Adquirindo convicção da presença de Deus

Texto: Salmos 23

Introdução:

Neste Salmo somos ministrados acerca da importância da presença de Deus em nós.

Uma ministração que é tão válida para nós hoje quanto foi para Davi na sua época, porque, embora os tempos sejam outros, há situações que ocorreram à vida de Davi e que ocorrem à nossa vida e que só a presença de Deus para sustentar e dar graça.

Davi adquiriu a convicção da presença de Deus na vida dele e essa convicção fez com que Davi pudesse suportar as mais terríveis situações.

Então, nesta manhã, irmã/irmão, procure entender isso... busque adquirir essa convicção da presença de Deus em você também.

Veja só essas verdades que o Salmo 23 ensina – cada verdade contribui para se adquirir convicção:

...a primeira verdade que contribui a isto é:

1. A presença de Deus não isenta ninguém das tribulações

O salmista declara: “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte”... que vale difícil e tenebroso!

E lendo Jo 16.33, ficamos sabendo que o próprio Senhor Jesus afirmou a todos os Seus discípulos de que poderemos passar por situações difíceis. A palavra que Jesus disse foi clara e sem rodeios: “No mundo vocês vão sofrer”. Aquela versão antiga da Bíblia diz:“aflições”.

Jesus deixou bem claro, que a vida neste mundo não é nem nunca será um “mar de rosas”.

A presença de Deus não isenta das tribulações. Todavia, você pode estar certo de uma coisa, Jesus também afirmou: “mas tenham coragem. Eu venci o mundo e lhes darei vitória – a minha vitória é a sua vitória!”

Ponha essa verdade no seu coração: a presença de Deus garante vitória sobre todas as tribulações. Aleluia!

...segunda verdade para adquirir convicção:

2. A presença de Deus impede que o medo nos envolva

Veja como declara o salmista no v.4: “não terei medo de nada”.

O medo paralisa, nos enfraquece... medo é até demonstração de falta de confiança no poder de Deus. É comum sentirmos medo diante de algumas situações.

Porém, a presença de Deus em nós não permite que sejamos envolvidos, ou completamente tomados, pelo medo.

A presença de Deus nos livra de todo medo... o vale a ser atravessado pode ser escuro como a morte, mas nós ouvimos nessa hora (Is 41.13): “Eu o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: não temas, que eu te ajudo”. Aleluia!

...em terceiro lugar, temos neste salmo a seguinte verdade:

3. A presença de Deus conosco é certa.

O salmista declara: “porque tu estás comigo”.

Mais tarde, o próprio Senhor Jesus recomendou: “...lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”.

Muitas vezes, não encontramos nada nem ninguém capaz de nos sustentar nos momentos difíceis... ah! mas apenas a presença de Deus está conosco e por ela somos encorajados! Ninguém que tenha a convicção da presença de Deus desiste facilmente.

Se você não duvidar no seu coração, mas crer que Deus é contigo, mesmo que a situação pareça fora de controle ou sem solução, você vai procurar a ajuda do Senhor e vai alcançar vitória, porque Deus é contigo! Aleluia!

...outra verdade que contribui para você ter convicção é esta:

4- A presença de Deus traz proteção e direção

Essa verdade está expressa nessa declaração do final do v.4: “tu me proteges e me diriges”, que na versão antiga da Bíblia equivale “a tua vara e o teu cajado”.

Com a vara, o pastor de ovelhas, afugentava os inimigos e com o cajado, guiava o rebanho. A presença de Deus faz isso, a presença de Deus proporciona isso: proteção e direção.

Essa verdade ficou provada quando da salvação do povo de Israel da escravidão que vivia no Egito.

O Salmo 78.52-53, lembra de que Deus trouxe salvação para Israel; e Deus salvou o povo, desse jeito: dando proteção e direção – está escrito: “...mas fez com que o seu povo saísse como ovelhas e os guiou pelo deserto, como a um rebanho. E os guiou com segurança, e não temeram; mas o mar cobriu os seus inimigos”.

Aleluia! A presença de Deus traz proteção e direção.

 

Conclusão:

Então, irmãos, quando possuímos a convicção de que, em toda e qualquer situação, Deus está conosco, a sensação que se tem é de descanso e consolo – porque sabemos que Ele é Deus Todo-poderoso!

A melhor coisa a ser feita é termos essa convicção – porque quem adquire a convicção da presença de Deus, esse é levado a dizer: “O Senhor é o meu pastor: nada me faltará... Ainda que eu ande [ele não estava andando, mas disse na sua convicção: ainda que eu ande...] por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges”.

Tudo o que temos que fazer é comer essas verdades até que elas se dissolvam e façam parte de nós – da nossa certeza, da nossa fé, da nossa convicção!

Se você tem tido dificuldade para crer, porque, grandes tem sido as suas lutas, tão difíceis as condições em que se encontra, vamos orar juntos agora e pedir para você que estas verdades lhe tragam a convicção de que Deus está presente e que sempre estará.

Se você ainda não entregou seu coração para Jesus, você também não poderá dizer: “o Senhor Deus está comigo”.

Essa certeza só vem depois que você receber a Jesus como Senhor e Salvador em seu coração. Até que faça isso, você não se sentirá seguro.

E você já tem Jesus como seu Senhor e Salvador?

Pr Walter Pacheco da Silveira

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem