Deus quer usar o seu jeito de ser

- Deus formou cada criatura de uma forma toda especial para fins especiais!

- Os animais são extremamente diferentes; alguns saltam, outros escavam, outros nadam, outros voam etc. Apesar da diversidade cada um tem uma função importante que direta ou indiretamente contribui positivamente para o ecossistema como um todo.
- Assim acontece com o homem! Cada um foi moldado ou feito com peculiaridade própria para determinados fins (tarefas).

- Existimos para acrescentar na terra e não para extrair, como se o mundo e tudo que há fosse feito exclusivamente para nos servir.

A Bíblia comprova que o homem foi feito de modo peculiar por Deus:

“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para que nós as praticarmos” (Ef. 2.10).
- A palavra poema vem da palavra criação ou manufatura. Você é uma obra de arte feita manualmente por Deus. Você não foi feito numa linha de produção de montagem em massa, sem ter sido objeto de reflexão. Você é uma obra prima exclusiva feita sob medida!
- A sua existência realmente visa contribuir pois você é um dos maiores projetos de Deus, e saiba que Deus não “faz porcaria”:
“Tu fizeste tudo com delicadeza, as partes mais íntimas de meu corpo, e as uniste no ventre de minha mãe . Obrigado por teres me feito de maneira tão maravilhosamente complexa! O seu trabalho é maravilhoso” (Sl. 139.13-14).
- Diante disso gostaria que nessa noite você refletisse um pouco na sua vida, é olhasse para você sob a perspectiva de Deus. Ele deseja usar aquilo você é e capacita-lo ainda mais para que você faça tudo aquilo que Ele sonhou com a sua vida. Só assim você entenderá uma parte da resposta do “por que” da sua existência. Então a partir de agora vou lhe mostrar como você vem sendo formado para servir de modo que agrade a Deus. Você vai se surpreender com um Deus que não despreza nada do que aconteceu ou acontece com você.

Para descobrir seu jeito de ser você precisa ....

1. PERCEBER AS OPÇÕES DO CORAÇÃO

- A Bíblia usa o termo coração para descrever os lotes de desejos, sonhos, afeições e interesses que você possui.
“ Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós” Pv. 27.19 NTLH
- Seu coração determina o porque você diz as coisas que diz, sentir-se como se sente e agir da forma que age. Fisicamente cada um de nós tem um batimento cardíaco único. Assim como temos impressões digitais, padrões de íris e de voz singulares, seu coração bate com padrões sensivelmente diferentes. Do mesmo modo, Deus deu a cada um de nós um compasso emocional único que dispara quando pensamos em alguns assuntos.
Quando você começar a servir a Deus em um lugar específico, de coração, sua vida passará ter:
a) Entusiasmo – Você experimentará uma vida cheia de motivação. Nada mais será empolgante do que fazer algo cheio de entusiasmo.
Você tem levantado todos os dias com muita motivação ou tem apenas arrastado a vida?
b) Eficiência – Todas as vezes que você faz o que Deus o condicionou para amar, você se torna bom nisso. A paixão leva a perfeição. Sem entusiasmo você nunca será um bom servo e isso precisa ser respeitado.
- Não se conforme em apenas alcançar uma boa vida , porque uma boa vida não é boa o suficiente. Você pode ter muito do que viver e ainda assim não ter para que viver. Em vez disso almeje a vida melhor – servir a Deus de forma que exprima o que está em seu coração.

Para descobrir seu jeito de ser você precisa ....

2. ASSUMIR QUE SUAS HABILIDADES VÊM DE DEUS

“Deus dá a cada um de nós habilidades para fazer determinadas coisas” (Rm 12. 6 NLT)
- Você nasceu com determinadas habilidades que foram dadas por Deus e que precisam ser consideradas na descoberta do seu MOLDE. Para que você o sirva da melhor maneira.

- Você pode estar pensando: Há eu não acredito possuir habilidades. Pois bem, para provar o contrário entenda: seu cérebro pode armazenar 100 trilhões de fatos, sua mente pode lidar com 15 mil decisões por segundo. Seu olfato pode perceber até 10 mil odores diferentes.
Acredite: Você possui um conjunto de habilidades

Duas verdades acerca das suas habilidades:

a) Suas habilidades devem ser usadas para deixar Deus feliz

“Quer vocês comam e bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para glória de Deus” (1Co 10.31 NVI)
b) Você deve fazer aquilo que é capaz de fazer

- Somente você pode exatamente realizar algumas coisas. Isto acontece porque Deus dotou você com habilidades singulares. Você possui uma configuração ímpar. Não pense que suas habilidades são só para você ganhar a vida, Deus as deu para servi-Lo.
“Deus deu a cada um de vocês algumas capacidades especiais; estejam certos de as estarem usando para se ajudarem mutuamente, transmitindo para aos outros as muitas espécieis de bênçãos de Deus”(1Pd. 4.10 BV).
Comece a partir de hoje usar suas habilidades para Deus!

Para descobrir seu jeito de ser você precisa ....

3. SE ADEQUAR A SUA PERSONALIDADE

- Sua singularidade é um fato científico!
- Sabia que a possibilidade de você encontrar alguém exatamente igual a você é de 1 para 10 elevado a 2 400 000 000 potência. Se você for escrever esse número com cada zero de espessura de uma polegada, seria necessário uma tira de papel com 60 mil quilômetros.

- Deus aprecia a diversidade:

“Deus age por intermédio de homens e maneiras diferentes, mas é o mesmo Deus que atinge seus propósitos mediante todos eles”
(1 Co 12.6 CH)
- Você possui traços de personalidade diferente dos outros. Deus fez introvertidos e extrovertidos, os que gostam de rotina e os inovadores, os racionais e os emocionais, os que preferem trabalhar sozinhos e os que preferem integrar uma equipe.

- A Bíblia demonstra os vários tipos de personalidades de homens que foram extremamente usados por Deus; Pedro era sanguíneo, Paulo colérico, Jeremias era melancólico etc.
Saiba: Sua personalidade demonstrará como e onde você servirá a Deus. Quanto mais você entender isso, mais você se sentirá motivado e produtivo.

Admita a composição da sua personalidade, pois ela foi dada para você servir.
Para descobrir seu jeito de ser você precisa ....

4. ACREDITAR QUE DEUS USA SUAS EXPERIÊNCIAS

- Soberanamente Deus vêm usando as experiências da sua vida para molda-lo para seu serviço.

- Para descobrir sua forma melhor de servir a Deus você precisa considerar as seguintes experiências:

a) Experiências familiares
b) Experiências educacionais
c) Experiências profissionais
d) Experiências espirituais
e) Experiências árduas
- Gostaria de destacar nesse momento aquilo que parece o ponto tenebroso da nossa história de vida. Aquilo que você não gosta nem de lembrar e comentar, as experiências dolorosas da vida.

- A Bíblia incentiva você não ignora-las e acreditar que elas foram permitidas por Deus para fazer de você uma pessoa melhor e para que você sirva melhor.

- Você lembra o que disse: “sua vida é para contribuir e não para extrair”. Quem seria mais apto para consolar e ajudar alguém com câncer? Com certeza alguém que já teve ou tem esta doença.

Quanto a isso a Bíblia declara:

“Ele nos conforta em todos os nossos problemas , de modo que podemos confortar a outros. Quando alguém estiver atribulado, seremos capazes de dar-lhe o mesmo conforto que recebemos de Deus” (2Co 1.4 NTL)
Acredite: “Experiência não é o que não acontece com você . É o que você faz com o que tem passado”.(Aldous Huxley)

O que você fará com o que tem passado? Não desperdice sua dor; use-a para ajudar os outros.

Conclusão:

- Mas suas habilidades, inclinações, personalidade e experiências só podem ser usadas por Deus se você for invadido pela presença de DEle em sua vida. Como isso será possível?
- Assumindo uma espiritualidade sadia.
- A Bíblia afirma que Deus dá dons espirituais que são presentes de Deus ao homem no momento da sua salvação. Isso acontece quando este se rende sem reservas a Ele, crendo que Jesus é o único meio de aproxima-lo a Deus, através do arrependimento dos seus erros cometidos (pecado).

- Pelo raciocínio bíblico só será possível você começar realizar tarefas que agrade a Deus depois da presença dele em você.Então, terás condições por meio dos dons espirituais (serviço, ensino, socorro) servi-lo na real concepção da palavra.

- Não continue enganado quanto a esse ponto e entenda:
“Só a presença de Deus em você fará com que realize boas obras”.

- Com certeza se Gandi, Madre Tereza de Calcutá, Buda entre outros tão destacados como “servos padrões” da humanidade se não “realizaram” suas boas ações por capacitação direta de Deus e para Deus, de nada valeu.

- Tudo que Jesus realizou estava respaldado em duas verdades:

a) “Não faço nada que não seja da vontade do Pai”.
b) “Tudo que eu faço é por capacitação direta do Pai”.

- Além dos dons espirituais que Jesus recebeu de Deus sua vida de servo era uma continuidade de um relacionamento com Ele.
- Você precisa se entregar a Jesus, e estar perto de Deus, para cumprir realmente sua carreira de servo!

- Você foi FORMADO para servir e sua vida só fará sentido se admitir isso. Mas tudo precisa começar com uma entrega total a Deus, decidir não viver para si mesmo mas viver intensamente para ele. Decida isso e experimente os melhores dias da sua vida que invadirá, com certeza, toda a eternidade.


Autor: Pr. Luiz Sanches

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Obrigado por esta postagem, pois me ajudou a entender algumas coisas.Deus te abençoe e continue te usando.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem