A perda da identidade do povo de Deus

Texto: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo”. João 7:17

Introdução:

- Colocamos diante dos caros membros e leitores umas de nossas preocupações, algumas coisas que devemos levar em consideração seriamente,para não perder a identidade de verdadeiros filhos de Deus que ora pertencem ao corpo de Cristo.
- No texto acima, nas palavras de Jesus, existe um meio de identificar quem está na doutrina bíblica. Já dissemos em artigos anteriores que a Doutrina é de Deus, é do Eterno quando a mesma tem fundamento nos pronunciamentos feitos pela divindade. Há muitas coisas a expor, mas deixamos por agora, pois, nem todos estão preparados para alimentos pesados espiritualmente.
- Talvez o nosso tema seja um pouco exagerado, porque é um fato a perda de identidade de muitas denominações. Mas há outras que estão fazendo tudo para não perdê-la: divulgam, ensinam, põe em prática o que está em seu alcance fazer. São defensores da doutrina. Por estes damos graças ao Senhor milhares de vezes. Porque há uma necessidade de legitimar nossa identidade com Seus ensinamentos.
- A doutrina desta ou daquela denominação é por conta dela, como também a sua interpretação e a maneira que encara os ensinamentos de Deus, ensina e professa.

- Alguns só aceitam partes das Escrituras de acordo com as conveniências e se atem à profetas posteriores ao cânon bíblico.

- Uns escreveram sua própria bíblia, outros interpretam a sua maneira sem o conhecimento da santidade e severidade da doutrina de Deus e os mandamentos são deixados de lado.

- Outros exageram colocando pesadas cargas sobre seus seguidores. Para alguns, em algum momento, o (A.T) tem autoridade deve ser obedecido como o dízimo e outros ensinos de acordo com as conveniências. Para outros só é valido o (NT).

- O que Deus o Criador falou e deu como mandamento, não tem mais valor. Hoje, não se sabe mais quem é crente e quem não é. Não existe mais uma identidade nos vestuários, no linguajar, nos lugares freqüentados, nos adereços, na moda em geral, nos ritmos. O sincretismo é um mal avassalador.
- Muitos diriam que estão perdendo o tempo de pecar à vontade, guardando alguns pontos e tropeçando em outros, pois não existem mais leis, mandamentos, estatutos, preceitos. São salvos pela graça, (embora a graça não autorize pecar) não precisam de obras, (no sentido de guardar e observar preceitos e mandamentos, leis).

- O que foi dado ao Seu povo como referencial e para o mundo, meios de santificação, já não estão mais em vigor, pois, um é o Deus dos antigos e outro é o Deus do chamado novo testamento.

- Um verdadeiro paradoxo que confunde as pessoas, pois a Bíblia é uma só. O chamado (V.T) é à base da revelação, a base da santificação, a base do grande propósito salvífico do Eterno.
- Vamos expor neste artigo algumas considerações e esperamos que o estudante das Escrituras não passasse por alto. Se esforce em ser um bereano, de comprovar se as coisas são realmente como dizem as Escrituras. (At 17.11)
Propósito:

Alertar com respeito à obediência aos mandamentos do Senhor, estatutos, preceitos e ordenanças e não perder a nossa identidade como Seu povo.

Vamos considerar em primeiro lugar:

1) O AFASTAMENTO DAS VERDADES BÍBLICAS:

- Percebemos que a nossa falta de diligência, atenção e sensibilidade às coisas divinas, nos afastam do cumprimento das doutrinas que fazem a diferença entre os que observam e os que não observam; entre os que obedecem e os que não obedecem e colocam pretextos sem fundamentos bíblicos para não cumprir, obedecer e observar.

- (Mt 5.13-16) Alguém que se diz ser luz, suas atitudes são trevas, alguém que se diz ser sal, é insípido.

- Muitas vezes a oração de todos os dias, ministérios, estudos bíblicos que se usam para ensinar os outros, passa a ser uma rotina a qual vai se acostumando e a própria pessoa vai se empedernindo, vai se endurecendo e se tornando insensível. Muito cuidado quando as coisas se tornam rotineiras e vai perdendo a sua santidade e a seriedade que envolve.
- Oramos, porque alguém nos diz que devemos orar. Lemos a Palavra porque o nosso líder de célula, nos manda.

- Congregamos e entregamos os dízimos porque se não constar o nosso nome entre os dizimista alguém vai pedir conta. Fazem-se muitas coisas e se deixa de fazer outras. Deus exige que nada façamos para “vã gloria” .Tudo deve ser feito genuinamente com sinceridade e humildade para Sua gloria e deve ser completo, não pela metade.
- Há pessoas à procura da “Igreja perfeita”, perambula de uma comunidade a outra, encontra os mesmos problemas dos quais fugiu, ou às vezes cria outros tantos, promovem discórdia aonde vão, semeiam oposição contra os ensinamentos, outros querem impor suas formas de compreender sem absorver a visão da Igreja, querem fazer valer suas limitadas compreensão das Escrituras, que muitas vezes são até contra a Bíblia.

- Isto nos lembra um episódio acontecido com Billy Graham, quando uma irmã lhe disse que ainda estava buscando a Igreja perfeita para se filiar. Ao que ele lhe disse: Irmã quando a senhora encontrar não entre nela para não estragar.
- Em todo tempo encontramos também pessoas sinceras que com afinco, diligencia e sede pela verdade busca o conhecimento genuíno da Palavra, se submetem, obedecem e tem um crescimento espiritual comprovado e são chamadas para compor as colunas sustentadoras da comunidade; pessoas obedientes, humildes que se deixam ajudar, que aceitam a doutrina, são verdadeiros bereanos (Jo 5.39), procurando a Verdade para colocá-las em prática. São verdadeiros referenciais do Reino.

- Quanto às limitações e imperfeições dos outros, procuram ajudar, são pacificadores, ajudam o seu pastor no sustento da pesada carga de administrar a obra. Gloria a Deus mil vezes por estes que não perdem a sua identidade de leais e fieis.
- No entanto há de se entender que a raiz de toda oposição às doutrinas bíblicas é a ignorância, e o vírus do ante-semitismo, nunca tiveram acesso às verdades fundamentais, nem as estudam. As que se acentuam como verdade, não são.

- A contradição herdada, imposta pelos “teólogos” comprometidos com o mitraísmo e as decisões dos concílios, tem mais força sobre as verdades ensinadas pelo Eterno, para Ele seja a Gloria e a Honra para todo sempre.

- A mentira ensinada há séculos tem tentado destruir as verdades do Senhor. Educados nas escolas dominicais, nos seminários teológicos, comentários dos mais diversos torcendo a verdade.

- É muito mais fácil praticar o erro do que se sacrificar e viver a verdade que liberta. Bem a palavra diz: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências”. II Tm 4.3
- Existe a Sã doutrina cujo fundamento e arquiteto é Deus. Existem ensinamentos, eivados de sincretismo religioso e outros até pagãos.

- Hoje se escuta até de “macumba evangélica”, se ouve até falar em sacrifício de galinhas em rituais “cristãos” que vão penetrando e corroem a maneira certa de servir a Deus e fazer a Sua vontade. Necessidade há que se volte aos antigos caminhos. (Jr 6.16)
- Vamos citar uma das doutrinas jogadas para fora do seu sentido santo e que deve ser observado estritamente, entre outros, pois queira ou não é LEI, é MANDAMENTO, a boca do Todo Poderoso as proferiu e os dedos do Grande Nome, Hashem, as gravou em tabuas de pedra e posteriormente como diz Paulo (Shaul) em nossos corações. (II Cor 3.3)
- O que foi escrito a Tito? “Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes”.( Tt 1.9 e 2.1) “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.

- A sã doutrina começa na Torá, no Pentateuco e termina em Apocalipse. A sã doutrina tem o seu originador, que é Deus o Pai, HASHEM, o Elohim de Israel, o Criador dos céus e da terra.

- Tem um povo que a observa que espalhou pelo mundo todo o monoteísmo e as verdades da Tora, e Jesus Cristo foi o continuador com os seus apóstolos, o facilitador de todo esse compendio de ensinamentos, que hoje identifica seu povo, que remiu com o seu sangue e virá em breve buscar.
- A doutrina, ensinamento, instrução, há a que é Sã e a que não é Sã. Está doente, enferma, está contaminada com o vírus da mentira, da tradição, para dar corda ao bel prazer de contradizer, desobedecer e profanar as coisas santificadas pelo Eterno.

- A burrice humana é tanta que procuram tirar a santidade dada por Deus e torná-la comum, como se faz com o Sétimo dia, o sábado.

2) A OBSERVANCIA DO SANTO SÁBADO DE REPOUSO E SUA TRANSGRESSÃO

- O sétimo dia, o sábado, não foi invenção de Moisés, nem dos Judeus, nem dos sacerdotes ou dos profetas, muito menos de Cristo e os seus apóstolos.

- Ela é uma instituição do próprio Elohim, o Criador dos céus e da terra, o Pai de Yeshua há Mashiach= Jesus o Messias; uma das suas últimas obras criadoras, Ele separou o sétimo dia, o abençoou e o santificou. (Gn 2.1-3). O único mandamento que traz o carimbo do Criador, no qual Ele se identifica.
- Diante de tamanha determinação divina, o selo de santidade dada pelo Eterno, não perderia jamais sua benção e separação através dos séculos. Não poderíamos duvidar e muito menos transgredir ou não levar em conta como muitos hoje fazem.
- O sábado está sendo transgredidos na casa dos crentes, de todas as formas, dos que se dizem guardadores do sábado: Abastecendo seus veículos, comprando depois do por do sol de sexta-feira, (mesmo para as festas da Igreja), pagando, vendendo, tratando de coisas que profanam o santo sábado. Varrem, lavam roupa e louça, viajam com fins de lazer, falam em negocio, fazem pequenos consertos, vão ao restaurante. Isto e outras coisas que são feitas, não é obediência completa.

- Tudo o que é para Deus deve ser completo, não pode ser como o Rei Saul que disse para Samuel: Eu guardei, eu fui eu fiz, mas não era para perdoar o rei Agague nem trazer a oferta do espólio das anátemas que é abominação. Perdeu o reinado pela sua obediência incompleta. (I Samuel 15) Alguém diz: do meu lucro de sábado dou uma oferta gorda na Igreja. Não vale de jeito nenhum!
- O sábado figura em (Êxodo 16.22-30) como algo que Deus prima, tem zelo por ele, razão das Suas orientações de como na sexta feira, dia da preparação, se deve receber o sábado: A preparação dos alimentos, a preparação do espírito, o vestuário.

- Com isto podemos entender que tudo deve ser preparado na sexta feira, para que no dia sagrado não se transgrida e seja profanada a sua santidade.

- Muitas desculpas são apresentadas, totalmente do foro humano. Dificuldades em cumprir com o mandado Divino. Mas é Ele quem ordena. Que desculpa poderia eu apresentar a Deus? Como disse Eliú para Jó (33.12-13).
- Nesse mesmo livro no capitulo 20, ele é incluído no decálogo como decreto universal, versículos (8 a 11), vem caracterizado como lei, mandamento, ordem, estatuto perpétuo, isto é permanente. Jesus disse que o sábado foi feito por causa do homem, assim como a mulher, enquanto o ser humano existir, estas duas coisas vão co-existir, sábado e mulher.

- O grande dever do homem é respeitar. O mandamento e sua observância estarão em pé como dever do homem. Embora o malho dos contradizentes lhe desfira os golpes para esmigalhá-lo, esta firmada como rocha inalterável.

- O selo da santidade de Deus esta nele reluzente, homem nenhum pode tirar. Ele é repetido em (Deuteronômio 5.12.15).

- Nesta passagem ainda tem algo mais: a cada sábado comemoramos nossa libertação do Egito (o mundo) do cativeiro de Faraó (o diabo). “Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu; Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado”.
- A doutrina da santificação do Shabat atravessa a Bíblia, chega até a época de Yeshua há Mashiach – Jesus o Messias – Ele observava, era seu costume, fazia as obras que no dia de sábado devem ser feitos; não é dedicar-se às obras matérias dos dias de semana, mas sim curar, ensinar, libertar os oprimidos.

- Após sua morte os seus discípulos continuaram a observância do sétimo dia. Nunca Jesus mudaria o que o Seu Pai santificou, abençoou e separou. Nem Deus, nem o Ruach Hakodesh = Espírito Santo, orientou para que se fizesse qualquer mudança. Os homens, sim o fizeram, profanando, transgredindo e ensinando outras pessoas a desobediência, em total oposição a Deus que disse: “Eu sou o Senhor vosso Deus; andai nos meus estatutos, e guardai os meus juízos, e executai-os. E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saiba que eu sou o Senhor vosso Deus”. (Ez 20-19-20).
- Diante desses textos: Que sinal de Deus você tem se não observa, não santifica o que Ele separou, abençoou e santificou? Quem é o teu Deus? Constantino, os chamados “pai da Igreja” apóstatas? Embora entre eles houvessem quem observasse este precioso mandamento entre os outros nove. Quem subestima a guarda do sábado, subestima o próprio Deus. Quando a pessoa respeita e guarda, honra o Deus que honra o sábado.
- Não se podem apresentar desculpas: Só na china há um milhão de guardadores do sábado. Trinta milhões de pessoas observam o santo sábado no mundo, isso só de uma denominação. Você faz parte destes? O que você tem feito para observar o dia santo do Senhor, diante de milhões de pessoas que não morrem de fome e até nos países onde não há liberdade religiosa, santificam o dia do Senhor?
Quem é o teu Deus? O meu Deus é esse que santificou o sétimo dia, que deixou em Sua santa lei escrita pelo Seu dedo este estatuto perpétuo.

3) IDENTIFICANDO AS CARACTERÍSTICAS DO AFASTAMENTO DAS DOUTRINAS:

- Temos um grave problema, hoje atestado em algumas entidades guardadoras do sábado: as pessoas estão se afastando do culto maior, que é observar o dia do Senhor e congregar, ir ao templo, pois no sábado de manhã se deve participar da Escola Bíblica, levar as crianças em sua escolinha, os jovens em suas classes, os adultos com suas lições e classes.

- Onde estão os que dizem que observam este mandamento no sétimo dia? Estão nos seus sítios, nos seus almoços familiares, no seu lazer, pescarias, churrascos com amigos, viagens ou cuidando de suas empresas? Estão atrás dos trocados que recebem a mais, que não são abençoados, porquanto os adquirem profanando a santidade do sétimo dia? As desculpas são muitas em detrimento da santificação, da obediência, do submetimento à ordem divina.
- Precisa-se entender que no sábado ir à reunião ir ao templo, ir ao adoratório, Deus chama de “SANTA CONVOCAÇÃO” – Vamos entender como uma obrigação:

- Leia o texto e entenda: “Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fará; sábado do Senhor é em todas as vossas habitações”. Lev. 23.3

- Isto é mandamento, isto é para ser obedecido, isto é para ser cumprido no dia de sábado. O sábado não é nosso é do Senhor. Ele assim o ordena. Não podemos contradizê-Lo. Somos convocados, chamados, convidados a nos reunir! Leia os Salmos do Shabat: (29, 92, 93, 95,96,97,98,99,), esses salmos são os salmos cantados no sábado no judaísmo messiânico e ortodoxo. Ler e extrair as verdades nessas poesias é fantástico.
- Para os guardadores de sábado, a santa convocação é no sábado de manha, é o maior dia de festa, de adoração, louvores, testemunhos, ensinamentos através das lições bíblicas ministradas, congraçamento do povo de Deus.

- É o encontro da grande família de Deus, da comunidade, pais e filhos indo adorar ao Senhor, incutindo em seus filhos o santo costume de guardar e santificar com suas ações e atitudes. Nesse dia nossos adereços no vestuário devem ser recatados. O sábado não é um dia comum. É dia de santidade mais do que nos outros dias. Para as mulheres e homens, roupa decente, não com o seu umbigo de fora. Todos precisam estar com roupa limpas, corpo banhado, se possível perfumado, roupas de santidade – Santidade ao Senhor. Mas esta não é a realidade. Observem como as pessoas se estão apresentando nas Igrejas. Agrada-se Deus de nossos sacrilégios? Há insensibilidade na relação à santidade do dia e a maneira de se apresentar no templo, há muito tempo foi abandonado, ou simplesmente as pessoas nada entendem de santificar o que foi santificado pelo Eterno e o que é ser santo.
- O lugar de muitos que se dizem lideres ou pretendem ser, seu lugar no Adoratório está vazio no sábado. Por esta razão temos outros grandes problemas de mau testemunho. Os novos seguem o mesmo exemplo de desobediência, quebra de compromisso com Deus, falta de pontualidade, fidelidade, lealdade. Quando no batismo responde SIM, SIM a todas as perguntas de doutrina, mas no decorrer dos dias o Sim se transforma em Não. Profana a santidade do sábado e atrás disso vem outras transgressões.
- Alguns se afastam e dizem: nesta Igreja é muito difícil servir a Deus, o sábado é um cativeiro, é um jugo pesado Deixam de vir, se esquecem do seu Sim, de guardar o dia do Senhor. O sábado lhe é um pesado fardo, alguns chegam a dizer: não podemos ser oprimidos pelo sábado. Nós não ditamos as leis, a ordem vem de cima. Quem pode questionar Deus, pela ordem que Ele deu? Para muitos é jugo pesado por falta da confiança nEle, por falta de compreender o que é santificar. Não conhece Deus que deu o mandamento, que também dá o sustento, mas aquele que pela fé sacrifica e se abstém de profanar, sem transgrediu, está nas mãos do Eterno. Sua recompensa é receber a maior benção de Deus em sua vida. Alem do mais, tem a consciência tranqüila perante o Senhor. É identificado como filho, luz, sal referencial do Reino.
- O sábado é santo? Há jeito de negar isso? Só arrancando as folhas da bíblia e virando ateu. O sábado é mandamento, é lei do Eterno, quando Ele escreveu isso na pedra com o Seu dedo. Há dúvida disso, ou é uma fábula, um conto para incautos e menos favorecidos pelo conhecimento bíblico que aceitam os embustes?
- O sábado, o sétimo dia, é dia do Senhor, Ele o santificou. Você faz parte da família de Deus, tem parte com Abraão, Isaque, Jacó, com a semente de Davi? Tens parte com Jesus e os apóstolos? Queres a bem aventurança de Ap 22.14? Então vamos reagir pela nossa santificação e obediência. Que dizer das palavras de Isaías 56.4-8 e 58.13? Serias capaz de ler esses textos e entender o zelo do Senhor? E como entender o sentido escatológico de Is. 66.23. Tanta pergunta não é? O negócio é aceitar e obedecer.

4) COMPROMISSO COM A NOSSA IDENTIDADE DOUTRINARIA, VAMOS CRIAR RAIZES E SER FIEL E LEAL:

- O que nos diz as Escrituras Sagradas sobre criar raízes, sobre nossa edificação com seus devidos fundamentos?
“Arraigados e sobre edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças” (Cl 2.7 )- “Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura e o comprimento, e altura e a profundidade”.(Ef. 3.17-18).
- É necessário que as raízes espirituais de cada indivíduo penetrem profundamente no conhecimento das doutrinas dadas pelo Eterno para que nossa identidade com a família de Deus não seja perdida.
- É uma necessidade urgente levar esta palavra até você. Preciso eu mudar, você também, pois se a nossa raiz não se aprofunda, os vendavais, as tormentas, os temporais avassaladores podem nos destruir, um inimigo feroz, a assimilação.

- Infelizmente muitos vão ouvir naquele dia: “E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. (Mt 7.23).

– Que decepção seria isto depois de tanta dedicação, tanto empenho, mas não foi completa a obediência, perdeu-se a identidade que caracteriza os que guardam Seus mandamentos e tem o seu testemunho.
- Nosso edifício espiritual está sobre o que diz a Palavra: “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina”. (Ef 2.20)

– Poe sentido na pedra. Nossa identificação doutrinária esta enraizada, fundamentada sobre: Os Profetas (Moisés está incluído como um dos maiores profetas que recebeu os oráculos do Eterno), os apóstolos, (guardadores do santo sábado, inclusive Shaul = Paulo apostolo) e de Jesus Cristo a principal pedra da esquina, que veio não para destruir, trocar, substituir, mas veio sim, dar o entendimento necessário para que nós saibamos cumprir.
- Louvamos a Deus pelos membros féis, homens e mulheres, jovens e até crianças; pelos abençoados guerreiros que se sacrificam em toda a sua atividade, com suas células, dão conta de suas responsabilidades, no ministério da música, da dança, do ministério para casais, dos ministros da Palavra, pastores, pastoras, presbíteros, diáconos e diaconisas, dos companheiros da oração no monte, dos que evidenciam no seu comportamento e conduta de praticarem a sã doutrina, são identificados como os que são alimentados com a seiva que vem da Oliveira que Deus plantou. (Romanos 11.17-19). Amém

Autor: Pr. Juan Pablo Leguizamon

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem