A honra de ser mãe

"Adão deu à sua mulher o nome de Eva, pois ela seria mãe de toda a humanidade". NVI "...mãe de todos os seres humanos", Gênesis 3.20 (NTLH)

Ilustrações Hoje celebramos um dia especial em homenagem às mães, as quais, mais do que ninguém, merecem mesmo que se celebre um dia em sua honra.

Certa vez, uma mãe, sentindo um esgotamento físico e emocional, foi se consultar com um terapeuta. Logo que ela terminou de descrever como ia a sua vida, o terapeuta resumiu a história desse modo: "Toda pessoa possui 100% de energia; e a senhora investe 50% de suas energias no trabalho, e 50% em seu marido, e outros 50% em seus filhos. Essa é a questão!"

A mãe está sempre fazendo mais... pena que o mundo atual não respeita o grande papel das mães. Todavia, Deus dá grande honra às mães e também convoca a todos a fazerem o mesmo.

I. Deus tem honrado às mães

Quando Deus criou o homem e a mulher, segundo o livro de Gênesis 3.20, Adão deu a ela o nome de Eva, porque ela seria a mãe de toda a humanidade. A mulher que é mãe, então, reflete em seu ser, algo do poder criativo de Deus, porque somente Deus pode dar a vida, e a mãe possui um reflexo desse poder.

A mãe não é criadora da vida, mas ela é o instrumento usado por Deus para trazer vida nova ao mundo.

Veja como Deus tem honrado às mães: Ele compartilha com elas o Seu poder criativo. Por isso elas devem ser honradas.

Considere o ponto alto desta realidade, que foi o fato da encarnação do Senhor Jesus Cristo. A forma mais elevada de Deus honrar às mães foi usando uma delas para trazer Jesus, o Seu Filho, ao mundo.

Quando o anjo apareceu a Maria para anunciar o nascimento de Jesus, ele disse: "Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres". O anjo estava dizendo: "Maria, você é muito abençoada. O Senhor está com você" (Lc 1.28). Deus abençoou a Maria, e a todas as mulheres, usando-a para trazer Jesus a este mundo.

No catolicismo romano se usa o título Mãe de Deus para referir-se a Maria, mas este título não é correto. Maria não é a mãe de Deus, porque Deus sendo Deus não pode ter mãe; Ele sempre existiu, Deus é eterno... Porém é fato: Maria foi mãe de Jesus em Sua humanidade. Maria foi mãe da natureza humana de Jesus, mesmo que Sua natureza divina sempre tivesse existido.

Então, não vamos cometer o erro de pensar em Maria como mãe de Deus. Devemos reconhecer, isto sim, que ela foi a mãe de Jesus... José não foi o pai de Jesus. Contudo, Maria, sim, foi mãe de Jesus.

As mulheres então têm recebido uma honra que não tem sido dada aos homens - a honra de que uma delas foi usada para trazer o Filho de Deus ao mundo.

Mamães: o Deus Eterno, Criador e Sustentador de todas as coisas, honra a cada uma de vocês.

II. Deus também convoca a todos para honrar às mães

Em primeiro lugar, Deus convoca os maridos a honrar às mães. O marido deve apreciar e apoiar a esposa.

É de lamentar que em tantas partes do nosso país a mulher seja vista como a empregada doméstica. Para ser honesto, tem muito homem que no dia em que casou, no momento de repetir os votos matrimoniais, deveria ter dito: "Eu aceito esta mulher como minha cozinheira particular" ou "como minha arrumadeira pessoal". Assim, a noiva teria logo a oportunidade de dizer: "Ei, espere um pouco! É verdade que eu vou cozinhar, vou lavar a louça, vou arrumar a casa... mas não sou sua empregada - vou ser sua esposa. Você terá que me amar!"

A Bíblia ensina exatamente isto. Lemos em 1Pd 3.7: "Maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações". A esposa não existe para ser usada pelo marido, pelo contrário, a tarefa do marido é apoiar a esposa.

A atitude do homem para com a esposa há de ser como a atitude de um jardineiro para com uma flor bonita no jardim. Um jardineiro tem muito cuidado com a flor, justamente por sua delicadeza e fragilidade. Então ele dá o maior cuidado à flor... faz isso para que ela possa se sobressair em toda a sua beleza.

Assim é o marido que ama a Deus, ele jamais se aproveita da fragilidade da esposa, mas busca maneiras de ajudá-la.

Os filhos também deverão honrar às mães. Lemos isto em Pv 15.20: "...o filho sem juízo despreza a sua mãe". É uma grande falta de sabedoria menosprezar a mãe, quaisquer que tenham sido seus erros ou suas falhas; mas é sábio, é certo, respeitar e honrar a mãe.

Por sua vez, compete à mãe apreciar a intenção dos filhos em honrá-la. No dia das mães, de alguns anos atrás, dois meninos deram à sua mãe uma planta num vaso de barro como presente. Mas, com cara triste, os meninos disseram: "Mamãe, havia um ramo de flores arredondado, (desse tamanho!) que queríamos comprar em lugar deste vaso. Mas o dinheiro não deu. Uma pena, porque nos pareceu um presente perfeito... tinha até uma faixa que estava escrito assim, em letras roxinhas: "Descanse em paz". E a senhora sempre está pedindo um pouco de paz para que possa descansar!" ...Eles viram uma coroa para velório, mas foram sinceros. Hehehe!

O pai também deverá fazer com que os filhos respeitem a mãe. Deverá ensinar seus filhos a tratar a mãe com respeito, jamais levantando a voz , gritando e berrando. Em minha casa, de vez em quando eu preciso lembrar ao Davi: "Não grite com a minha mulher, ouviu?". Ele tem 11 anos, mas se eu deixar que ele grite com a minha mulher, ele vai gritar com a mulher dele depois.

Portanto, nós todos, maridos e filhos, temos convocação de Deus para honrar às mães.

Agora, tem Deus uma mensagem para as mães também? Sim!

III. Deus convoca as mães a serem dignas de honra

Aos maridos e filhos cabe honrar à mãe, qualquer que seja seu caráter. Todavia, Deus quer que as mulheres, por sua vez, se esforcem para ser dignas da honra que recebem. Como se pode fazer isto? Lemos na Bíblia, em Pv 31.30: "A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada".

Não importa se você, mulher, pode vestir a última moda, se tem um corpo escultural ou se parece top model... tudo isso é passageiro - o que Deus preza é o coração... o coração é que precisa ser belo.

Há homens que buscaram beleza exterior na mulher, casaram e hoje estão arrependidos, porque poderiam ter casado melhor. Aliás, dizem que 99% da beleza feminina sai com água e sabão.

Agora, a verdadeira beleza da mulher, que está no coração temente a Deus, no coração que respeita a Deus, que adora a Deus, não se perde em meio a rugas, nem em meio a cabelos brancos ou a celulites Ao contrário, torna-se mais e mais exuberante com o passar dos anos!

Se você quer ser realmente bela, você que é mulher e mãe, então, tema a Deus, obedeça a Deus, busque mais a Deus, passe tempo com Ele, seja uma "caçadora" de Deus. Assim você será realmente bonita e digna de elogio.

A mãe também se mostra digna de honra levando a sério o seu título de mãe. Lemos em Pv 31.27-28, algo sobre a mulher ideal: "Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família. Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia". Infelizmente, há muitas mulheres modernas que não consideram o ser dona de casa como algo honroso. Nossa cultura e muitos maridos não reconhecem o importante trabalho que faz a mulher ao cuidar da casa e da criação dos filhos.

Entretanto, este é o trabalho mais precioso que vocês podem fazer! Se é necessário que a mulher trabalhe fora de casa, Deus não a proíbe. É nobre que ela apóie o marido no sustento da família... a mulher, porém, só não pode se esquecer disto: que seu trabalho mais importante é o cuidado dos filhos que Deus lhe tem confiado.

Conclusão:

Um famoso pregador, de outra geração, teve quatro filhos, e todos também se tornaram pregadores. Já imaginou como devia ser o jantar na casa dele? Em certa ocasião, um visitante perguntou a um dos filhos quem era o melhor pregador da família, imaginando que o famoso pai fosse o indicado. Porém, sem pensar muito, o filho respondeu: "É minha mãe".

Você que é mãe tem uma grande oportunidade: a de pregar os princípios de Deus com sua vida, com seu exemplo e com seus conselhos à sua família. Mãe: Deus a honrará por fazer isso.

Pr. Walter Pacheco da Silveira

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem