Seis passos para receber a vitória

Texto: Daniel 6:1-22 Introdução O Rei Dario, constitui sobre o seu reino cento e vinte sátrapas, que estivessem por todo o reino; e tam...

Texto: Daniel 6:1-22

Introdução

O Rei Dario, constitui sobre o seu reino cento e vinte sátrapas, que estivessem por todo o reino; e também três presidentes que estivessem sobre os sátrapas.Os sátrapas e os presidentes eram homens separados e de confiança do Rei, para prestar conta, para que o rei não sofresse dano algum, isto é, não tivesse prejuízo financeiro. É por isso que o rei Dario queria homens fidedignos. Entre os três presidente Daniel se distinguiu, porque nele, havia um espírito excelente. Então o rei Dario pensou em colocar Daniel sobre todo o reino. Mas os sátrapas e os presidentes, não gostaram da iniciativa do rei ter escolhido Daniel, por este motivo, os sátrapas e os presidentes se revoltaram e começaram a planejar algo contra Daniel para acusá-lo diante do rei. Mas Daniel, era um homem temente a Deus e nada manchava a sua conduta. Quero dizer a você, que o inimigo pode fazer de tudo para destruir a sua vida, sua família, seu casamento,seu sonhos,seus projetos, pode o inferno inteiro se levantar, não temas, pois, é Deus quem vai te guardar, o Senhor dos exércitos destruirá todos os planos de Satanás e colocara em suas mãos a sua vitória.

Ao analisar este texto bíblico, podemos aprender e extrair algumas lições de um homem que no seu tempo venceu as adversidades e foi vitorioso.

Aprenda com este homem de Deus seis passos para receber a vitória.

Primeiro passo para receber a vitória

TENHA UM ESPÍRITO EXCELENTE E AGRADA AO TEU SENHOR

(v.3) "Então Daniel se distinguiu destes presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente" Para alcançar as vitórias diante dos inimigos, adversidades, problemas,lutas, procure agradar ao teu Senhor, pois, assim como o rei Dario viu esta qualidade em Daniel, muito mais o teu Senhor, que é o REI DOS REIS e SENHOR DOS SENHOR.Imagina o que Ele pode fazer você. O rei Dario se agradou de Daniel e ele o colocou sobre todos os outros homens para administrar os negócios do seu reino. (SL 37.4) "Agrada-te do Senhor e Ele satisfará o desejos do seu coração" Tenha certeza, se você é um cristão temente a Deus e se desvia do mal, e serve ao Senhor com sinceridade, todos os seus clamores e as suas petições que você fizer diante de Deus, subirá como um cheiro suave e Deus segundo a sua vontade responderá ao seu clamor. Pois, no texto bíblico o rei Dario escolheu Daniel, porque nele havia um espírito excelente.(No dicionário a palavra excelente significa: ser bom e ser ótimo)sendo assim, Daniel ele tinha um espírito bom ele era uma pessoa dedicada, esforçada, naquilo que ele fazia para o seu Senhor, ele tinha um espírito "excelente". Ele tratava as pessoas com dignidade, respeito, e na sua comunhão com o Deus todo poderoso,ele era temente e fiel a Deus, tanto que, no capítulo primeiro de Daniel ele se recusou a comer dos manjares da mesa do rei Nabucodonosor, pois, ele sabia, que aqueles alimentos eram oferecidos aos deuses, ai podemos ver o temor e a sabedoria de Daniel, seja, uma pessoa obediente e temente a palavra do Senhor. Muitas pessoas se preocupam em agradar ao homem, buscar o reconhecimento humano, mais a melhor coisa, é ser reconhecido pelo senhor é estar bem diante dos olhos do nosso Deus.

(Ec 9.7-8) "Vai,pois, come com alegria o teu pão e bebe gostosamente o teu vinho, pois Deus já de antemão se agrada das tuas obras e em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a sua cabeça" Quer ter vitória? Então, seja, fiel ao teu Senhor.

Segundo passo para receber a vitória

SEJA FIEL EM TUDO, POIS, A FIDELIDADE FAZ A DIFERENÇA

(v.4) " Então os presidentes e os sátrapas procuravam ocasião para acusar a Daniel a respeito do reino; mas não puderam achá-la, nem culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa" Os sátrapas e os presidentes tentaram de todas as formas e de todas as maneira acusar Daniel, mas, Daniel tinha um vida exemplar, como diz o texto:(v.3-4) "DANIEL TINHA UM ESPÍRITO EXCELENTE E NELE NÃO ENCONTRARAM NENHUMA CULPA, PORQUE ELE ERA FIEL" Ser fiel no meio da sociedade que vivemos nos últimos dias é muito difícil, pois, a corrupção e muito grande, a imoralidade está demais, os homens não se respeitam, estão, cada vez mais, egoístas. Mais é em meio a estas coisas, e putra mais, que Deus te levantou, seja um servo fiel ao teu ministério, as obras que Deus colocou em tuas mãos, á igreja do Senhor Jesus e ao seu pastor, enfim, não ceda as investiduras e nem aceite os manjares de Satanás. Daniel não cedeu e nem se intimidou mesmo sabendo que poderia ser lançado na cova dos leões.(Ap.2.10) "NÃO TEMAS AS COUSAS QUE TENS QUE SOFRER. EIS QUE O DIABO ESTÁ PARA LANÇAR EM PRISÃO ALGUNS DENTRE VÓS, PARA SERDES POSTOS À PROVA, SE FIEL ATÉ Á MORTE,E DAR-TE-EIA COROA DA VIDA" Daniel foi fiel e o rei Dario, enxergou esta qualidade em Daniel o rei viu que ele era diferente de todos os outros homens, sendo assim, o rei colocou á Daniel,sobre todo os negócios do seu reino. Agora, para e pense! se um rei carnal pode enxergar esta qualidade em um homem e recompensá-lo, quando mais, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Seja fiel em tudo que você fizer para o teu Senhor, tudo quanto Ele colocar nas suas mãos, faça com zelo, dedicação e de o seu melhor para Ele e não se preocupe, Deus virá ao seu socorro Ele vai destruir e jogar por terra, com todos os planos e acusações que o inimigo intentará contra á sua vida,pois, é Deus quem luta por você. O Senhor disse para o rei Josafá (IICo.20.15) "NÃO TEMAIS, NEM VOS ASSUSTEIS POR CAUSA DESTA GRANDE MULTIDÃO, POIS A PELEJA NÃO É VOSSA, MAS DE DEUS"

Terceiro passo para receber a vitória

NÃO TEMAS DIANTE DO INIMIGO

(v.10) "Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa,e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas da banda de Jerusalém, três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer". Os inimigos de Daniel não tinham argumentos e nenhuma forma de acusar Daniel diante do rei, então, eles se ajuntaram, todos os presidente os governadores os sátrapas e os conselheiros e fizeram um decreto, que no espaço de trinta dias, nenhuma pessoa poderia fazer petições, ou seja, orações a qualquer deuses e a qualquer homem a não ser em nome do rei Dario, aquele, que não obedecessem seria lançado na cova dos leões, quando o servo Daniel um homem temente sincero e fiel aos seus princípios soube desse decreto, ele não se preocupou, Daniel não se intimidou e não aceitou obedecer a este decreto, e como de costume, três vezes ao dia ele continuava buscando ao seu Senhor, ele não fez isto escondido, nos diz o texto bíblico que ele ficou na frente de uma janela, como sempre ele fazia, sabendo ele, que provavelmente os homens iram vê-los e certamente denunciariam ao rei, e ele sabia, que o descumprimento o levaria á morte, porque ele seria jogado na cova dos leões. Quero te dizer, que ainda que tenhas de sofrer, ou até mesmo morrer, não devemos nos prostrar diante do inimigo e aceitar as sua provocações e ceder as suas chantagens e fazer parte dos seus planos maléficos, o melhor é ficar na vocação que foste chamado, de servo fiel. Você tem um Deus que luta por você. (SL 46.10)"Deus quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo, aquietai-vos, e sabei que Ele é Deus; o Senhor dos exércitos está com você" (Ex. 14:13-14)"Não temais: aquietai-vos e vede o livramento do Senhor. O Senhor pelejará por vós e vós vos calareis" Não temas,o inimigo pode ser grande, numeroso, mais faça igual Davi: Eu vou contra ti em nome do Senhor dos exércitos. O Inimigo não tem o poder de impedir a sua adoração, adore ao Senhor em espírito e em verdade, seja, em tempos bons, ou em tempos ruins, não tenha medo,"MAIOR É O NOSSO DEUS".

Quarto passo para recebera vitória

NÃO DE CRÉDITO AS AFRONTAS E ACUSAÇÕES DO INIMIGO

(v.13) "Então os homens responderam ao rei: Esse Daniel, que é dos exilados de Judá, não faz caso de ti, ó rei, nem do interdito que assinaste, antes três vezes por dia faz a sua oração". Daniel ele não quis saber, ele continuo buscando a Deus,não se dobrou diante do inimigo e não aceitou as afrontas, ele continuo buscando ao Senhor seu Deus, esta posição, todos os crente tem que ter, pois, nada tem o poder de em pedir a sua adoração, busque e clame ao teu Deus em todo tempo. Tem crente que deixa de ouvir a voz de Deus e passa a dar ouvido as coisa que o inimigo tem falado. Deus tem falado pra você, que vai te abençoar, vai te guardar, vai te proteger, que você é um escolhido Dele, Ele tem cuidado de você. O Senhor Jesus tem te prometido vitórias sobre as adversidades, mas quando o inimigo entra no meio, ele diz que vai te destruir, acabar o o seu casamente, destruir com a sua família, enfim, o inimigo te afronta e você fica com medo, não!não aceite as provocações do inimigo, ele pode até tentar, mais não vai conseguir, não. Ele não vai ter êxito sobre a sua vida, porque você serve a um Deus "TODO PODEROSO" O SENHOR TE DIZ: EIS QUE EU TE TOMO PELA A TUA MÃO DIREITA E TE DIGO NÃO TEMAS, EU SOU O TEU SENHOR.

Quinto passo para receber a vitória

PERMANEÇA NA POSIÇÃO, AINDA QUE TENHAS DE SOFRER

(v.16) "Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e o lançassem na cova dos leões. Disse o rei a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, que Ele te livre". Daniel foi firme na sua convicção, e se manteve firme na posição de verdadeiro servo de Deus, hoje em dia, muitas pessoas não suportaria enfrentar uma situação desta, e talvez, aceitariam a proposta do inimigo só pra não sofrer com a punição. Mas observe as palavras do rei Dario: SE O TEU DEUS A QUEM TU CONTINUAMENTE SERVES, QUE ELE TE LIVRE. (Is.43:1-3)"Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu Sou o Senhor teu Deus" EU TE DIGO, NÃO TEMAS.

Sexto passo para receber a vitória

CONFIA EM DEUS, POIS, NOS MOMENTOS DE GRANDE AFLIÇÕES DEUS NÃO DESAMPARA OS SEUS

(V:22) "O MEU DEUS ENVIOU O SEU ANJO, E FECHOU A BOCA AOS LEÕES, PARA QUE NÃO ME FIZESSEM DANO, PORQUE FOI ACHADA EM MIM INOCÊNCIA DIANTE DELE; TAMBÉM CONTRA TI, Ó REI, NÃO COMETI DELITO ALGUM". O nosso Deus é um Deus de batalhas, Deus forte e tremendo, general de guerra, que entra até na cova dos leões, faz os leões jejuar. O rei Dario não teve outra alternativa, ele teve, que obedecer e fazer cumprir com a lei dos medos e dos persas, que não podia ser revogada. Por mais que ele quisesse livrar Daniel e ele tento, mas aqueles homens foram até a presença do rei e lhes disseram: O rei, toda lei sancionado pelo senhor não pode ser revogada, esse Daniel fez pouco caso de ti, nós pegamos a esse Daniel um dos exilados de Judá, orando ao seu Deus três vezes por dia, portando, ele deve ser lançado na cova dos leões. Não importa á situação que você está passando, Deus cuida de você, as vezes, é necessário que passamos por lutas e provações, mas Deus nos livra de todas. Daniel foi jogado na cova dos leões, por que? por causa da inveja, da cobiça, da ganância dos homens, mas Deus era com Daniel. O Senhor enviou o seu anjo e livro o seu servo da fúria dos leões. Assim será na sua vida também, não temas diante das adversidades, não temas diante dos problemas, não temas diante das aflições, não temas, pois, o Senhor o teu Deus te toma pelas tuas mãos e te diz, tu és meu. Deus vai entrar nesta covo e vai te tirar dela, todos os seus inimigos terão, que contemplar a sua vitória, pois, assim com Deus enviou o seu anjo e livro a Daniel das garras dos leões, Deus também te livrará. O Senhor, o Deus que você serve vai enviar a providência sobre a sua vida, ainda que você esteja vivendo numa terra seca, Deus fará brotar águas nesta terra, ainda que você esteja no vale da sombra da morte, o Senhor te tirará de lá, Ele vai repreender este espírito de morte e te livrará com mãos forte e poderosa. Se você está nu meio de um deserto, saibas, que Deus será a tua proteção e dela Ele te resgatará, O seu Deus, a qual, você serve é um Deus vivo, que permanece para sempre, pois, o seu reino não tem fim, e o Senhor Jesus está com você em todos os dias da sua vida. A cova está aberta, Deus fecha, você está no vale, Deus te tirará dela, as nuvens negras chegaram, o mar se revoltou contra a sua embarcação, e os ventos estão soprando violentamente sobre a sua vida, creia, que o seu Deus repreenderá a fúria do mar, e nenhum mal te atingirá, porque, Deus é contigo.

Conclusão

Tenha um espírito excelente e agrada ao teu Senhor, seja fiel em tudo, pois, a fidelidade faz a diferença, não temas diante do inimigo, não de crédito as afrontas e acusações do inimigo, confia em Deus, pois, nos momentos de grande aflições Deus não desampara os seus.O mesmo Deus que estava com Daniel Ele está com você. Daniel era um homem de espírito excelente diante de Deus, Daniel era um homem fiel ao Senhor, ele se manteve firme diante do inimigo e não se prostrou. Daniel preferiu confiar no Senhor, e jamais, compartilhou, e nem aceitou a volta do adversário. Deus estava com ele, antes e depois, tanto é, que o livrou das garras dos leões. Que possamos estar firmes diante das, lutas, aflições, perseguições, dos tempos difíceis, e saber, que jamais, Deus desampara um filho seu. Portanto, creia no Deus do impossível Ele cuida de você Sempre dai gloria a Deus, pois, é Ele quem nos da a vitória, por meio do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

 

Autor: Pastor Josias Silva

Artigos Relacionados

Estudo biblico 5934310585443156911

Postar um comentário

emo-but-icon

Popular

Recentes

Comentários

Seguidores

Siga no Facebook

Siga no Google+

item