Monte Moriá

TEXTO: GÊNESIS 22:1-3; 9-14

"Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui. Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar. Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera... Havendo eles chegado ao lugar que Deus lhe dissera, edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem; o amarrou, a Isaque, seu filho, e o deitou sobre o altar em cima da lenha. E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho. Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui. Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho. Nisso levantou Abraão os olhos e olhou, e eis atrás de si um carneiro embaraçado pelos chifres no mato; e foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho. Pelo que chamou Abraão àquele lugar Jeová-Jiré; donde se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá."

- O "Monte Moriá" que será objeto da nossa meditação, marcou profundamente a vida de Abrão, o pai da fé. Foi também no Monte Moriá que Salomão edificou ao Senhor o majestoso templo.

"Então Salomão começou a edificar a casa do Senhor em Jerusalém, no monte Moriá, onde o Senhor aparecera a Davi, seu pai, no lugar que Davi tinha preparado na eira de Ornã, o jebuseu." (II Crôn. 3:1)
- Hoje, ali no mesmo local está uma mesquita muçulmana, a famosa Mesquita de Omar, e sua cúpula dourada.

- Mas, destaque maior deste "monte", e que nos traz preciosas lições, é a profunda e dolorosa provação de Abraão, que foi convocado pelo Senhor a oferecer o seu próprio filho, o seu único filho Isaque, o filho da promessa, em sacrifício.

- Gênesis 22:2: "Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar"

E o verso 3 diz: Levantou-se, pois, Abraão...e partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera".

I – SUBINDO O MONTE MORIÁ - PROVAÇÃO

- O Monte Moriá passou a representar para nós, um lugar de provação, visto que Abraão sofreu um das mais difíceis provas que um ser humano pode passar – abrir mão do seu próprio filho, do seu único e tão amado filho, para sacrificá-lo em holocausto.
- Nesta noite, subir o Monte Moriá é, para nós,sinônimo de "provação", prova difícil como prova de fogo, onde o ouro é purificado. Cada um de nós tem o seu próprio Monte Moriá.

Por que teria Deus trazido esta tão dura prova a Abraão?

Por que todos os grandes homens da Bíblia foram duramente provados?

1) Qual foi o Monte Moriá de Moisés?

- Moisés foi provado – Depois de 40 anos de lutas e vitórias e profundas experiências no deserto rumo à tão desejada "terra que emana leite e mel", ao chegar na divisa Deus lhe diz: "Eu te fiz vê-la com os teus olhos, porém para lá não passarás" (Deut. 34:4)
- Como é difícil "renunciar" coisas tão preciosas; algo que queremos muito!
- Moisés foi capaz de abrir mão deste privilégio porque via muito além! Via a eternidade! A Canaã celeste!

2) Qual foi o Monte Moriá de José?

- Quanto sofreu José nas mãos de seus irmãos, sendo vendido como escravo para o Egito!
- Quanto sofreu José nas mãos daquela mulher vulgar e mentirosa, a mulher de Potifar, lançado no fundo do cárcere, sendo inocente, reto!!
3) Qual foi o "Monte Moriá" de Elias?

Poderoso profeta, que desafiou em nome do Senhor os profetas de Baal...mas que sofreu nas mãos de Jezabel, mulher cruel e ímpia, que o perseguiu e lhe fez guerra sem cessar...
4) Qual foi o "monte Moriá" de Paulo, apóstolo dos gentios, pregador destemido, anunciador ousado das Boas Novas?
- Duramente esbofeteado por um espinho na carne que o fazia sofrer e gemer!
- Todos esses homens fiéis subiram o monte da provação, mas no topo da provação encontraram a provisão

II – ESTANDO NO MONTE MORIÁ – PROVISÃO

- Abraão sobe o duro e penoso Monte Moriá, levando o seu maior tesouro, sua esperança, seu único filho para ser sacrificado!

"Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar"

- Ali estava o filho da sua velhice! Nele se cumpriria a promessa: Fazer dele, Abraão, uma grande Nação; como as estrelas do céu...
- Mas, naquele momento de provação, parecia que todas as estrelas desabavam do céu!
- A dura experiência de se perder um filho
- Temos muitos casos, e muito têm trilhado este monte terrível, mas nenhum comparado ao sofrimento de Abraão.
- Jó perdeu, não um filho, mas todos – Dura prova, mas não havia opção; era um fato.
- Davi perdeu seu filho Absalão na guerra. Tanto pais choram até hoje a perda de seus filhos na violência das guerras.
- Tantos pais perdem seus filhos em acidentes trágicos! E quantas vidas são ceifadas pela enfermidade!
- Mas, para Abraão Deus não apenas pediu o seu filho em sacrifício, mas também que Abraão mesmo o executasse! Ele próprio deveria ser o arquiteto do sofrimento e angústia do filho!
- Ele decidiu obedecer!!
- Renunciar seu maior tesouro! Abrir mão da sua maior esperança; renunciar seu próprio filho!

- Isto é Moriá!! Colocar no altar o seu "Isaque". Algo ou alguém que lhe seja muito precioso...e deixá-lo no altar do Senhor!
- Estando no Moriá, no seu tôpo, você experimentará, com certeza, a provisão de Deus... e o seu monte da provação se tornará em monte da provisão.
"Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho. Nisso levantou Abraão os olhos e olhou, e eis atrás de si um carneiro embaraçado pelos chifres no mato; e foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho." (Gênesis 22:12-13)
- Todos os servos de Deus que subiram o monte da provação encontraram, no tôpo, a provisão.
- Moisés não entrou na terra de Canaã mas, sepultado pelo próprio Deus, foi levado à Canaã celestial, onde não há mais noite, nem dor, nem lágrima, nem morte.
- José é levantado do cárcere da humilhaçãopara o trono do Egito
- Paulo faz do seu espinho motivo de glóriaporque, de fato, a graça do Senhor lhe bastava!
- Abraão, disposto a oferecer o seu filho em sacrifício, recebe no tôpo do monte o substituto cordeiro, símbolo perfeito do sacrifício de Cristo na cruz, em nosso lugar. "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" João 1:39.

III – DESCENDO O MONTE MORIÁ -GLORIFICAÇÃO

"Pelo que chamou Abraão àquele lugar Jeová-Jiré; donde se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá." (Gênesis 22:14)
- Ao subir era "Monte Moriá", ao descer, "Monte Jeová Jiré". Desceu, Abraão, glorificando a Deus e abraçado ao seu filho!

- Quantas vezes queremos a provisão de Deus, mas nos recusamos a subir o monte da provação. Queremos descer o monte da glorificação antes de subir o monte da provação.

Conclusão:

Você está disposto a subir o "Monte Moriá", hoje?

Qual é o seu Isaque, hoje?

Cuidado para não colocá-lo acima da obediência a Deus.

Seu Isaque pode ser um filho, pai, mãe, alguém ou vício, paixão, trabalho, sucesso etc.

Pr.Odilon S.Pereira

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem