Resgatando a honra em nossa geração

Texto: I Samuel 4:18-22

Introdução:

- Icabode! Foi-se a glória, foi-se a honra!

- As maldições que tem assolado nossos dias são decorrentes da falta de honra.

- Deus estabeleceu a família, e com ela ordem e autoridade entre seus membros. E a Bíblia diz que “todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus”. (Rm. 13:1ª).

- Temos vivido em meio a uma geração de Icabode. Não há mais glória nas famílias, não há mais honra. Vemos filhos desonrando pais, irmãos desonrando irmãos, pais desonrando filhos, casais se digladiando. Filhos que são filhos da desonra, filhos gerados fora do casamento. Homens e mulheres que não se honram casando-se e gerando filhos fora de uma união segura.

- A honra é a semente do êxito, do sucesso, a desonra é a semente das portas fechadas.Quando uma pessoa decide viver pelo principio da honra ela abre a porta do sucesso a seu favor. Mas quando entra a desonra lhe é ministrado o fracasso.

- Neste texto vemos que Israel vivia um tempo angustiante, de batalha. Os filisteus sempre estavam ameaçando produção dos israelitas.

- Os lideres espirituais de Israel neste tempo era Eli, o sumo sacerdote e seus filhos, Hofni e Finéias. E a Bíblia diz que em uma data batalha a Arca da Aliança, e os filhos de Eli haviam morrido na batalha. Quando Eli soube que seus filhos haviam morrido (pois desonravam o Senhor e seu pai), ele caiu da cadeira quebrou o pescoço e morreu. A nora de Eli estava grávida e perto de dar a luz. Quando o bebe nasceu, por conta da noticia, ela fez pouco caso do filho e colocou o nome do menino de Icabode, que significa: Sem glória, sem honra.

- Este é o caso de nossa geração. Filhos sendo gerados, mas sem honra, sem glória. Com pouco caso.

- Mas antes de continuarmos se faz necessário sabermos o que significa a palavra HONRA.

- HONRA: glória, atribuir valor, riqueza, reputação (majestade), esplendor, preferir, receber, aceitar, considerar válido e legitimo. No hebraico: Kabod, a honra sempre está ligada a riqueza, sucesso, êxito, prosperidade.

- DESONRA: significa: rejeitar, não receber, considerar inválido, ilegítimo.

I – A quem devemos honrar?

“Portanto, daí a cada um o que deveis... a quem honra, honra”. (Rm.13:7)

a) Devemos honrar os velhos. “Diante das cãs te levantarás, e honraras a presença dos anciãos, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus. (Lv. 19:32). A honra não tem preço!

b) Honrar o líder: “Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino.” (1 Timóteo 5:17).

c) Honrar aos pais: “Honra o teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”. (Ex. 20:12). A honra aos pais é chave para vida longa e prosperidade.

d) Honra a Deus: “O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor?” (Ml. 1:6).

- O principio da honra forma o caráter de sucesso!

- É necessário criarmos o hábito da honra. Ensinarmos isso, mas antes de tudo, vivenciarmos isto.

II - Mas como podemos criar o hábito da honra?

- Aqui vamos utilizar o termo grego para honrado: KALÓS

• Seja honesto: honrar é ser honrado (kalós). Honrado e honesto são sinônimos.

• Apresente-se com honra: A honra é fruto do trabalho. O objetivo de você se apresentar com honra é entrar na prosperidade. Por exemplo: se você faz o que deveria fazer dentro do seu trabalho, casa e não é reconhecido e mal interpretado, não se preocupe você prosperará, pois está se apresentando com honra.

• Comporte-se decentemente: Onde está a rota da prosperidade? Em saber honrar com decência. É descer do salto do orgulho. Todo orgulhoso é isento de honra.

• Seja decoroso: Kalós, honrado, significa também ser decoroso. Quem tem decoro sabe entrar pedindo licença. Uma pessoa de honra se levanta ao ver um idoso em pé e lhe da o lugar. Quem não dá lugar para os mais velhos não apenas comete falta de educação, mas uma falta de honra.

• Importe-se com os outros: honradez também significa se importar com os outros. Pessoas mal educadas são desrespeitosas, por isso trilham o caminho do fracasso. A honra é uma educação espiritual que nos faz respeitar as pessoas e nos importar com elas e com outras autoridades que estão sobre nós.

• Seja ético e justo: Quando você se submete você é honrado primeiro. Kalós nos fala de termos uma vida correta, aprovável de conduta, estima. É encontrar e andar pelas veredas da justiça.

- Como filho você é convocado por Deus par viver a honra que nossa geração perdeu.Honra traz reconciliação. Através da honra o coração dois pais é convertido aos filhos e o coração dos filhos é convertido aos pais. E temos algumas chaves para resgatarmos a honra e viver a reconciliação familiar.

 

4 chaves para resgatarmos a honra e trazer reconciliação na família.

1ª chave: Arrependa-se!

- Arrependimento significa reconhecer as falhas. Os que honram seus pais possuem vivem no mesmo espírito de Elias. Quando vivemos a honra vivemos no espírito da profecia.

- Muitos tem se levantado em desobediência e não aceitando autoridades dos pais. Se quisermos viver o êxito e a prosperidade devemos nos arrepender das mentiras, da preguiça, do desperdício, da indiferença e da violência.

2ª chave: Perdoe!

- O perdão tem o poder de arrancar as raízes de amargura e ódio que foram plantados por Satanás.

- O perdão dever ser uma via de mão dupla, tanto dos pais quanto dos filhos. E isto independe de sentimentos, é uma ordem. Por meio do perdão a honra é restaurada.

3ª chave: Honre seus pais!

- Devemos honrar nossos pais por algumas razões:

1º porque estamos honrando uma parte de nós mesmos, que nos gerou;

2º ao honrá-los estamos evitando repetir os erros deles;

3º ao honrarmos nossos pais estamos honrando a Deus que os constituiu autoridade sobre nós e

4º A honra aos pais nos garante longa vida e sucesso sobre a terra. Na verdade é o primeiro mandamento com uma promessa.

4ª chave: Abençoe!

- Os pais devem concertar os erros do passado.

- Não há maldição ou benção maior do que dos pais ou filhos.

- Abençoe seu filho hoje, pois o clamor de um pai é poderosíssimo.

Conclusão

- Deus está levantado uma geração Kabod e não Icabode. Ou seja, uma geração que se levanta em honra e para honrar.

- Uma geração que é honrada e sabe honrar.

- Uma geração profética, que obedece a Palavra de Deus.

- Uma geração que destrói o jugo de Satanás através da honra e da obediência.

Você já faz parte desta geração?

http://www.pibvida.com.br/


Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!
Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Resgatando a honra em nossa geração Reviewed by Esboços de sermões on 4/25/2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!

All Rights Reserved by Esboços de sermões © 2014 - 2016
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.