Sua luta com Deus

Introdução:

- Esta é a primeira mensagem de uma série de dez, que tratam das maiores lutas de sua vida. É baseada nos Dez Mandamentos, de Êxodo 20.

- Você conhece os Dez Mandamentos?

- Estarão eles fora de moda, ou são aplicáveis para os nossos dias?

- Recomendo a leitura do livro “As Maiores Lutas de sua Vida”, da Ed. Betânia, escrito pelo Pr Colin Smith. Temos exemplares disponíveis na livraria da PIB.
- Para muitas pessoas, os Dez Mandamentos são meras relíquias históricas, placas de pedra – válidas, talvez, por manterem a lei e a ordem na sociedade, mas de pouca relevância em sua aplicação na vida diária.
- Lutamos com o tempo, com a verdade e com a autoridade.

- Lutamos pela paz, pela pureza, pela satisfação. Deus nos fala nos Dez Mandamentos sobre essas lutas que nos põem à prova a cada dia. Por seu poder, podemos vencer cada uma delas.

- Deus quer ter um encontro com você nessas lutas a fim de lhe ensinar o significado do amor, e conduzi-lo a um relacionamento saudável e próspero, primeiro com ele e depois com os outros.

- Este início de ano é bem propício para esta reflexão, e a minha oração é que esta série fortaleça ainda mais sua fé em Cristo e lhe encoraje para ficar firme nas dez maiores lutas de sua vida.
“Não terás outros deuses além de mim” - Êx 20.3
- Os Dez Mandamentos refletem o caráter de Deus.

- O Deus que adoramos dá forma aos valores que possuímos e ao nosso estilo de vida.

- Se você escolhe um estilo de vida diferente dos princípios dos Dez Mandamentos, então precisa de um deus diferente.

- A primeira luta de Adão e Eva foi contra Deus. Ficaram confusos e tentaram se colocar no lugar do próprio Deus, conforme Gn 3.1-5.
Por toda a história, as pessoas procuraram substituir o Deus da Bíblia, inventando outros deuses que expressavam seus valores. Assim foi no Egito, com os deuses ligados ao rio Nilo(Osíris) ou ao Sol (Ra).

- Nos tempos modernos, o capitalismo coloca o dinheiro como deus. O hedonismo substitui Deus pelo prazer. O mundo se tornou uma praça de mercado para deuses.
O QUE HÁ DE SINGULAR NO DEUS QUE DEU OS DEZ MANDAMENTOS? POR QUE DEVEMOS SEGUÍ-LO?
Você precisa de Deus – e nenhum outro – porque:

1. ELE SE REVELOU A VOCÊ

“Então Deus disse a Moisés: EU SOU O QUE SOU”. Êx 3.14

- Moisés queria saber o nome de Deus. A resposta: Eu sou o que sou. Jeová ou Yavé, cuja tradução é SENHOR, com letras maiúsculas. “Eu sou Yahweh (o SENHOR) seu Deus”. Eu tenho um nome. Eu sou Deus e não qualquer um.

- O Deus da Bíblia é o que é. Ele não é o que desejamos que seja. Não é produto de uma cultura antiga. Ele é o que é. É o Criador e sustentador de todas as coisas. É imutável, auto-existente, e isso quer dizer que não depende de ninguém.

- Cada coisa criada é dependente. Escolas dependem dos alunos e professores. Profissionais dependem dos clientes e fabricantes. Igrejas dependem de membros e líderes. Seres humanos dependem do alimento, ar e água.

- Deus, contudo, não depende de ninguém. Ele existe no poder de sua própria vida. Ele é Deus, quer creiamos nele, ou não. Alguns o amam, outros o odeiam, mas nenhum de nós pode evita-lo. Ele é o que é.

- O nome de Deus o põe à parte de quaisquer outros deuses. Eles foram invenções da história humana, produtos de culturas, que surgem e desaparecem a seu tempo. Ninguém hoje adora Baal ou Dagon, deuses que foram enterrados junto com as civilizações antigas.

- O Deus da Bíblia – Yaweh, porém, é o que é. Sempre foi e sempre será. Não foi criado por nossas palavras. Ele nos criou pela Palavra, por isso está absolutamente certo ao dizer: “Não terás outros deuses além de mim”.

- Deus se apresentou assim para Moisés, e é assim que ele se revela também hoje. É o mesmo Deus, é o mesmo Senhor. Você já teve um encontro com ele?

2. O AMOR DE DEUS É INCONDICIONAL

“Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão”. Ex 20.2
- Deus sempre esteve comprometido com o bem de seu povo, e é por isso que ele apela aos israelitas para que sigam seus mandamentos e assim serem livres da escravidão.

- 400 anos como escravos no Egito, mas Deus interveio e os resgatou. Mandou pragas, abriu o mar e destruiu os inimigos.Quando clamaram, ninguém mais os ouviu, somente Deus. Ninguém viu futuro para aquela gente, mas Deus viu e desceu para socorre-los.

- Você nunca estará pronto para abraçar a Deus completamente até que esteja convencido de que ele é bom.

- Muitos pensam que os Dez Mandamentos são um discurso de um Deus autoritário, que tenta impor sua vontade sobre os outros.

- Moisés recebeu os mandamentos como a palavra de um Deus apaixonado que entrega tudo para ganhar a afeição da amada.

- A razão pela qual devemos fazer de Jeová nosso Deus e seguir seus mandamentos, é que ele é Deus e é bom.

- No NT descobrimos que o “EU SOU” se fez carne na pessoa de Jesus. Ele é Yahweh (o EU SOU) conosco. Foi por isso que ele disse:
“Antes de Abraão nascer, Eu Sou!” Jo 8.58
- O mesmo Deus que entregou o Dez Mandamentos a Moisés fala a nós por meio de Jesus Cristo, que desceu do céu para nos trazer maior livramento que o resgate do povo de Israel no Egito.

- Cristo veio ao mundo para nos libertar da escravidão do pecado, da morte e do inferno. Na cruz, ele deu a sua vida para libertar você, e ele está dizendo: “Eu sou o Senhor seu Deus. Eu me entreguei por você. Não coloque outros deuses diante de mim”. Você resisti a este apelo? Tem amor maior?
Você precisa de Deus porque

3. ELE CONVIDA PARA UM RELACIONAMENTO

- O primeiro mandamento trata de amor e lealdade mútuos. Deus nos ama e ele espera que tenhamos afeição por ele. O namorado, o marido, a esposa, esperam de volta, o amor que oferecem. Deus também deseja que o apreciemos, honremos, que o desejemos, que o temamos, confiemos nele, que clamemos por ele, que lhe sejamos gratos.

- Significa dar mais importância a Deus do que qualquer outra coisa, porque é isso que Deus faz com você.

- Como cristãos, nós nos reunimos para adorar porque queremos cultivar nossa afeição por Deus. Em qualquer relacionamento, o amor precisa ser renovado e reabastecido. O amor por minha esposa é renovado quando passo tempo com ela, e experimento a cada dia a pessoa maravilhosa que ela é.

- O amor revigorado sustenta o casamento e guarda marido ou esposa de serem atraídos por outra pessoa.

- De uma forma bem mais grandiosa, é nossa resposta ao amor de Deus, e o constante renovar do nosso amor por ele. Por isso, nesta quarta-feira, dedicamos ao Senhor um dia de jejum e oração aqui na PIB. Colocamos nossas vidas e sonhos para 2008 aos seus pés. Nos submetemos a Ele e ao seu plano para as nossas vidas.

4. QUALQUER OUTRO “DEUS” OFENDE AO SENHOR

- É preciso abandonar tudo aquilo que fere a santidade de Deus. Os pecados que quebram o primeiro mandamento têm algo em comum: todos eles substituem Deus.
“QUANDO ALGO OU ALGUÉM ALÉM DE DEUS GANHA POSIÇÃO DE CONTROLE EM SUA VIDA, QUEBRA-SE O PRIMEIRO MANDAMENTO, POIS ESSA POSIÇÃO PERTENCE SOMENTE A ELE”. Colin Smith
Alguns pecados que quebram o primeiro mandamento:
Orgulho, idolatria, paixões cegas, superstição, consulta a espíritos, médiuns ou cartomantes, permitir que outros governem sua consciência, ensinar ou crer que todas as religiões conduzem a Deus (o que coloca todos os deuses no mesmo nível).
- O desespero também quebra o primeiro mandamento.

- Como nos desesperar se o Senhor é o nosso Deus?

- O desespero vem quando queremos algo, ficamos decepcionados por não consegui-lo, e isso se torna mais importante que nosso amor fiel a Deus.
Você precisa de Deus, e somente dele porque

5. NELE ESTÁ A VERDADEIRA LIBERDADE

“Não terás outros deuses diante de mim”
- Parece contraditório, mas o primeiro mandamento traz muitas e maravilhosas bênçãos àqueles que seguem seu caminho. Fazer do Senhor o seu Deus, libertará você do domínio de forças que podem de algum modo governar a sua vida.

- Ex: pais arrogantes, amigos manipuladores, líderes autoritários, vícios incontroláveis.

- Nesses relacionamentos anormais, alguém ou alguma coisa asume o lugar que pertence a Deus. E isto é escravidão!!!

- Deus quer libertar você de toda forma de opressão. Ele deixa isso claro no primeiro mandamento. Guardar este princípio o livrará de paixões cegas, de falsas religiões e filosofias, e do domínio que outros tentam exercer sobre você.
- Nenhum homem tem o direito de tomar o lugar de Deus.

- Hitler tentou ser o “dono do mundo”, e muitos acreditaram nele. Não há espaço para qualquer tipo de ditadura.

- No primeiro mandamento encontramos o alicerce da liberdade. Os que rejeitam os Dez Mandamentos em nome da liberdade descobrirão a longo prazo que a tal liberdade se perdeu, pois seu alicerce foi destruído.
- James Packer sugere outras trindades que competem para tomar o lugar da trindade divina: sexo, dinheiro e estômago; prazer, possessões e posição; futebol, empresa e família.

- São áreas legítimas, mas que podem se tornar áreas de pecado se forem mais importantes que o doador delas. É o perigo da idolatria.
O QUE DOMINA SEUS PENSAMENTOS, METAS E CONVERSAS? QUAL É O PRIMEIRO AMOR DE SUA VIDA? ESSE SERÁ O SEU “DEUS”.

Conclusão:

- O primeiro mandamento não deixa nenhum espaço para um “se”, “mas” ou “quando”, pois aí você estará colocando algo no lugar de Deus.

- Se você diz sim a Deus, mas diz: “se me deres saúde”, ou “se abençoares minha família”, ou “se resolveres esse problema”, então é a saúde, a bênção para a família, a resolução do problema que ocupará o lugar de Deus.

- O primeiro mandamento é a nossa maior luta porque sempre queremos estabelecer condições. Queremos usar Deus em vez de deixar que ele seja Deus.

- Ao fazer de Cristo o Senhor de sua vida, você pode se colocar em situações difíceis.

- Os nove mandamentos que se seguem descrevem a vida à qual Deus quer nos conduzir. Cada um deles implicará numa luta. Entretanto, Deus o está chamando para dar um passo de fé, crendo que ele é Deus e é bom.
Você está pronto para abraçar ao Senhor como o seu Deus incondicionalmente?

Pr. Luiz Sanches

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem