O que tem limitado você?

Texto: Mateus 25.14,15

Introdução

> Deus tem mais para nós! Como podemos maximizar o potencial que Deus tem nos dado?
> Parábola dos Talentos: Deus deu mais a quem tinha mais capacidade. O que você tem feito para aumentar sua capacidade? Pense em passos práticos!
> Diante de textos como Ef 1.3 e Jo 10.10b, como explicar o fato de estarmos tão limitados?
> Cuidado com a tendência de colocar a culpa em outros. A maioria das vezes a culpa é nossa, nós nos limitamos, nós somos nosso maior inimigo!

Transição: Vejamos algumas razões de estarmos nos auto-limitando:

I. Medo do Fracasso

> Os covarde, tímidos e medrosos que desistiram de lutar com Gideão – Jz 7.3
> Os verdadeiros fracassados não são os que tentam algo e não conseguem. Os verdadeiros fracassados são os que nem tentam.
> Ler os 10 mandamentos para os pensadores de possibilidades do livro “Você pode ser quem deseja”, de Robert Schuller, Ed. Vida, págs. 18,19 (os 10 mandamentos para os pensadores de possibilidades encontram-se neste blog).

II. Tirania de Recordações Desagradáveis

> Fp 3.13
> Por que não tentar novamente? Tome os cuidados necessários e vá em frente!
> “Não tenha medo de que se prosseguir terá mais experiências ruins. Tema, antes, que se não tentar de novo perderá sua grande oportunidade de começar a ter uma vida realmente feliz!”

III. Falta de Descontentamento com a Situação Atual das Coisas

> Não quer dizer que você não esteja grato a Deus pelo que Ele tem lhe dado, mas que você sabe que com a força de Deus você pode ir mais longe!
> Ex. Davi diante do conformismo de Israel em relação às afrontas de Golias – 1 Sm 17.26b
> Temos que estar abertos a mudanças. Embora algumas coisas sejam imutáveis (Deus, sua Palavra, a sã doutrina), estamos vivendo em um mundo em constante mutação. É hora de questionar paradigmas antigos!

IV. Insistência no Isolamento

> Por que as pessoas se isolam? Ego, insegurança, ingenuidade e temperamento.
> Pv 18.1

V. Atitude Negativa

> A incredulidade de Israel ante a possibilidade de conquistar a Terra Prometida – Nm 13.31
> Aquelas pessoas que estão sempre reclamando, murmurando, só se concentram nos aspectos negativos da vida.
> A diferença entre uma pessoa com atitude negativa e uma pessoa com atitude positiva: A pessoa com atitude negativa não consegue ver nada de bom acontecendo ao ser redor e ainda permite que todas as coisas ruins (negativas) que lhe acontecem ou lhe cercam dirijam sua vida. A pessoa com atitude positiva é aquela que usa as coisas boas como um trampolim e encara as coisas negativas como uma oportunidade, um desafio!

VI. Falta de Segurança

> Precisamos ter segurança pessoal que advêm de nossa segurança, nossa fé em Deus.
> Davi – 1 Sm 17.32. A segurança e confiança se constroem passo a passo – Ver 1 Sm 17.34-37 (Saul teve que se render à confiança e segurança que Davi mostrou).
> “Nenhuma quantidade de competência pessoal compensa a insegurança pessoal. Se você permitir que suas inseguranças ocupem o melhor de você, será inflexível e relutante para mudar. E não há crescimento sem mudança”.

VII. Falta de Disciplina

> Nosso maior desafio não é liderar outros, mas liderarmos a nós mesmos. Quem não consegue se auto-liderar, não pode liderar nada e nem ninguém.
> Existem pessoas que têm um grande potencial, mas não conquistam nada, pois não têm disciplina. Acordam tarde, não têm tempo devocional (o que é uma prática importantíssima para se obter equilíbrio interior!), não tem sabedoria para gastar seu dinheiro, não se submetem à liderança, etc.
> Talento não é tudo! Precisa ser acompanhado de algumas características, entre elas a disciplina!
> 1 Co 9.24-27

VIII. Falta de Direção

> Falta de alvos, metas, propósitos definidos.
> Mire em nada e acertará em nada! Quais são seus objetivos de vida, pessoais, familiares, profissionais, estudantis, espirituais (deveriam vir primeiro!), ministeriais, etc.
> É importante escrever seus alvos, metas e propósitos!
> Alguém já disse que Meta + Sacrifício = Êxito!
> Fazendo a coisa errada no lugar errado – Se estiver assim vai se frustrar, prejudicar outros e a si mesmo. Procure estar no lugar certo, fazendo a coisa certa, pelos motivos certos!
> Paulo disse: “… prossigo para o alvo …” (Fp 3.14).
> “A maioria dos grandes sonhos dos grandes sonhadores não são realizados, são superados”

IX. Tendência de Jogar Tudo para Deus e Não Assumir nossa Responsabilidade

> Existe uma parte que realmente só Deus pode fazer, mas existe uma parte que compete a nós e que Deus não fará em nosso lugar!
> Na ressurreição de Lázaro (Tirem a pedra!), na travessia do Rio Jordão (coloquem o pé da água), no dinheiro para o pagamento do imposto (Pedro, vá pescar), na pesca maravilhosa (Lancem a rede do outro lado), etc!
> Se ficarmos esperando Deus fazer tudo por nós, sabe quando vamos conquistar algo? Nunca!
> 1 Co 3.6 – Deus deu o crescimento, mas Paulo teve de plantar e Apolo regar!

X. Existência de Pecado

> O pecado é algo que nos paralisa, pois ele traz culpa. A culpa não é um sentimento positivo, mas negativo. A culpa traz um grande peso, causa prostração.
> Ao pecar, mudamos o foco de nossos objetivos para colocá-lo na tentação que estamos sofrendo e no pecado que nos assedia!
> Todos nós (inclusive eu) temos que travar uma luta muito ferrenha para não pecar. Todavia, não podemos vencer com nossas próprias forças, mas somente com a força do Espírito Santo. Daí a necessidade de nos mantermos em comunhão constante com Deus, orando, meditando em sua Palavra e congregando com os irmãos (seja no templo, seja nas casas)!
> Veja como o pecado nos limita – Hb 12.1b (O pecado nos impede de correr com desembaraço).
> Ex. Sansão. Brincou tanto com o pecado que de sacerdote de Deus se tornou palhaço dos seus inimigos! Jz 16.25.

Conclusão:

Não permita que nada e ninguém (nem você mesmo) limitem o grande potencial de bênçãos que Deus tem colocado em suas mãos! Vamos marchar rumo à vitória!

 

Pr. Ronaldo Guedes Beserra


Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!
Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

O que tem limitado você? Reviewed by Aldenir Araujo on 6/04/2012 Rating: 5

Um comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!

All Rights Reserved by Esboços de sermões © 2014 - 2016
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.