O chamado pastoral

“Escrevo-te estas cousas esperando e ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques cientes de como se deve proceder na casa de Deus, que é...

“Escrevo-te estas cousas esperando e ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques cientes de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.” II Timóteo 3:14,15

- Deus separou Paulo e Timóteo para cuidar e pastorear seu povo. Timóteo foi escolhido ainda jovem para servir e pastorear o povo de Deus Tinha ele aproximadamente 13 anos quando na primeira viajem missionária de Paulo ele ouviu o evangelho e se converteu. Aos dezoito anos na segunda viajem missionária de Paulo, ele o escolhe para o discipular e ser um cooperador da obra de Deus.

- Timóteo se torna um dos maiores cooperadores de Paulo e pastoreia várias cidades da Macedônia: Tessalônica, Coríntios, Efésios.

- Timóteo deixa marcas como pastor em diversas comunidades cristãs.

- Muitos são chamados por Deus para serem pastores, servos, ministros, para ensinar como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.

A excelência do ministério pastoral

“Fiel é a palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.” I Timóteo 3:1

- A consistência do ministério pastoral está em pregar a Palavra de Deus. “ Prega a palavra…”Vs 2

- O poder desta palavra na vida daqueles que ouvirão as palavras de Deus serão muitos e bastante abrangente:

- Restaurar personalidades, trazer luz, vida e esperança num mundo de trevas, misérias e pecados.

- Apascentar, fortalecer, buscar, curar, ligar, alimentar livrar, cuidar, proteger. Ezequiel 34: 3-4,12-16

- Conhecer e cuidar. Provérbios 27:23 “Procura conhecer os estado das tuas ovelhas, e cuida dos teus rebanhos.”

- Dar a vida. João 10:11 Amar, corrigir, discipular, formar, dar exemplo, soerguer, consolar,formar indivíduos para uma sociedade mais justa e fraterna, onde o egoísmo, e o pecado não mais existam; onde as desigualdades sejam extintas.

- Promover conversões de pais aos filhos, de filhos aos pais, esposos e esposas, conseqüentemente posteridades de bênçãos para a cidade e nação.

- Ser referencial, padrão, paradigma de justiça, integridade, retidão, fidelidade e amor.

- O mundo procura modelos para seguir (ali vai um homem de Deus), e o ministro de Deus tem que ser este modelo de: Pai, filho, marido, pastor, chefe de casa, colega de ministério, amigo, cidadão.

- Pregar a palavra, é a função básica do pastor. Para tanto, ele vai precisar de tempo, leitura, pesquisa e regá-la constantemente com oração. “ Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.” Vs. 13; I Timóteo 4:13-16 “ … e, quanto a nós , nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.” Atos 6:4

- O pastor que não se esmera na leitura, na pesquisa, fica muito limitado em sua cultura e logo a igreja perceberá sua superficialidade nos assuntos abordados.

- O equilíbrio e a moderação do pastor. “ Sê sóbrio em todas as cousas”. A obra é de Deus, somos cooperadores da obra D’ele; nem tudo o pastor pode fazer. As muitas canseiras do ministério provêm do pensamento falso de que somos os tais, o super homem, super marido, super crente. Na verdade somos de carne e ossos, sujeitos as mesmas fraquezas que os demais. Hebreus 5:1-4

- As lutas e percalços do ministério. “Suporta as aflições” Vs. 5
Abandono de amigos e companheiros. Vs.9-12,16 O desabafo de Paulo em II Timóteo 4:10 é forte: “Porque Demas tendo amado o presente século, me abandonou…” “a minha primeira defesa ninguém foi a meu favor; antes todos me abandonaram.”

- Solidão, tristezas. Ingratidão, perseguição. Vs 14,15 (Alexandre, o latoeiro)

- Tentações. Voltar atrás, desviar do alvo. Problemas familiares, finanças. Lutas espirituais e materiais.

- Quem pensa que a vida de pastor é leve e sem lutas está muito enganado!

- Cumprir até o fim o ministério. “ cumpre cabalmente o teu ministério”. Vs.5

- Pastor não pode abrigar ressentimentos dentro de seu coração.
“ Traze-me Marcos, porque me é muito útil ao ministério.” Vs. 11 Marcos era aquele que no começo do ministério missionário de Paulo, o abandonou no meio da viajem, criando posteriormente uma grande discursão entre Paulo e Barnabé, em relação a ida ou não de Marcos para a segunda viajem missionária. “ Que isto não lhes seja posto em conta.”Vs. 16

- A pior cousa que pode acontecer na vida de um pastor é ele ficar amargo, crítico, reclamão, certamente está fadado ao fracasso, a derrota e um ministério fracassado.

A força do que sustenta o ministro do evangelho

“ Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.” Provérbios 24:10
“Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará também de toda a obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém” II Timóteo 4:17,18
- Assistência pessoal de Deus. “… me assistiu”. Vs. 17 Revestimento de forças. “ …me revestiu”. Vs. 17 Usado com um propósito santo. “ …para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida”vs. 17 Livramento de toda a obra maligna. Vs. 18 “ O Senhor me livrará também…” Segurança garantida para a eternidade. Vs. 18 “… e me levará salvo para o seu reino celestial.”

Quais os perigos de desviar do chamado de Deus

- Fazer o que não lhe compete. Ao pastor não compete fazer o trabalho de pedreiros, administrador, telefonista, eletricista, diáconos, na igreja. Seu trabalho fundamental é cuidar de ovelhas.

- Certo irmão quando soube que o pastor ia servir em outra igreja, perguntou dele: “ E agora pastor, quem vai terminar a construção da igreja, tendo em vista que era o senhor que construía? No que o Pastor lhe respondeu. “ Você não quer um Pastor mas um pedreiro.”

- Dominar e impedir os ministérios. Auto-suficiência. Stress, canseiras. (Acúmulo de atividades que não lhe compete)

Conservando a pureza do ministério

“… e, quanto a nós , nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.” Atos 6:4

- Oração e Ministério da Palavra.

- Ministério da Palavra. (Estudo, dedicação, esmero, disciplina) Bíblia, livros devocionais, revistas, cultura.

- Oração na vida do Pastor. (Oração é combustível diário que alimentará o pastor na intimidade com seu Deus para fazer o trabalho pastoral).

“Muito oração, muito poder, pouca oração pouco poder, nenhuma oração, nenhum poder.”


Pr Francisco Nascimento

COMMENTS

POST A COMMENT
Nome

Adoração Aniversário de 15 anos Ano novo Artigos Ceia do Senhor Células Dia das mães Dia dos pais Discipulado Ebook Esboços de sermões Estudo biblico Família Finanças Frases Fúnebre Ilustrações Liderança Louvor Natal Páscoa Pensamentos Pregação Sexualidade
false
ltr
item
Esboços de sermões: O chamado pastoral
O chamado pastoral
Esboços de sermões
http://www.esbocosdesermoes.com/2012/06/o-chamado-pastoral.html
http://www.esbocosdesermoes.com/
http://www.esbocosdesermoes.com/
http://www.esbocosdesermoes.com/2012/06/o-chamado-pastoral.html
true
6840792579533277307
UTF-8
Nenhum artigo encontrado VEJA TODOS Leia Mais Reply Cancelar reply Deletar By Home PÁGINAS POSTAGENS Veja Todos RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISAR Not found any post match with your request Voltar a Página Inicial Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago