Há quantos anos vens sofrendo?

Texto Base: Marcos 5.25-34

Introdução:

- Muitas vezes as pessoas sofrem e não sabem por que sofre, todo sofrimento tem sua origem.

- Sofrimento é angustia, é pesar, é dor, é desencanto, é solidão, é falta de paz, é falta de ser amado e amar, é frustração, por uma vida conjugal que não satisfaze uma vida espiritual sem garra, sem compromisso, sempre a desejar:

Sofrimento angustia:
· Pode ser consequência do pecado,
· Pode ser por descuido de cuidar de sua saúde,
· Pode ser porque não tomou as precauções quando sentiu os sintomas de sua doença.
· Pode ser um castigo por causa de não tomar posição no Reino. Damos a palavra e nos esquecemos de que temos um compromisso com Deus. Em atender as responsabilidades, atender ao seu compromisso com o Senhor.
· Pode ter origem financeira, porque o seu pecado consiste em gastar as coisas sagrada em suas coisas e não entregar no tesouro.
· Pode ter origem de as coisas de Deus para você está no segundo plano, não para você o primeiro do reino.
· Pode ser para que as tuas atitudes tenham ofuscado gloria do Eterno. Dificultado Deus, agir com sua ação curadora, se manifeste em sua vida.
· Pode ser que o teu pesar, sofrimento, angustia, decepção esteja ligada de que você só é crente, só é santo quando esta no templo, mas em sua casa, em seu trabalho você não é referencial do reino.
· Difícil esgotar a causa de tantos anos de sofrimento.
- Importante que neste estudo bíblico, você pode fazer a tua avaliação para saber como é o teu sofrimento.

- Assim como esta mulher sem nome, sua fé se fez notória para receber a sua cura, você também receba do Senhor a graça para sua vida.

- Importante neste dia tomar consciência e mudar mude a tua maneira de pensar, e tua maneira de agir vai mudar.
- A pessoa leva as coisas espirituais com a barriga, e quando os problemas no lar, no trabalho, na comunidade se acentuam, não sabemos por que, e pensamos que somos vítima, procuramos culpado e não assumimos a nossa culpa, o nosso descuido, a nossa tontice.
- Importante ler a citação Bíblica em sua Bíblia. Mc 5. 25. “E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue”.

Propósito deste estudo:

Dar uma oportunidade de analisar, avaliar, pesar, detectar a origem dos sofrimentos, as dores do corpo e da alma, receber do Senhor Jesus a libertação e a cura completa.

Há quantos anos a mulher vinha sofrendo?
- Há 12 anos.

- Isto nos leva a pensar de que podemos estar padecendo há muitos anos como esta mulher, e não saber como se libertar de essa dor.
Há quanto tempo você também vem sofrendo?
- A hemorragia desta mulher fazia 12 anos, de maneira que ela estava alquebrada, esquelética, já sem força para continuar a viver.

- A hemorragia é uma perda de sangue, e sangue vida, portanto ela estava perdendo a sua vida.
- Os sofrimentos a que somos submetidos, leva a oportunidade de ser feliz, de nos integrarmos nos propósitos da vida.

- Os sofrimentos causam alteração de comportamento e conduta, leva as pessoas a sequências de decepção.
Como esta mulher padecia?
Marcos 5:26 - E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior.
- Nas mãos de muitos médicos: Médicos são pessoas, isto quer dizer que podemos sofrer nas mãos das pessoas. Que tipo de pessoas?
- Esposo, esposa, filhos, pais, parentes, amigos, companheiros de trabalho, patrão e outras pessoas com que convivemos.

- A maneira, que somos tratados, caluniados, invejados, não valorizados, maltratado, não honrado, roubado, debaixo de continuo chicote de maltrato.

- Podemos sim sofrer nas mãos de pessoas. Tem algo parecido em tua vida? Quem é que faz você sofrer e por quê?
- Tendo despendido tudo quanto possuía: Pode ser bens, como também paciência, bondade, perdão, ajuda constante, dar, fornecer, suportar. Mas acabou!

- Não suporto mais!

- Estou à beira do desespero. Vou jogar a toalha!

- Às vezes na esperança de que amanha vai mudar as coisas, a pessoa vai se moldar vai entender e vamos dando oportunidade, tempo, mas o sofrimento se prolonga.
- Sem, contudo nada aproveitar: Quanto mais tempo se dá, paciência, mais recursos, oportunidade, perdão, ajuda de um jeito e de outro. As coisas vão piorando.
- Antes, pelo contrario, indo a pior: Isso acontece nas vidas de muitas pessoas, o tempo vai ficando perdido e a doença, o sofrimento se agravando, a força vai acabando a esperança já se esvaiu.

- Isto aconteceu na vida de esta mulher sem nome, mas tinha nome a sua doença HEMORRAGIA! Neste estado desesperador... Aconteceu algo diferente!
- Na Igreja, o papel é invertido: Os membros fazem a Igreja gemer, é duro suportar pessoas que não mudam, nunca cumprem com o seu compromisso, nunca chegam na hora, sempre tudo atrasado, não cresce, não melhora, é um potencial, porém não se pode depositar confiança porque falha.
V.27 – Ouviu falar de Jesus:
Ver v. 27 Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.
- O que ela deve ter ouvido sobre Jesus o profeta Nazareno? Que ele era um profeta de milagres: A fé conduz a uma ação!
· Abria os olhos aos cegos – Marcos 10.46-52
· Curava os leprosos – Marcos 1.40-45
· Fazia os paralíticos andar – Marcos 2.3-12
· Curava todas as enfermidades – Marcos 3.10
· Libertava os endemoninhados – Marcos 5.1-20
· Ressuscitava os mortos – Marcos 5.36-43
· Alimentava a multidão – Marcos 6.30-44
· Não havia doença que não curasse– Marcos 6.53-56
- O que você até o presente momento sabe de Jesus?

- Analise virando o adverso, Ex. Abria os olhos aos cegos... Mas continua cego...
- Abria a boca dos mudos... Mas continuas sem orar, sem cantar, sem testemunhas
- Fazia os paralíticos andar... Mas continua atado aos teus preconceitos, passado, com raiva de alguém , sem andar em direção dele.
- Fazias os surdos ouvirem... Mas continua sem entender qual seja a sua vontade e seu propósito em tua vida...
- Ressuscitava os mortos... Mais ainda não tem vida em abundancia que ele dá, estas vegetando...
- Um Jesus tão maravilhoso, de tanto milagres, não seria nada impossível curar uma Hemorragia?

- Havia problemas sério que ela teria que enfrentar! Nesse estado de sangramento ela era imunda, não podia circular no meio da multidão, outro era o seu estado de fraqueza em que se encontrava vencer essa multidão, não ser percebida, notada, era coisa impossível. Mas pela cura teria que enfrentar.
- Muitas vezes nossa situação é também como de esta mulher, vencer dificuldades para alcançar a benção. Estamos cheio de preconceitos! De heranças que não tem abençoado a nossa vida!
- Ela estabeleceu um ponto de contato: V.28 – Ela dizia: “Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada”.

- Há uma tão grande necessidade ter fé, sem fé é impossível receber o milagre da cura, o perdão dos pecados, terem a comunhão com Ele, se tornar filho de Deus!

- Ela reconhecia sua indignidade, nem sequer dirigir-lhe a palavra ela queria. Tão somente tocar nas suas vestes seria o suficiente para receber a cura.

- O exercício da fé que cura, liberta, salva v. 27
“Veio por de trás da multidão, tocou-lhe nas vestes...”
- A fé é um elemento que deve ser exercido, a fé não é mera utopia, e algo real.
- A fé nos une as grandes possibilidades de vitória em nossa vida.
- A fé oportuniza Deus agir, ela um veiculo de realização do impossível aos olhos humanos.
- A fé move a Deus operar milagres em o nome de Jesus: Produz Cura, Salvação, perdão de pecados, reconciliação, faz usufruir as bênçãos, as promessas, os pactos, os compromissos do Eterno com o seu povo. Gera qualidade de vida.
- A fé é um processo tem começa, meio e fim; Fé num desejo, expressa na oração, num pedido que se faça a Deus.
- A fé também é a doutrina também: Em que nos cremos!
- A fé é Colocar em prática os mandamentos, ordenanças, estatutos, tradições de nossos antepassados. A fé leva você a amar a sua congregação, lutar por ela, contribuir para que ela tenha fundos, meios para fazer a obra.

- O incrédulo não dá os dízimos nem oferta, porque não crê que pode ser parceiro da divindade.

- Sabe o que é oferta: É aquilo que vai te fazer falta. Você dá por fé, você semeia na obra fértil que vai geral salvação, cura, evangelismo, missões.
- A fé leva a pessoa a vencer as dificuldades: Mulher corajosa, sabendo que descoberta podia ser morta, expulsa, apedrejada, pela sua saúde teve que enfrentar a multidão, a fraqueza, o olhar perspicaz de Jesus.

- Se você não vencer tuas dúvidas, tua soberba, teu orgulho, as mil e umas dificuldades, se antepõem as bênçãos.
V. 29 – Ao tocar a veste, correu para seu corpo uma energia salutar de vida: E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo.

- Milagre divino vem diretamente de Jesus, energia, poder, graça, concerta o errado, dá o equilíbrio, ele o dom Divino do milagre para nossas vidas.

- Vejam quais são as tuas dificuldades que deves vencer empecilhos a transpor, óbices a enfrentar...

O toque de fé parou a multidão, pois a fé não se pode esconder!
- A fé sobrepuja dificuldades, transpõe barreiras, não tem medo, é corajosa, é guerreira, não tem vergonha do passado do presente, nem do que há de vir.
- Vv.30-33 – Quando acudimos devido ao nosso sofrimento a Jesus, e lhe tocamos através de nosso pedido, oração, suplica, ou pedimos que alguém orasse por nos. Ele atende!

- Amor é fé não se pode esconder. Assim o contrario disso também não se pode esconder. Atraso, irresponsabilidade, mexericos, brigas, falta de vontade, insensibilidade.
- O pontual, o responsável, o que serve o que faz acontecer, o recepcionista, o diácono, o professor, o obreiro voluntário – não se pode esconder.
- Ele pergunta: Quem me tocou nas vestes? Quem sabe: Quem quer me tocar hoje ou pedir-me alguma coisa?
- O toque de fé produz energia da fonte, que dá, quem tem, sente quando ela é usada.

- As pessoas são tocadas, transformadas, curadas e libertas dos seus sofrimentos. Visto que a fé não se pode esconder.

- A multidão parou no meio da rua. Jesus olhava ao seu redor para ver quem fizeram isto.

- Ela imediatamente se identifica, pois o milagre também não se podia esconder.

- Ela já viera uma vez para tocar Nele, agora ela vem para dar testemunho do milagre ocorrido em seu corpo.

- Ela se prostra se ajoelha e declara a sua cura.

- Quanto é necessário confessar a operação divina em nossas vidas!

A fé Tornou evidente o milagre:
- Poucas pessoas querem assumir o milagre em sua vida, muitos querem a benção e não o abençoador.

- Quer a graça não quer quem dá a graça.

- Acontece que a relação com Deus é um processo. Vamos recebendo as coisas sob medida e de acordo a nossa fé.

O que a mulher ouviu de Jesus? V. 34
- Filha: isto quer dizer filiação, relação de pai e filha. Seu feito de fé a constituía membro da família de Deus.

- Esta relação esta a nossa espera, Ele quer nos constituir membro de sua família, pois com isto herdamos todas as promessas, João 14.13-14; João 15.7; João 1.12.

- Hoje Ele quer te fazer herdeiro de todas as graças ao seu dispor.
- A tua fé: Jesus citou a grandeza de sua fé, demonstrado por um toque nas pontas do dedo trêmulo desta mulher esquelética e definhada.

- É necessário entregar-nos ao poder da fé, sem a qual não há relacionamento com Ele, sem a qual a sua Palavra não tem efeito, sem o qual nossas atitudes não fazem sentido para Deus.

- Fé é crer, obedecer, humilhar-se, entregar-se, admitir que ele vá agir aceitar já o milagre mesmo antes de acontecer.

- A única coisa que move a Deus é a fé.
- Salvou-Te: Salvar quer dizer o que? Tirar da ruína, livrar do perigo, conservar em vida, manter em bem estar.

- A salvação não diz só respeito à cura física, mas a sanidade da alma, da relação com Deus.

- O pecado como consequência tem a condenação e morte eterna, a ação de Deus através de Jesus Cristo o seu filho é salvar, curar, habilitar, dar condições. Filha, tua fé te salvou...! Que maravilha!
- Vai-te em paz: Umas das coisas que Deus almeja é que tenhamos paz (Shalom)

- À fé nos justificam perante Deus para termos paz com Ele. Romanos 5.1;

- A fé demonstrada por esta mulher sem nome, porém com uma fé evidenciada, registrada pela história, a levou a ter paz-saúde, paz-espiritual, pois diz que isto era um flagelo-castigo, acoite, tortura, suplicio desgraça, (V.29... Curada do seu flagelo.)

- Quando temos paz com Deus é tudo quanto precisamos, apesar das lutas que continuamos a enfrentar enquanto vivermos.
- Fica livre do teu mal: Existem demônios de enfermidades, de persecução, de sofrimento, de inveja, mal olhado, milhares de coisas.

- Precisamos de esse poder que liberta que tira da prisão, que quebra os grilhões, que desfaz as correntes que fazem sofrer...

- Assim podemos servir a este Jesus que opera milagres e nos recebe como filhos do Reino, dando-nos cidadania, comunhão com eles.

Conclusão:

- A Finalidade desde estudo é fazer você se avaliar perante os embates e lutas da vida, você tem uma oportunidade única de atar sua relação com o Senhor Jesus.
- Tua fé tem movido pessoas? Tem te tornado mais sensível?

- Ter feito de você uma pessoa voluntária para fazer a obra?
- Renove os teus votos nesta hora.

- Volte a tocar-lhe com compromisso, responsabilidade.

- Pactua com Ele, faça uma promessa, combina com Ele um acerto, aliança é submissão e obediência.
- Faça um contato de fé, seja através da oração, de tua entrega, da entrega dos teus fardos de decepções e ansiedade, a mesma coisa que aconteceu na vida de estar mulher pode acontecer contigo agora mesmo.
- O Senhor nosso Jesus o filho de Deus, quer te receber em sua família como membro, para desfrutar todas as promessas e alianças feitas a Abraham nosso pai na fé.
- Faça como esta mulher sem nome, como uma fé, porém que ficou notória e lhe proporcionou a cura, a libertação, a paz e salvação plena.

Observação:

- Se este estudo produziu alguma coisa em você, conte-nos para que possamos publicar em nossa revista o teu testemunho de salvação e cura.

prpablo@bol.com.br

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Com certeza este estudo me ajudou bastante. Venho sofrendo há quase um ano com meu marido que é pastor, pois ele leva consigo para evangelizar em outro estado uma irmã da igreja e depois disso começou a me desprezar...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem