Mudança de Posição

Texto: Marcos 10:46-52

 

Introdução:

O texto que lemos é o registro de mais um extraordinário milagre realizado por Jesus na vida de um homem. Neste caso um homem extremamente limitado por sua condição de cego e mendigo e que conforme descreve o texto “assentado a beira do caminho”. Após o encontro com Jesus ele muda sua postura e passa a “seguir Jesus estrada fora”. Antes de encontrar-se com Jesus, esse homem apenas assistia as coisas acontecerem ao seu redor, mas depois, tornou-se participante daquilo que Jesus estava fazendo na sua vida e com certeza na vida de tantos outros. Mais do que o milagre da cura física, Jesus operou uma grande mudança na vida daquele homem.

Vejamos alguns ensinamentos que podemos extrair deste texto:

I. Duas posições em que podemos estar

1. Participando ativamente do que Deus está fazendo em nossas vidas e na vida de outros, ou…

 

2. Assistindo o que Deus está fazendo.

Como Bartimeu “assentado a beira do caminho” assistindo a vida passar e apenas ouvindo o que acontecia ao seu redor.

3. Quando participamos ativamente do que Deus está fazendo, temos propósitos definidos e estamos sempre motivados.

4. Quando somos apenas expectadores e não nos envolvemos, levamos uma vida rotineira, entediante e estamos sempre “insatisfeitos” com o que somos e com o que temos.

5. Quando participamos do que Deus está fazendo “seguindo Jesus estrada fora” nossa vida tem sentido e direção e nos sentimos úteis e não nos sobra tempo para reclamar dos desafios.

6. Na posição de expectadores “a beira do caminho”, somos como cego que precisam ser conduzidos por outros, limitados pelas circunstâncias, egoístas, nos sobra tempo para criticar e nos tornamos “problema” ao invés de benção na vida dos outros.
Mas a grande questão é como sair da “beira do caminho” e nos tornarmos participantes do que Jesus esta fazendo?

Vejamos:

II. Saindo da beira do caminho para seguir Jesus estrada fora

1. Reconheça humildemente sua necessidade de Jesus. “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim”

2. Reconheça Jesus como Salvador e não como “milagreiro“ capaz de solucionar seus problemas. “Jesus, filho de Davi...” com estas palavras Bartimeu reconhece Jesus como o Messias prometido no Velho testamento para salvar seu povo e não apenas um profeta.

3. Persevere em buscar a Jesus mesmo em condições de desestímulo. “E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim”. Muitos se opuseram a seus esforços, mas ele não desistiu. A perseverança é fundamental para realizarmos mudanças com sucesso.

4. Faça renúncias necessárias. “lançando de si a capa”. Qual é sua “capa” no processo de mudanças que Deus está fazendo em sua vida? Pecados? Maus hábitos? Relacionamentos? Vícios? Lembranças amargas? Ressentimentos?

5. Levanta-se agora mesmo e comece uma nova vida “seguindo Jesus estrada fora”. Logo após ouvir o chamado de Jesus Bartimeu “levantou-se de um salto e foi ter com Jesus” Bartimeu não pediu um tempo… não racionalizou… nem usou como justificativa suas limitações. Apenas atendeu imediatamente ao chamado de Jesus.

6. Creia que Deus fará coisas muito melhores do que você pediu! Bartimeu não apenas foi curado fisicamente, mas recebeu a maior de todas as bênçãos a cura espiritual. “Vai, a tua fé te salvou.”

7. Comprometa-se com Jesus em ser uma benção na vida de outros. Ao seguir a Jesus estrada fora, Bartimeu está se comprometendo com Jesus e sua obra. Afinal somos salvos não somente para ir para o céu, mas para enquanto estivermos neste mundo, sermos canal de bênçãos para os outros.

 

Conclusão:

De que maneira este texto falou ao seu coração? Em que posição você está? “A beira do caminho” ou “seguindo Jesus estrada fora” participando do que ele esta fazendo? Que mudanças você sente o Espírito Santo guiando você a fazer após essa mensagem?

Pr. Honório – Primeira Igreja presbiteriana de Cachoeiro de Itapemirim

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. menssagem simples as poderosa asim como nosso Deus.uma revelaçao extraordinaria para minha vida no dia de hoje

    ResponderExcluir
  2. graças a DEUS o senhor tem suas ormas de trabalhar.maravilhosa palavra abiu o meu entendimento revelaçaoprofunda

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem