O prejuízo da iniqüidade

Texto:  Mateus 7:21-23 “Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade”.(RA)
Nesse texto Jesus diz que a prática da iniqüidade terá como conseqüência, “quando aquele dia chegar”, não deixar a pessoa entrar na presença de Deus. Isso é a pior coisa que pode acontecer a um filho de Deus. Imagine que desgraça terrível será se, depois de tudo que sofremos na terra, ainda não tivermos esse descanso com o Senhor, porque estávamos praticando a iniqüidade! Jesus está dizendo que isso é possível, e vai acontecer com muitos salvos. Então, vemos que iniqüidade é algo terrível, que traz um prejuízo enorme para filhos de Deus. Mas, o que é essa tal de iniqüidade, tão perigosa? Vamos analisar para saber.

1- O QUE É INIQUIDADE?

- O dicionário diz que é: “Pecado que consiste em não ser correto, em ser perverso, em estar na prática do mal”. Ser iníquo significa ser alguém que não age com igualdade nos relacionamentos, ou seja, age de forma a ter benefícios só para si, usando para isso de engano, desculpas, deixando a outra parte em prejuízo ou desvantagem. Na Bíblia versão linguagem de hoje o termo iniqüidade é traduzido como “só fazem o mal”. Quem age pelo egoísmo, buscando apenas o seu próprio interesse, o sentir-se bem com o que faz, deixando de lado os interesses de Deus pode ser considerada uma pessoa que age com iniqüidade. Iniqüidade é fazer algo que agrada a nós, mas não agrada a Deus. Quem pratica iniqüidade se dará mal no dia do julgamento final. Leia 2 Cor 5:10.

2- INIQUIDADE É PECADO DE CRENTE.

A iniqüidade que vai apartar alguém de Deus, “quando aquele dia chegar”, é um pecado praticado só por crentes. Só quem é nascido de novo, filho de Deus, é que está esperando “aquele dia chegar” e por isso tem a oportunidade de agir pensando também no que é bom para Deus. O ímpio, o perdido, que não está esperando pela volta de Jesus, não tem nenhum desejo de praticar a vontade de Deus, ou de fazer com que as coisas aconteçam segundo o projeto e propósito do Senhor. Mas os filhos, os servos sim. Portanto, cuidado, iniqüidade é pecado de crente, e por isso devemos analisar nossa maneira de agir.

3- REINO DE DEUS E REINO DO CÉU

Uma coisa é ser salvo da perdição eterna e fazer parte do Reino de Deus, e outra é o salvo entrar no Reino do Céu, para estar desfrutando com Jesus. Para fazer parte do Reino de Deus é preciso ser salvo. Para ser salvo é preciso invocar o nome de Jesus, arrepender dos pecados e assim ser perdoado e ser considerado por Deus como um nascido de novo.
Sobre salvação Pedro diz em Atos 2:21 –Leia. E Paulo confirma em
Romanos 10:13 “Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Nos dois textos vemos que a única maneira de uma criatura vir a se tornar filho é através do invocar o nome de Jesus. Mas Jesus avisa os salvos no verso 21 – “Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu...”. Como podemos entender isso? É simples se você entender que uma coisa é invocar o nome do Senhor Jesus para ser salvo, e outra coisa é ser um salvo que faz a vontade do Pai para entrar no Reino do Céu e desfrutar com Jesus.
O REINO DO CÉU fala do período em que Jesus volta para reinar na terra por mil anos, e Ele diz que vai trazer consigo as recompensas para dar a quem tiver obras de obediência à vontade do Pai, como Ele fez. Leia Ap.22:12. Nada impede alguém de ser filho e não fazer a vontade do Pai, ou seja, viver fazendo suas vontades, desejos, cuidando só do seu bem estar. Isso é praticar iniqüidade. Mas, só entra no Reino do Céu quem não pratica iniqüidade.

4- SÓ FAZER OBRAS PARA DEUS NÃO GARANTE ENTRAR NO REINO DO CÉU – v.22.

–O pensamento comum é que basta estar fazendo algo para Deus e tudo está bem. Mas nesse texto Jesus deixa claro que não basta fazer qualquer coisa para Deus, é preciso fazer o que Ele mandou, fazer a vontade do Pai. Jesus não veio fazer qualquer coisa para Deus, veio fazer a vontade do Pai. Veja o que Ele diz em João 4:34 — e João 6:38.
Cuidado – Nem Obras Importantes São Garantia - Nem que as obras sejam importantes como anunciar a mensagem de salvação, ou, expulsar demônios pelo poder do nome de Jesus, ou, fazer muitos milagres. A qualidade da obra não ganha o coração de Deus, mas a obediência sim. Saul foi rejeitado porque não fez o que Deus mandou e sim algo que ele achava melhor. Leia isso em 1 Samuel 15:22-23.

5- O ESFORÇO É NECESSÁRIO, MAS DA MANEIRA CORRETA – Heb. 12:12-14.

O esforço que vale a pena é o que nos leva a pagar preços para não fazer o melhor para nós e sim o que agrada a Deus.

CONCLUSÃO:

Iniqüidade traz prejuízo. Qual é? – Não nos deixa entrar no Reino do Céu, para receber as recompensas de Jesus.
Obra que é de Deus tem que ter o projeto dele, a direção dele, o propósito dele, tem que ser do jeito dele, mas pode ser feita por homens como nós, e quem a fizer será recompensado naquele dia.
HOJE É DIA DE TOMAR POSIÇÃO: analise o que tem feito para Deus. É mesmo para Ele ou tem apenas o nome dele? DECIDA HOJE- quero fazer coisas para Deus com o propósito de ouvir naquele dia ”... Venha festejar comigo!”. Vamos nessa?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem