Calebe – vencendo o negativismo incrédulo

Texto: Josué 14:6-15


Introdução: Em Números 13 e 14 encontramos Moisés enviando espias às terras de Canaã. Tratava-se de um grupo de 12 homens provenientes das 12 tribos de Israel. A intenção de Moisés era que eles fizessem um levantamento da situação da terra a qual iriam possuir. Ao voltarem, eles deram um relatório pessimista e incrédulo a respeito de algo do qual o Senhor já havia decretado uma promessa de posse para eles. Calebe e Josué ainda tentaram convencer o povo a lutar pela posse da terra, mas eles ficaram tomados de medo e incredulidade. Esta atitude resultou na ira de Deus, que impediu o povo de alcançar a promessa e a transferiu para seus filhos. Daquele povo, apenas Josué e Calebe entrariam na terra prometida (Nm. 14:23).

Depois de passarem 40 anos no deserto, finalmente, Josué conduziu o povo do Senhor para Canaã. Então, Calebe vai até Josué e pede sua herança. Seu desejo era possuir Hebrom. Josué lho dá tal lugar e, nesta narrativa podemos aprender lições preciosas de como vencer o negativismo.

O Negativismo incrédulo da Vida

- De Maneira Geral – A vida está cheia de pessimismo. O universo está abalado por causa do homem, a natureza sendo destruída. A violência tem aumentado em todo mundo, o número de casamentos desfeitos é crescente; filhos não respeitam os pais, pais são indiferentes a seus filhos; a ciência se desenvolve em áreas que amedrontam. Os relatórios da mídia não são os melhores e os jornais e as TVs, trazem notícias que nos desanimam a alma.

 

- De Maneira Individual – Há muito negativismo nas pessoas. Vemos jovens desanimados em estudar por que acham que não terão emprego. Homens e mulheres desistindo de suas famílias porque acham que não tem mais jeito. Pessoas se matando por que acham que não tem mais solução para os seus problemas. Cada dia, mais pessoas abrem mãos de seus sonhos, seus ideais, seus ministérios, suas famílias, de si mesmas, porque diariamente recebem mensagens negativas em relação às suas vidas.

Lutando Contra o Negativismo Incrédulo

- Ter Um Coração Esperançoso – Calebe diz que, também, quando o negativismo tomou conta de todos, ele assim falou positivamente. Afinal, era assim que ele “sentia no coração” (v.7).

 

- Ter Uma Mente Perseverante (v.8) – “Eu, porém perseverei em seguir ao Senhor Meu Deus”.

 

- Ser Animado Por Promessas Divinas (vs.10,11) – Calebe se confessa rejuvenescido pelas promessas de Deus. Fora tal promessa que mantivera sua força e combatividade durante todos esses anos (Dt. 1:35-36).

 

- Ter Razões Específicas Pelas Quais Lutar (v.12) – “Agora pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia”. Durante 45 anos Calebe lutara pensando no monte. Toda a sua vida teve um alvo muito claro. Ele se envolvera em muitas campanhas, porém sua mente nunca perdera o objetivo específico do monte do qual o Senhor um dia lhe falara (Nm. 14:22-24).

Aprendendo a Viver Com Positividade

- Não Desista de Lutar – Mesmo que os relatórios que a vida lhe apresente sejam negativos, não desista. Existe uma promessa de Deus para você que inclui restauração, salvação, libertação, suprimento e paz (Nm. 13:25-33; Sl. 112:7).

 

- Enfrente o Espírito de Covardia (Nm. 14:9c) – “O Senhor é conosco”. A vida é difícil, e muitas vezes ficamos inibidos pelas dificuldades e lutas diárias. A covardia promove acomodações. Não se acomode, tenha coragem, pois foi por coragem que Josué e Calebe herdaram a promessa (Js. 1:7-9).


Conclusão: A vida de Calebe deve injetar em nós disposição e perseverança. Enfrentado o espírito de covardia que promove rendição desde antes da luta começar. Calebe não teve medo de gigantes, nem de montanhas, porque ele sabia que o Senhor o ajudaria a conquistá-los. Calebe sonhou com a promessa. A nossa esperança é que você encontre sua “Montanha”, a referência do seu sonho é a terra prometida.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem