Jacó – A luta do homem com Deus

Texto: Gen. 32:22-32


Introdução: Jacó era trabalhador (Gn.31:40), afetuoso (Gn.29:18), astuto (Gn.25:31-33), religioso (Gn.28:10,20), porém era um crente carnal. Era filho de crente, fazia promessas e cultuava a Deus. No entanto, tinha tremendos problemas de caráter, era enganador, oportunista e ganancioso (Gn.27:18-29, 42-43).
Além do seu caráter fraco, tinha uma inimizade com seu irmão Esaú. Mas Deus encontrou Jacó e este lutou com o Senhor e prevaleceu.


1) Consciência da sua realidade
Jacó viu que não podia mais permanecer como estava. Servia ao seu sogro Labão. Desejava voltar à casa paterna. Estava tomando consciência da sua insatisfação.
1.1 - Insatisfação pessoal. Ele queria uma nova vida (31:3). Ele sabia que ali não era o seu lugar.
1.2 - Insatisfação interior. Tinha tudo, mas se sentia infeliz (31:5).
1.3 - Insatisfação espiritual. Queria experimentar aquilo que só conhecera de maneira religiosa: conhecer Deus pessoalmente.


2) Indo ao encontro de Deus
Para encontrar Deus, Jacó teve que satisfazer dois requisitos:
- Reconciliação (32:11, 18; 33:10). Jacó reconciliou-se com o seu irmão. As pessoas que desejam ter um encontro profundo com Deus, precisam primeiro reconciliar-se com o seu irmão.
- Solidão (Gn.32:22-24). Assumiu uma posição de solidão total diante de Deus. Podemos ouvir Deus constantemente, mas em um determinado encontro precisamos estar sós.


3) Encontro com Deus
Nunca é tranqüilo encontrar-se com Deus, pois este encontro implica luta. Nossa natureza pecaminosa rebela contra a santidade de Deus.
- Carne x Espírito - O espírito anseia por comunhão, oração, por dedicação pela prática dos dons e princípios espirituais, mas a carne anseia por coisas que lhe dão prazer, que a faz sentir bem, muitas vezes implica em corrupção, pecado, mentira...


Ilustração: Vide exemplos diários:
Ah, pastor, eu gostaria muito de ajudar nas visitas aos necessitados, mas eu adoro uma praia!
Eu sei que tenho dinheiro para enviar um missionário para pregar o evangelho nos países muçulmanos, mas estou precisando tanto de umas roupas novas.
Gostaria tanto de ter uma vida consagrada com Deus, mas gosto tanto de um homem casado.
Queria tanto me envolver com a igreja, mas estes negócios ilícitos me dão um dinheirinho que me ajudam tanto... Sem isto eu não sobreviveria.
- Egocentrismo x Altruísmo - O ser humano só pensa em si mesmo nos seus problemas, nas suas necessidades, nos seus sonhos. É muito difícil abrir mão de si em favor do outro.
- Desejo de ser servido x Servir a outros. - Desejamos um encontro com Deus, desde que não tenhamos que servir a outros.
- Pretensão de liderar x Submissão de ser liderado. - Muita gente deseja um encontro com Deus não para ser ensinada, admoestada, conduzida, mas porque deseja um aval divino para se projetar como líder. Deus quer liderar os seus servos, mas muitas vezes o servo quer apenas usá-Lo para se afirmar.


4) Implicações e resultados da luta do homem com Deus
No encontro do homem com o Senhor gera consequências:
4.1 - O homem é desconjuntado. Diante de Deus o homem não pode ficar em pé. Somos quebrados por sua majestade.
4.2 - O homem se agarra com Deus. É necessário se agarrar com o Senhor com todas as nossas forças.
4.3 - O caráter é mudado. Jacó foi mudado de enganador para campeão de Deus.
4.4 - Deus se torna um amigo. Quando encontramos com Deus, recebemos a salvação.
4.5 - A marca de Deus. Deus marca a pessoa, mesmo que esta se afaste dos caminhos do Senhor, jamais perderá a marca no coração.
4.6 - Testemunho eficaz. Influencia outras pessoas e gerações. Todos reconheceram o encontro de Jacó com Deus, e o Senhor ia cumprir nele sua promessa.


Conclusão: O encontro do homem com Deus é inevitável. Apesar do homem fugir, evitar, esconder-se, isto sempre acontece. É quando Deus vai de encontro ao homem para confrontá-lo com o seu pecado, com sua incapacidade, com suas necessidades interiores. Cabe ao homem vencer Deus e sair marcado deste encontro, tendo-O como amigo e sair de posse da sua benção.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem