Esboço de sermão–Faça a diferença

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.” Hebreus 12.1,2

Requisitos para uma corrida espiritual vitoriosa:

• - Olhar para Jesus (Fé)
• - Perseverar
• - Seguir o exemplo das testemunhas (incentivo)
A palavra de incentivo de Noé:
“Uma pessoa pode fazer a diferença! Sei disso porque, quando Deus decidiu destruir a terra com água, ele fez uma aliança comigo para que a raça humana não perecesse” Gênesis 8.21
- A Bíblia fala que este homem viveu 950 anos. Que feito! Mas isto não é nada comparado ao modo como ele viveu sua vida. Sua retidão impediu que a humanidade fosse extinta.
- Você também pode fazer diferença neste mundo!

Observe na vida de Noé o quanto você pode fazer diferença nesta vida:

- Faça diferença para sua família
“Então o SENHOR disse a Noé: Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração”
Gênesis 7.1
- Levar uma vida de integridade e obediência a Deus é algo que sempre tem o potencial de causar um impacto positivo nos outros.
- Faça diferença para a criação de Deus
- Faça diferença para as gerações futuras

- Suas ações podem ajudar aqueles que vêm depois de você. Por causa da aliança de Deus com Noé, podemos ter certeza que estamos livres da destruição causada por um dilúvio que atingiu o mundo inteiro. Isto é deixar um legado para a outra geração!
- Faça diferença em qualquer época
- Algumas pessoas querem impor restrições a si mesmas de acordo com o seu talento, inteligência ou experiência. Outras se preocupam com a idade. Mas, com Deus, uma pessoa sempre pode fazer a diferença, independente de circunstâncias e situações. E a idade não significa nada para ele.
“... Outro discípulo, André, irmão de Simão Pedro, tomou a palavra: "Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isto para tanta gente?" Disse Jesus: "Mandem o povo assentar-se...”Mateus 6. 5-10
- Noé tinha cerca de 600 anos quando começou a chover, e ele entrou na arca! Você nunca é velho ou jovem demais para fazer a diferença!

- Vamos analisar um pouco o quadro degradante do mundo desde a sua queda. Nos tempos de Noé:

“...O SENHOR viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Então o SENHOR arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e isso cortou-lhe o coração...” Gênesis 6. 5,6
O Comentarista Champlin definiu o mundo na época de Noé da seguinte forma:

“... A justiça havia sido distorcida mediante governos tirânicos, campeava toda forma de imoralidade; os homens não cumpriam as palavras dadas; tinham se habilitado a praticarem ações injustas; eram arrogantes e hostis; faziam ouvidos surdos aos clamores dos necessitados”.

Nos tempos atuais:

• Imoralidade sexual
• Corrupção
• A violência
• Falta de ética
- O jeitinho brasileiro inserido na sociedade; não dá para definir exatamente o jeito, pois defini-lo é delimitá-lo. O jeito não admite delimitação (Lourenço Rega: Dando o jeito no jeitinho). Somos líderes no ranking de absurdos: inadimplência, pirataria, prostituição infantil, trabalho infantil, desigualdade social, etc
Mas o grande desafio é: Como fazer diferença neste mundo tão corrompido?

Como não se contaminar num ambiente que está cada vez mais sofisticado para oferecer atrativos para nossa carnalidade? O segredo é viver como Noé viveu; olhando sua vida podemos aprender algumas lições riquíssimas para fazer diferença apesar deste mundo!

1. Demonstre amor exclusivo a Deus

Acerca de Noé a Bíblia narra:
“...Noé seguia a Deus ininterruptamente e desfrutava de um íntimo relacionamento com ele...” Gênesis 9. 6b NTLH
- Ele amava muito a Deus mesmo quando mais ninguém amava! Deus era a coisa mais importante para ele.
- Deus deseja ser o centro das suas intenções. Ele o criou para um relacionamento sem barreiras. Espera que a sua resposta seja positiva em relação a este tão grande amor.
“...Não quero sacrifícios – quero o seu amor. Não me interesso por suas ofertas; o que eu quero é que vocês me conheçam...” Oséias 6.6 BV
- Muitas coisas tentarão roubar sua adoração exclusiva a Deus. O diabo com as suas sugestões: “Experimente... Deus está escondendo algo que lhe dará prazer“. Os desejos da carne (egocentrismo) e as atrações do sistema mundano. Seu coração precisa ser terra que só o Senhor anda!
- Um jovem rico tentou relacionar-se com Deus com o coração divido e isto não foi possível:

“... Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: "Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?" ” [...] “...Disse-lhe o jovem: "A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?" Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me “. Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. Mateus 19. 16, 20-22”.
- Rick Warren afirma que uma vida de completa devoção a Deus o faz sorrir! Não importa se na sua casa, trabalho ou vizinhança as pessoas estão desprezando seu relacionamento de amor com Deus. Saiba que Deus está vendo você! Ele o nota no meio da multidão e está pronto para abençoar você:
“Pois os olhos do SENHOR estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração.” II Crônicas 16.9
- Talvez você afirme: “Pastor eu estou quase me arrependendo por ter seguido a Jesus. Tenho sofrido coisas que nunca pensei em sofrer”. Pense de forma diferente: Antes você não sofria algumas coisas porque simplesmente a sua vida não incomodava Satanás. Agora ele sabe que você está do lado vitorioso e quer fazer de tudo para atrapalhar sua vida. Use a autoridade dada por Jesus e não aceite seus ataques! Outras situações diversas servem para seu crescimento espiritual e você deve pedir forças a Deus para superá-las!
- Deus só se impressiona com vidas que vivem um relacionamento verdadeiro em meio a este mundo dominado pelo Diabo!

- Nesta noite você pode afirmar que Deus é a coisa mais importante para você? Ou será que sua carreira, seus sentimentos, sua família, seu cônjuge e filhos, seu emprego, sua saúde disputam sua devoção exclusiva? O coração fica dividido aos poucos! (Salomão)

2. Tenha total confiança em Deus

“Pela fé, Noé construiu uma embarcação em terra seca. Ele foi alertado a respeito de algo que não podia ver e agiu com base no que fora dito. Por conseguinte, Noé se tornou amigo íntimo de Deus”. Hebreus 11.7 MSG
- Noé confiou em Deus mesmo quando não fazia sentido. Imagine a cena: Deus chega para Noé e diz: “Estou decepcionado com o ser humano. Ninguém, além de você me serve. Vou destruir o mundo e começar em você uma nova humanidade! Quero que construa um barco gigante para abrigar você e seus familiares e alguns animais desta destruição”.

- Noé tinha pelo menos três fortes motivos para duvidar da ordem de Deus:
- Ele jamais tinha visto chuva;
- Ele vivia centenas de quilômetros (pelo menos 700 Km) do oceano e mesmo que pudesse aprender a fazer um navio como conseguiria colocá-lo na água?
- Ele tinha que reunir uma quantidade enorme de animais e tomar conta deles.
- Qual foi a reação de Noé? Confiança plena nas palavras de Deus. Confiar em Deus completamente é acreditar que ele tem o melhor para a sua vida. Isto é ter uma atitude de espera que ele cumpra as suas promessas, ajude-o com os seus problemas e faça o impossível quando for necessário.
“... o Senhor se agrada dos que o temem, dos que colocam sua esperança no seu amor leal.” Salmo 147.11
- Imagine o desgaste de 120 anos construindo uma arca no quintal da sua casa? Quanta afronta, ele e sua família enfrentaram? Com certeza ele passou dias desanimadores, mas prosseguiu confiante.
- Em quais áreas da sua vida você necessita confiar em Deus completamente? Às vezes pode parecer que os céus estão fechados para você, que seus pedidos não fazem sentido para Deus. Seja confortado na percepção de Oswald Chambers a respeito da espera do cristão:
“...Tome posição de fé, acreditando que o que Jesus disse é verdade, mesmo que nesse meio tempo você não compreenda o que Deus está fazendo. Para ele, estão em jogo questões muito maiores do que apenas os pedidos que você está lhe fazendo”.

- Deus nunca deixará de atender os seus pedidos desde que eles sejam legítimos, ou seja, contribuam para o avanço do seu Reino!

3. Obedeça a Deus sem reservas

“.... Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado”. Gênesis 6.22 Ntl
- Não seria fácil salvar a população animal do mundo inteiro da inundação pela qual o mesmo passaria. Deus sabia disso e detalhou toda a logística para Noé que obedeceu sem reservas todas às orientações de Deus.
- Se Deus pedisse a você a mesma coisa, você não apresentaria dúvidas, objeções e restrições típicas do ser humano? Noé não teve reservas; ele obedeceu a Deus incondicionalmente. Quando Deus pede algo, ele espera que seja executado sem dúvida e hesitação. Não cabe a desculpa: “Vou orar a respeito”, você deve fazer sem demora. Todo o pai sabe que obediência atrasada é na verdade desobediência.
- Deus não deve explicações para tudo que ele manda você fazer. A compreensão pode esperar, mas a obediência não. Ela ensinará mais sobre Deus do que uma vida inteira de discussões bíblicas. Você jamais compreenderá ordens sem que as tenha obedecido primeiro. A obediência libera compreensão.
- Você tem uma lista na sua vida de coisas que você acha certo fazer e outras não? Coisas do tipo: “Vou a Igreja, mas não quero me comprometer e ser membro; vou ser voluntário, mas não vou dar o dízimo; vou ler a Bíblia, mas não vou perdoar aqueles que me ofenderam”.

Conceitos ainda sobre obediência:


1. Obedecer parcialmente é desobedecer.
2. A obediência deve ser sem reservas e com entusiasmo:
“Obedeçam a Ele de coração alegre” Salmo 100.2 BV
“Ensina-me Senhor; a cumprir as tuas ordens escritas! Então eu te obedecerei até o fim da vida” Salmo 119.33
3. A maior prova de amor a Deus é o ato da obediência:
“...Se vocês me amam obedeçam aos meus mandamentos...” Tiago 2.24 CEV

4. Seja um cristão verdadeiro

“Ele não poupou o mundo antigo quando trouxe o Dilúvio sobre aquele povo ímpio, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas”. II Pedro 2.5
“Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus”. Gênesis 6.9
- Você só conseguirá fazer diferença neste mundo se o seu testemunho for fruto de uma real transformação de vida. Ninguém repara em pessoas incoerentes!
- Um dos grandes sonhos de Deus para nós é que sejamos semelhantes a Jesus. Fomos criados para isto!
“... Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8.29
Significado do Termo: “...conforme á imagem de seu Filho...”. Ter a mesma forma que outra pessoa, moldar algo até lhe conferir uma semelhança duradoura.
“O supremo objetivo de Deus para a sua vida na terra não é o conforto, mas o desenvolvimento do seu caráter”. Rick Warren
- Gosto da forma como John Ortberg (“A Vida que Você Sempre Quis” - Editora Vida) descreve o dilema da transformação espiritual para o cristão. Para ele a real transformação acontece quando estamos com o foco no Centro ou no Cerne do evangelho!
“Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo.” Mateus 22. 37-39 – Nós acrescentaríamos: Discipulado, Missões, Comunhão (Mateus 28)
- A grande dificuldade neste ponto é que muitos enveredam por uma caminhada espiritual com uma mudança de “vida maquiada”, o que John Ortberg chama de “pseudotransformação”. Este estilo de cristianismo está pautado nos marcos territoriais que delimitam (identificam) quem é cristão e quem não é. Quais são os marcos atuais? Cantar no coro, dar o dízimo, ler a Bíblia todo dia, ir aos domingos na Igreja, usar roupas diferentes, ter um vocabulário próprio etc.
- Com Jesus não era assim. Ele trazia uma mensagem que falava aos anseios mais profundos do coração humano a fim de que ninguém se conformasse com uma subcultura religiosa, mas se transformasse em nova criatura. Em vez de se ocupar apenas das fronteiras, Jesus fixou a atenção em como realmente identificar os filhos de Deus, o coração da vida espiritual: Grande Mandamento e a Grande Comissão!
- Paulo escreveu á Igreja em Corinto sobre o que significa estabelecer diversos marcos espirituais sem a essência da vontade de Deus:
“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei”. I Coríntios 13. 1,2
- Por isso os líderes religiosos contemporâneos de Jesus discutiam tanto com ele por causa da circuncisão, das leis, quanto ao que podia se comer e quanto ao sábado também. Ele não discordava apenas do modo como interpretavam a lei, mas ameaçava o entendimento de si mesmo enquanto povo de Deus!
Como saber se estou satisfeito e assumindo uma vida cristã “pseudotransformada”? Algumas sugestões do autor para sua avaliação:

1. Você é artificial espiritualmente falando?

“... Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça.” Mateus 23.35
- Viver uma vida dando uma impressão de espiritualidade. Com os dias passamos a viver no automático da vida cristã usando vários artifícios; discurso espiritual, isolamento, hipocrisia, comportamentos adequados, etc.

2. Você está se tornando um crítico, exclusivista ou orgulhoso demais?


“...gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas...” Mateus 23.6
- Comparar-se com outro cristão é uma espécie de disputa. Deus sempre trabalha em nossa alma, mas às vezes a coisa fica no seu silêncio, para que ele contenha nossa tendência ao orgulho.

3. Você está mais ou menos acessível?

“Gostam” [...] “... de serem saudados nas praças e de serem chamados rabis...” Mateus 23.7
- Os leprosos, as prostitutas e os coletores de impostos se distanciavam dos mestres porque os consideravam bem próximos de Deus! Em contrapartida os religiosos alimentavam este sistema, eram quase inacessíveis. Jesus era diferente, era acessível e a sua espiritualidade ao invés de afastar atraía os cativos e desajustados.

4. Você está cansado de buscar o crescimento espiritual?

- A busca da retidão é sempre exaustiva quando visa um objetivo distorcido. É um estilo de vida Intimidante - padrão muito além da capacidade do homem natural - e Desestimulante - as pessoas podem se dedicar à vida inteira ao cumprimento das regras e não abrir o coração para o amor e a alegria. O marco de fronteiras não é o suficiente para atrair o espírito humano!

5. Você mede sua vida espiritual com superficialidade?

“... Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo”. Mateus 23. 24

Como você responderia a pergunta: Como vai sua vida espiritual?
Falsa avaliação: Quanto leio da Bíblia, quanto oro, quanto jejuo, etc .
Real avaliação: Estou crescendo numa vida com os cinco propósitos? Como tem sido minha transformação?
• Você leva o amor de Jesus para as pessoas?
• Você vive relacionamentos saudáveis?
• Você buscar Deus naturalmente?
• Você está sendo transformado?
• Você tem melhorado a vida do outro por meio do serviço?

Conclusão

Você foi criado para fazer diferença neste mundo (Garça, Peixe de água salgada)
- Amando a Deus com todo o coração
- Confiando plenamente nEle
- Sendo obediente
- Sendo um diferencial por meio de uma vida diferenciada

Responda as seguintes questões:

• Você tem levado a sério fazer diferença neste mundo?
• Você gostaria de intensificar isso?
• Você gostaria de começar isto?
• Ore um minuto fazendo o seu compromisso com Deus, depois vou orar encerrando!

Autor: Pr. Ricardo Aurino

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem