia foi escrito também para nosso exemplo (I Co 10.11). Davi, o homem que Deus amava, soube o que era perder todos os seus entes queridos e tudo o que possuía. Não porque merecesse, ou porque tivesse feito algo mau, e sim, porque um inimigo implacável atacou sua casa enquanto ele e seus homens estavam ausentes na frente da batalha. Nas reações de Davi, a sua inesperada tragédia, descobrimos em I Sm 30.1-20, quatro maneiras sobrenaturais de recuperar tudo o que Satanás arrebatou.


I – Identifique o inimigo (I Sm 30.6)
A. Nosso inimigo nunca é de carne e osso (Ef 6.12).
B. Davi descobriu que seus adversários eram os amalequitas – implacáveis inimigos do povo de Deus.
C. Jo. 10.10; Lc 1.74-75.


II – Fortaleça-se no Senhor (I Sm 30.6b)
A. Imagine o abismo de desolação de Davi. Perdera a família, o amor e a lealdade dos amigos, mas sabia o que fazer: “Davi se reanimou no Senhor”.
B. Não cometa o erro de buscar forças em si mesmo. Frases positivas diante do espelho não adiantam. Você precisa lembrar a si mesmo a bondade, o amor e o poder de Deus. Precisa focalizar os sentimentos em Suas promessas.


III – Leve suas perguntas a Deus e receba d’Ele as respostas (I Sm 30.8)
A. Depois de perder tudo, Davi podia ter-se tornado amargo e dito: “Nunca mais servirei a Deus”. Tais sentimentos dominam, às vezes, os crentes que, tendo visto algo desencorajador na vida de um irmão, na célula, na Igreja, na família, dizem: “Nunca mais voltarei aqui, vou acabar com tudo”.
B. Leve suas perguntas a Deus, pois Ele sabe tudo a respeito da situação que você desconhece.


IV – Persiga o inimigo e lute até vencer
- A luta era demasiada para um só homem.
- Davi compreendeu a importância de entrar em acordo com outros que se comprometeram a lutar ombro a ombro com ele contra o inimigo (I Sm 30.9-16).
- O resultado final (I Sm 30.18-19) – “Tudo Davi tornou a trazer”.
- A batalha contra os amalequitas não foi a “última” que Davi precisou combater. Muitas outras vieram. – Não julgue que se vencer uma batalha estará livre de novas lutas.


Conclusão: É da natureza do inimigo roubar, matar e destruir, e ele está decidido a fazer todo o possível para derrotá-lo. Mas se você vencer uma batalha, poderá vencer a seguinte, a seguinte e a seguinte... Quando o inimigo se introduzir insidiosamente e o roubar, não é errado sentar-se por algum tempo para chorar; mas, depois de chorar até esgotar suas lágrimas, faça o que Davi fez, dependa de Jesus em todas as situações. Faça uma aliança com Ele e torne-se um vencedor.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem