Elementos Que Conduzem à Vitória

Elementos Que Conduzem à Vitória

Texto: I Samuel 17:32 a 47

Vitória é uma palavra das mais agradáveis de nosso vocabulário; vitória é o que todas as pessoas desejam. Mas é necessário que nos conscientizemos que não existem vitórias sem as lutas; e por isso somos desafiados a lutar todos os dias de nossa vida, lutar e vencer.

Nossa luta é contra as circunstâncias da vida, e algumas se nos apresentam como verdadeiros gigantes; às vezes olhamos e trememos, achamos que é demais para nós, que é insuportável, e queremos esmorecer.

A palavra de ordem é: Vá em frente, pois a vitória é certa…

=> Na vida de Davi, a melhor fase foi a juventude. Ele foi um jovem temente a Deus, em tudo procurou obedecê-lo sendo submisso à sua vontade.

=> Teve grandes lutas em sua vida, enfrentou dificuldades terríveis. Uma de suas batalhas foi contra o gigante Golias, diante do qual todos tremiam ao ouvir sua voz desafiadora. Até mesmo os soldados mais experientes não tiveram coragem de enfrentá-lo.

=> Como Davi, nós precisamos aprender a lição, precisamos vencer o inimigo que se nos opõe, lembrando que, quanto maior for a luta, maior será a vitória, e que não há impossíveis para o Senhor. Mas para que a vitória seja certa, alguns elementos são necessários. Eles fizeram parte da vida de Davi.

Atente para os elementos que conduzem a vitória.

I - O primeiro elemento que conduz à vitória é a determinação.

=> Israel vinha passando um período muito critico, Saul havia desobedecido à ordem Divina – destruir os Amalequitas – conservando em vida o rei Agague.

=> Foi severamente repreendido por Deus na voz de Samuel, que em seguida ungiu a Davi rei de Israel.

=> E Saul ficou possesso de um espírito maligno, que o atormentava. Foi neste período critico que os Filisteus desafiaram Israel para a grande batalha. Enquanto o exército de Israel estava na expectativa da guerra, Davi estava no campo, apascentando as ovelhas de seu pai. Seus irmãos haviam sido convocados para a guerra.

=> Depois de alguns dias Davi fora enviado por Jessé para levar comida e saber como estavam seus irmãos; foi quando ouviu o grito do gigante Filisteu, que desafiava Israel para a peleja, mas não havia um homem em Israel com coragem para enfrentá-lo. Davi achou isso um absurdo! Onde estava a fé daquele povo? I Samuel 17.32.

=> Davi era um jovem DETERMINADO. Teu servo irá.

=> A determinação é um dos elementos mais importantes na vida de uma pessoa.

=> É elemento essencial para que alguém alcance a vitória. Não há luta enquanto não determinamos lutar. Precisamos determinar o que queremos em nossas vidas.

=> É você que determina o que vai fazer com sua vida. Se você tiver como alvo ser um mendigo, o será; se tiver como alvo ser um médico, o será.

=> É você que determina o que vai fazer com a própria vida. Infelizmente, muitas pessoas estão escolhendo para si uma vida de derrotas, porque tem como alvo as drogas, a vadiagem, a leviandade; quando poderiam estar fazendo grandes coisas.

Determine agora o que você quer de sua vida!

II - O segundo elemento que conduz à vitória é a coragem.

=> Davi era pastor de ovelhas e defendia seu rebanho. Vinha o leão e tomava uma ovelha; ele ia após o leão e o matava. Vinha o urso e ele o matava. Davi era um jovem de coragem. I Samuel 17.33,36

=> No reino de Deus não há lugar para medrosos; o crente por natureza da causa que abraçou, precisa ser uma pessoa de coragem.

=> Precisa ter coragem para enfrentar qualquer problema que venha sobre sua vida.

=> Precisa ter coragem para enfrentar criticas, zombarias, os familiares, a tradição, coragem para enfrentar colegas e amigos, coragem para dizer não ao pecado, para dizer não às ofertas do mundo, precisa ter coragem para tomar cada decisão e coragem para derrotar satanás. II Tm 1.7

=> Para ser crente é preciso ter coragem, pois os medrosos não entrarão no reino de Deus. Apocalipse 21:8. Precisamos lutar contra tudo que se opõe a santidade.

III - O terceiro elemento que conduz a vitória é a fé.

O que é Fé? Hebreus 11:1 e 6

=> Davi tinha sua fé posta em Deus; Davi era um homem de experiência com Deus.

=> Tinha certeza que o mesmo Deus que o livrara do leão e do urso, o havia de livrar do gigante Golias.

=> Eis mais um elemento indispensável para se obter a vitória. A FÉ. I Sm 17.37

=> A confiança se adquire pela experiência, a fé nos é acrescentada pela comunhão que mantemos com Deus. Rm 10:17.

=> Jesus nos lembra de um detalhe importante: “Sem mim nada podeis fazer” João 15:5b.

=> E o apóstolo Paulo confirma esta verdade ao dizer: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Fp 4:13.

=> A vitória de milhares de homens e mulheres está ligada à sua vida de fé. Pois a fé conduz a submissão. Davi lutava com o inimigo em nome do Senhor. I Sm 17.45,46

Precisamos crescer em nossa vida de fé se queremos alcançar a vitória em nossas vidas.

IV - O quarto elemento que conduz a vitória é a perseverança.

Davi não esperou sentado e nem fugiu; ele foi ao encontro do inimigo. I Samuel 17.40.

Percebemos que ele não desanimou contra aquele gigante que estava a sua frente, ao contrario, foi ao seu encontro.
A perseverança é uma qualidade indispensável para quem deseja a vitória. Podemos ter outras virtudes, mas se faltar esta, nada conseguiremos.
Quantos que começam bem, mas que param no meio do caminho, porque lhe falta a perseverança.
Quantos chegaram perto da vitória, mas desanimaram e desistiram.
Quantos que corriam bem, mas pela falta de perseverança, hoje caídos estão?
O que dizer daqueles que cantavam vitória sobre o mundo e seus desejos carnais, mas que hoje derrotados estão, sem fé e sem razão de viver? Tudo deve-se a falta de perseverança.

Conclusão:

A vitória é um alvo a ser alcançado, mas para isso precisamos desenvolver estes elementos em nosso viver.

Determinação, coragem, fé e perseverança.

Pr. Cirino Refosco /cirinorefosco@gmail.com

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Pr. Cirino Refosco, si a nossa base cultural fosse baseada em Cristo, o mundo seria bem melhor do que é hoje, mas tudo isso faz parte do plano de Deus de fazer a sua seleção celestial,nosso trabalho e Divulgar essas Boas Novas e esperar a vinda do nosso Salvador Jesus Cristo, nosso Mestre. Gostei muito desse sermão(pode si dizer sermão mesmo ?)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem