A benção de Deus pode estar numa tempestade

Texto: 2 Reis:2.11

I. Introdução

Neste verso lemos isto: “…e Elias foi levado aos céus num redemoinho". É impressionante esta revelação pois nos mostra que Elias foi levado aos céus, algo que é bom e desejado por todos nós, quando estava num redemoinho.”

Um Redemoinho chega a ser definido nos dicionários de língua portuguesa como uma tempestade de vento em forma de espiral. Estar num redemoinho, pode não ser uma experiência muita boa, pois seu movimento é rápido, causado pelo cruzamento de ventos agitados. Mas, foi num redemoinho que Elias foi conduzido a Deus.

Mas o que me chama atenção é que Deus usou um elemento da natureza, uma tempestade com ventos fortes e agitados para conduzir Elias até o céu. Creio eu que o profeta chegou ao céu sem nenhum arranhão ou trauma.

Como Deus é tremendo! …aquilo que é perigoso, que possui poder destrutivo… é domado por Deus… é subjugado, dominado por Ele. E Pode ser usado por Ele ser usado por Ele a nosso favor.

Podemos pensar neste redemoinho como os momentos difíceis da nossa vida, as tempestades que chegam, os problemas que surgem.

Fiquei pensando nisto e reparei que redemoinhos representam tempos de tensão em nossas vidas, que o Senhor Deus Todo-Poderoso usa para falar conosco, ou nos aproximar mais dEle.

Redemoinhos são compostos por ventos de forças contrárias, são ventos contrários. Porém Deus fez Elias subir ao céu em meio a estas forças contrárias.

Amado: se você está passando por um período de tensão em sua vida, se você está envolvido por uma tempestade de ventos contrários… ouça: Deus domina redemoinhos! Deus aplaca a fúria dos ventos fortes… Deus abranda o poder destrutivo do mal, porque Ele mesmo, é o Deus criador e Todo-Poderoso! Ele é Senhor absoluto sobre nossas lutas e aflições. Aleluia!

Você está tenso com alguma coisa? …Confia em Deus, e Ele usará o redemoinho para fazê-lo você subir mais alto! Amém?

II. Há algumas verdades que quero desejo te mostrar nesta ocasião:

1) A primeira é essa: DEUS FALA NO MEIO DO REDEMOINHO

Deus fala no meio do redemoinho!

Esta lição aprendemos pela experiência de Jó. No final de seu livro, cap 38.1 lemos isto: "Então o Senhor respondeu a Jó do meio da tempestade…". Redemoinho é uma forma de tempestade, tempestade de ondas de ventos contrários, que se chocam.

Deus fala em meio a tormenta… A Bíblia diz que a voz de Deus troveja maravilhosamente (Jó 37.5); é voz como a voz da trombeta em Apocalipse (1.4)! …nem o vento mais forte, nem o tornado mais violento, abafa a voz de El-Shadai, a voz do Deus Todo Poderoso! Aleluia!

Jó atravessava um período de grande tensão… ele passava por uma tempestade violenta em sua vida… ele estava agitado… Mas o que fez Deus ao seu servo? …Deus usou a tensão para falar com ele!

É conhecida aquela parte do livro de Jó, onde ele diz: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem” (Jó 42:5)… Jó estava declarando que a tensão, o redemoinho, é que permitiu que seus olhos pudessem ver a Deus.

Quantas vezes a tensão, o problema, a dificuldade que surgiu, não nos permite ouvir a Deus, não nos permite escutar o maravilhoso som da Sua voz… Mas irmão, irmã, Deus falou a Jó do meio da tempestade… tempestades não abafam a voz de Deus… Então, é também completamente possível, que Deus esteja lhe falando no redemoinho – na tensão que você esteja vivendo!

Aquiete-se e você escutará o som da Sua voz! …aquiete-se e você ouvirá o que lhe diz o Senhor!

2) Uma outra verdade é esta: O SENHOR SE MANIFESTA NO REDEMOINHO

Lemos no livro do profeta Zacarias: "o SENHOR, tocará a trombeta e marchará em meio às tempestades do sul"; outra versão traz assim: "o SENHOR Deus fará soar a trombeta e irá com os redemoinhos do Sul" (Zc 9.14).

Amado, a Bíblia está mostrando: O Senhor pode se manifestar no redemoinho! O profeta Zacarias falou que o Senhor "marchará em meio às tempestades". Ele é o Rei Soberano… e marchará em meio às tempestades.

Ouça: o caos é matéria prima para Deus se manifestar com sua glória! …lembra de como a Bíblia conta a história da criação? Diz a Bíblia que a terra era sem forma e vazia. No entanto, Deus criou a luz, os mares, a terra seca, as plantas e os peixes e os animais, o homem e a mulher…

A verdade então é esta: Na tempestade violenta, na tensão mais forte, Deus mostra a Sua majestade, marchando, manifestando a Sua presença!

Irmão, irmã, num redemoinho Ele levou Elias ao céu… Ele falou à Jó… Deus transforma tragédia em bênção!

3) Ouça mais esta verdade: O SENHOR NOS QUEBRANTA NO REDEMOINHO

Quando estamos em meio as aflições é que descobrimos nossas fraquezas e incapacidades. Na tensão, nos momentos difíceis da vida, nos momentos de dor, de lágrimas, é que melhor, aprendemos a confiar em Deus e saber que sem Ele nós nada podemos fazer.

Quando Jó experimentou uma redemoinho sobre sua vida, Ele pode conhecer melhor a Deus, ele mesmo disse: "[Senhor] Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram"… Jó estava dizendo: "Somente agora eu conheço o Senhor de verdade! Antes eu só O conhecia de ouvir falar".

No livro de Jó, lemos que ele respondeu ao Senhor: "Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado"… Jó disse isto quebrantado diante de Deus.

Também é muito interessante ler o que Jó declarou em seguida a isto, lemos em 42.6: "menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42.6)… Com estas palavras Jó estava dizendo: "…eu me arrependo do meu orgulho e me cubro de terra e de cinza para mostrar minha tristeza".

Veja o que faz o redemoinho, quando Deus o permite na vida de alguém que O serve: esta experiência quebranta o coração, esmaga o orgulho, deixando a pessoa completamente entregue a Deus, dependente dEle.

Marcos Witt, em seu livro adoremos, diz que "Quando Deus nos quebranta, seu objetivo não é nos destruir. Ele quer destruir as atitudes incorretas que há em nós, para que assim a sua glória possa refletir-se por nosso intermédio".

Tenho aprendido que quebrantamento leva ao arrependimento, e arrependimento leva perdão; o perdão leva à liberdade e a liberdade nos proporciona uma maior capacidade de amar; e o amor sempre nos leva de volta para a verdadeira adoração a Deus e o sentimento de zelos nossos irmãos.

III. Conclusão

Os redemoinhos da nossa vida tem um propósito: Produzir transformação.

Veja este exemplo:

A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser. O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Assim acontece com gente.

As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira.

Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente se recusam a mudar. E você o que é? Uma pipoca estourada ou um piruá?

Sempre surgirão alguns redomoinhos em nossas vidas: falta de dinheiro, falta de companheirismo… problemas familiares, desavenças, perseguições, enfermidade, etc…

Mas nunca esqueça que Deus usa redemoinhos, para falar, se manifestar e nos quebrantar de modo que poderemos subir às alturas.

Esta é a promessa: “…Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” Isaías 40.31

Pr. Josias moura de Menezes

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem