Porque Deus Abençoou Obede-Edom e Amaldiçoou Uzá?

Porque Deus Abençoou Obede-Edom e Amaldiçoou Uzá?
TEXTO CHAVE: II Samuel 6:11
 
"Ficou a arca do Senhor em casa de Obede-Edom, o geteu, três meses; e o Senhor o abençoou e a toda a sua casa".
 
Israel estava em trevas. Os inimigos haviam levado a arca do Senhor, que representava a própria presença de Deus no meio do seu povo. Por longos anos ela estivera na mão dos filisteus. Entretanto, o rei Davi ao assumir o trono, resolveu trazê-la de volta. O problema é que ele tentou fazê-lo à sua maneira e não à maneira de Deus.

1- O SENHOR NÃO SE CONVERTE À MANEIRA DAS PESSOAS EM TENTAREM SERVI-LO

O caso de Uzá, tão recente, demonstrava que o Senhor não se “converte” à maneira dos homens de tentarem servi-lo. Em Perez-Uzá, Deus deixou claro que não se pode trazer a sua presença sob à vontade da carne. Davi havia preparado um carro novo para levar a arca, não atentando pa-ra o fato que a glória de Deus e a santidade andam juntas. Ao desprezar a ordem divina de que a arca deveria ser conduzida sobre os ombros dos sacerdotes, ele colheu juízo. Por isso Uzá tombou naquele lugar. Um homem morreu ao tocar indevidamente na arca e aquilo foi um gesto de Deus batendo a mão na mesa e dizendo: “Se vocês me querem, tem que ser do meu jeito”
 
Hoje, muitos estão fazendo a opção de Uzá, buscando um evangelho “ligth”, sem peso nos ombros, sem princípios, sem sacrifício. O Senhor não está nisso! As pessoas de forma geral querem a presença de Deus, mas não querem pagar o preço para tê-la. Quase confundem espiritualidade com supersticiosidade e tratam Shekiná como se fosse um amuleto. Fazem carros novos para a arca, quando ela deveria ser levada nos ombros...

2- DEUS ABENÇOA SOMENTE ÀQUELES QUE TEM A CORAGEM DE SE ARRISCAR NUM COMPROMISSO RADICAL DE COLOCAR SUA VIDA E SUA CASA À DISPOSIÇÃO DO SENHOR

Aquele era um momento de grande responsabilidade e extrema oportunidade. A presença do Senhor que por tanto tempo estivera longe, agora estava ali, disponível. Um avivamento estava prestes a acontecer em Jerusalém, mas quem pagaria o preço por ele? É então que entra na história Obede-Edom, um homem disposto a não perder aquele momento. Quando ninguém queria arriscar-se num compromisso tão radical com Deus, ele abre as portas de sua casa e decide ser o modelo que aquela nação precisava...
 
Embora a Bíblia não fale muito sobre Obede-Edom, há uma pergunta que não se cala em meu coração: Porque Deus o abençoou tanto, enquanto sobre o bem-intencionado, mas descomprometido Uzá, trouxe morte?
 
Eu creio que Deus se agradou de Obede-Edom porque ele teve atitude e decidiu não perder a oportunidade de mudar a história de sua vida e de sua família. Muitas pessoas, como o jovem rico que se encontrou com Jesus e rejeitou seu chamado por estar apegado às coisas materiais, perdem a chance de entrar no “script” de Deus por ficarem titubeantes diante de uma proposta de compromisso radical com a fé e acabam se extraviando na vida. Obede-Edom, não. Ele decidiu que aquela era a sua grande chance de sair da mediocridade!
 
Algo que me chama a atenção é o fato de que a identidade natural dele apontava para uma vida de problemas. Seu nome significa “servo de Edom” e os edomitas eram um povo amaldiçoado, descendentes de Esaú, alguém que vendera seu direito de primogenitura por um prato de repasto. Mais que isso, a Bíblia diz que ele era um “geteu”... Isso pode se referir a Gate, terra natal dos filisteus como Golias, ou mais provavelmente a Gate-Rimon, uma cidade levítica da terra de Dã. Então, ou ele era um cananeu sem raiz espiritual, ou um levita sem a presença do Senhor. No entanto, Obede-Edom, fosse um pagão sem herança de fé, fosse um religioso sem a glória de Deus, resolveu não perder a chance de mudar de vida!
 
Por entender isso. Ele abriu a porta de sua casa e envolveu sua família no propósito de receber ali a presença do Senhor. Diante do que havia ocorrido (a morte de Uzá por tratar a arca de uma maneira leviana) este homem poderia simplesmente manter a porta de sua casa fechada e não comprometer sua família, mas de alguma maneira ele sabia que o ambiente familiar é o predileto da glória de Deus. “Cada crente um ministro, cada casa uma igreja”... Parece até que Obede-Edom conhecia esta proposta!
 
Nós precisamos fazer de nossos lares um lugar para a glória de Deus. Tem que haver altares em nossa intimidade... A igreja de Jesus Cristo nasceu assim, no templo, mas também de casa em casa. Esta cidade será realmente transformada à medida em que mais lares se abrem para ser “casas de paz”, lugares onde existe busca, pregação, milagres, vida de Deus. Agora, é bom nos lembrarmos que quando abrimos a porta da nossa casa para receber a arca, todos estarão olhando para lá. Não é possível viver um evangelho de incoerências. O que professamos, precisamos viver. Todo Israel, desde o rei até os menores servos, estava atento à casa de Obede-Edom e, ao final de três meses, todos ouviam falar de sua prosperidade por causa da arca.

3- A PRESENÇA DE DEUS SÓ PODE SER DESFRUTADA POR AQUELES QUE ACEITAM AS IMPLICAÇÕES DE UMA VIDA DE SANTIDADE

Sabe por que isso aconteceu? Porque este homem conhecia e aceitou as implicações de ter a glória de Deus dentro de sua casa. Ele organizou o seu ambiente familiar e pessoal em torno da arca, submetendo-se às regras de Deus para ser abençoado. O caso de Uzá, tão recente, demonstrava que o Senhor não se “converte” à maneira dos homens de tentarem servi-lo. Podemos deduzir que, se a presença de Deus destruiu Uzá, mas abençoou a Obede-Edom, foi porque este fez as coisas como o Senhor queria.
 
Este é um momento de decisão. Neste início de novo ano, Deus está chamando para uma aliança aqueles que realmente querem a sua glória... Não é mais tempo de brincar de crentes. De Deus não se zomba! Seu chamado para nós envolve vivermos um verdadeiro avivamento. Mas a porta se chama sacrifício, entrega, cruz.

4- A PROSPERIDADE DO SENHOR É PARA AQUELES QUE ACEITAM GASTAR TEMPO PARA ZELAR A PRESENÇA DE DEUS

O evangelho “ligth” do descompromisso, da improdutividade, da irreverência, do “carro novo” não trará a glória do Senhor para nossa vida e para o nosso povo. Ao contrário, pode trazer maldição... O que precisamos agora é decidir oferecer os nossos ombros e fazer da presença do Eterno o centro da nossa vida. Se Ele abençoar nossa casa, todo o Israel saberá!

Pr Roberto Braz

8 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Eu procuro ter um compromisso sério com Deus , o mais fiel possível , mas mas continuo com dificuldade , mas quando eu procuro ser mais fiel ainda é que a dificuldade aumenta . Não entendo por que isso acontece comigo , só vejo pessoas sem compromisso com Deus se dando bem , sendo abençoadas , e eu não consigo achar uma saída , uma resposta que seja , por mais fiel que eu tente , não entendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom MArcelo muitas vezes acontece isso mas coloque sua confianca no Senhor.chegara a hora do Senhor te recompencar com bencaos sem fim pois tudo tem seu tempo.mas o melhor e o tempo do Senhor...ja passei por isso muitas das vezes eu queria algo passava dias e dias eu via outras pessoas recebendo em meu lugar .passei dias sem querer nada de Deus por pensar que Ele nao se importava comigo reclamava muito as vezes e perguntava ate o por que daquilo tudo.mas hoje eu entendo mesmo tendo falhas em nao creer totalmente pois nao estava colocando a total confianca nele ...Ele me ensinou uma coisa ser mais forte ...sofri calunias.sofri traicoes.sofri desilusoes.situacoes financeiras muitas das vezes desesperadoras e nao entendia o porque daquilo tudo pois eu tbm achava que estava fazendo o certo.mas quem e o barro que dira ao oleiro que e assim que tem que ser feito.somente Ele sabe nossas estruturas e sabe como deve trabalhar em nossas vidas para alcancar a perfeicao...com isso tudo pouco a pouco Ele estava firmando meus pes na rocha...muitas vezes nao entendemos o que o Senhor quer em nossas vidas mas basta nos colocarmos nossa confianca Nele pois Ele sabe o melhor...Que Deus te abencoe...

      Excluir
    2. paz e graça do nosso senhor Jesus cristo, a principio medite no salmo 73 de asafe e profundo em muitas das nossas duvidas com o senhor, passo pelo mesmo problema quando parece que vai melhorar piora, isso e Deus nos ensinando amadurecendo nossas estruturas, pois ele que algo grande com você, mais muitas vezes necessitamos aprender e perder certas coisas de nossas vidas,...mais não perca fé e tenha coragem, pois entenda todos esses que conseguem as coisas de forma errada e temporario o nosso Deus quando estamos na obediencia nos da grande vitorias e são eternas...A paz meu irmão

      Excluir
  2. meu amigo marcelo, somos abençoados nao porque fazemos por merecer e sim porque a misericordio do Senhor tem nos cercado a cada momento, cada vez que acertamos, nao é porque "nós acertamos" e sim porque a misericordia do Senhor, a graça do Senhor superabundou o pecado, ou seja, quando pensamos que estamos bem com Deus, devemos agradecer pq a misericordia do Senhor tem nos mantido de pé, e lembre-se sempre, quanto mais voce se aproximar daquilo que é Santo (nosso Deus), mais suas impurezas estarão evidentes, à luz, tudo se revela.

    Leonildo - Itu-sp

    ResponderExcluir
  3. esta mensagem me mostrou que fazer ou seguir os princípios estabelecidos por Deus, nos trara benção sem medidas, é assim que Deus quer que vivamos testemunhando sua grandeza e sua capacidade de nos abençoar.

    ResponderExcluir
  4. Amigo depende muito do que você entendenpor ser abençoado, talvez você entenda por ser abençoado receber coisas. Materiais mas te. Digo Deus não quer carro novo quer os. Ombros santificados
    Se Deus não está te dando bens matérias amém
    Mas o mais importante é a presença de Deus na sua vida.
    A bíblia diz... essa a noite pediram a sua alma o que tu tens preparado... Amado continue adorando a Deus em Espírito e verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. II Samuel 6:11 "Ficou a arca do Senhor em casa de Obede-Edom, o geteu, três meses; e O SENHOR O ABENÇOOU e a toda a sua casa".

      Excluir
  5. Marcelo faça como Davi no salmo 139 peça pra Deus tira de você o que não agrada aele eguia você por caminho certo temos tendência de achar que estamos agradado a Deus mais Deus conhece onosso coração os passos de um homem bom São confirmados pelo senhor

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem