A cura de Bartimeu

Introdução

Quebra-gelo: Você já vivenciou alguma situação em que estava com um problema e as pessoas ao seu redor, ao invés de te ajudarem, te apresentaram obstáculos para a solução?
Na lição de hoje, vamos ser ministrados por um texto bíblico que nos apresenta a história de um cego que enfrentou certa oposição para alcançar a sua cura da parte de Jesus.

Texto-base: Marcos 10:46-52

Qual é, em sua opinião, o maior destaque desse texto? O que mais lhe chamou a atenção?

• A ATITUDE DE BARTIMEU

O texto bíblico nos diz que Jesus e seus discípulos chegaram a Jericó e que, quando estavam saindo da cidade, Bartimeu, um cego, estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Quando o cego ouviu dizer que Jesus estava passado
por ali, pôs-se a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (v.47).

• A REAÇÃO DA MULTIDÃO

À atitude de Bartimeu, a multidão que seguia Jesus reagiu com repreensão, dizendo para ele ficar quieto (v.48).

• A CONTRA-REAÇÃO DE BARTIMEU

À reação da multidão, Bartimeu contra-reagiu com indiferença, passando a gritar ainda mais: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (v.47).

• A PERGUNTA DE JESUS A BARTIMEU

Diante dos gritos de Bartimeu, Jesus pediu que o chamassem e lhe perguntou: “O que você quer que eu lhe faça?” (v.51).
Tratando-se Bartimeu de um cego, uma enfermidade evidente, a pergunta de Jesus, aparentemente, era descabida.

 

Quais são as lições que podemos extrair dessa história para as nossas vidas?


a. Na busca pelo milagre, podemos sofrer oposição
Na busca pelo seu milagre, Bartimeu sofreu a oposição da multidão. O mesmo pode se dar com cada um de nós na busca pelos milagres de que necessitamos. Essa oposição tem por objetivo nos desanimar e parar, de modo que não recebamos o milagre e continuemos com a necessidade. Essa oposição pode ser encabeçada por Satanás, palavra hebraica que significa adversário, o qual veio para matar, roubar e destruir (João 10.10) e, certamente, não quer que alcancemos os milagres de Deus para as nossas necessidades.
b. Diante da oposição, devemos perseverar
Diante da repreensão da multidão, Bartimeu não se calou, mas gritou ainda mais (v.48). Ele perseverou frente à oposição.
A mesma atitude devemos ter se quisermos alcançar o milagre. Há apenas duas razões para não perseverarmos na busca do milagre:

1. A realização do milagre;

2. Uma clara e definitiva resposta “não” da parte de Deus (apesar de, em alguns
momentos, Deus querer ver a nossa perseverança mesmo diante de um “não” da sua parte, como foi, por exemplo, o caso da mulher cananéia de Mateus 15.21-28). Quanto a isso, em Lucas 18.1 está escrito que “Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deveriam orar sempre e nunca desanimar”. Trata-se da Parábola da Viúva Persistente, que nos conta a história de uma viúva que continuamente suplicava a um juiz que lhe fizesse justiça e foi atendida tendo em vista a sua insistência.

c. Na busca pelo milagre, devemos ter ânimo e fé
Assim que Bartimeu foi informado de que Jesus o estava chamando, de acordo com o texto bíblico, lançou sua capa para
o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus (v.50). Além disso, ao ser curado, ele ouviu de Jesus: “Vá, (...) a sua
fé o curou” (v.52). Pode-se dizer assim que, na busca pela cura de sua cegueira, Bartimeu demonstrou ânimo e fé. Em
outras palavras, ele teve uma atitude positiva. Não ficou desanimado e murmurante diante da oportunidade do milagre.
d. Na busca pelo milagre, devemos ser objetivos, diretos e honestos em nossos pedidos
Ao se encontrar com Bartimeu, Jesus lhe perguntou: “O que você quer que eu lhe faça?” (v.51). Ao que Bartimeu respondeu: “Mestre, eu quero ver” (v.51). Diante da pergunta de Jesus, Bartimeu não ficou ofendido, irritado, desapontado, ou falou qualquer coisa. Ele disse objetiva e diretamente o que queria. E o recebeu. Semelhantemente, quando estava em tribulação e angústia no Jardim do Getsêmani, Jesus fez um pedido objetivo e direto ao Pai, mesmo que parecesse
absurdo: “Afasta de mim este cálice” (Marcos 14.36), ou, em outras palavras, livra-me da condenação de morte por crucificação. Da mesma forma, na busca pelo milagre, devemos ser objetivos, diretos e honestos em nossos pedidos a Deus, ou seja, assertivos.

Conclusão:

Tendo em vista as lições extraídas do milagre de hoje, o que você tem que mudar em sua busca pelo milagre?
A lição de hoje nos falou de perseverança, ânimo, fé e assertividade em nossa busca pelos milagres de Jesus em nossas vidas.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem