Vencendo na corrida cristã

Texto: Hebreus 12:1-3

Introdução:

O escritor aos Hebreus (12.1-3) extrai, da figura de um estádio lotado em uma competição olímpica, uma ilustração, revelando-nos o que fazer para Vencer na Corrida Cristã:

I. Olhar para Trás. (v. 1) è aprender com a história.

Esta grande nuvem de testemunhas é uma referência àqueles grandes exemplos de fé que o escritor sagrado acabara de mencionar no capítulo 11. Devemos aprender com as histórias de fé, lealdade e perseverança do passado, extraindo delas, lições preciosas para o presente. Não podemos desprezar a nossa história. Precisamos olhar para os servos de Deus do passado, imitando os seus bons exemplos e tendo-os como instrumentos de motivação.

 

II. Olhar para o Lado (v. 1) è encorajar aqueles que estão na corrida conosco.

Precisamos estar juntos a outros irmãos na vida cristã. A expressão “uns aos outros” e similares é usada mais de cinqüenta vezes em o NT, descrevendo a importância da comunhão. Cristianismo genuíno manifesta-se, através de relacionamentos íntegros e construtivos. Nestas relações, nós servimos e somos servidos. Deve haver um encorajamento mútuo entre os irmãos na corrida cristã, a fim de que juntos possamos obter vitória.

III. Olhar para Dentro (v. 1) è avaliar e dominar o nosso mundo interior pela ação do Espírito.

Peso não é pecado, mas é tudo aquilo, que na vida cristã, impede o nosso bom relacionamento com Deus e, consequentemente, com o próximo. Pecado é qualquer transgressão à Lei santa de Deus. Livremo-nos de tudo aquilo que nos atrapalha, que nos torna lentos ou nos faz cair na corrida cristã. Precisamos estar sempre nos avaliando, pedindo ao Espírito Santo que sonde o nosso coração e, conduza a nossa vida espiritual de acordo com a Sua vontade. Devemos buscar diligentemente a santidade na jornada cristã.

IV. Olhar para Frente (v.1) è Não viver vitimado pelo passado, mas rumar com perseverança para o futuro.

Á semelhança do corredor, o cristão deve estar numa atividade constante que o leva para o alvo final, apesar da oposição (Fp 3.13,14). Portanto, na corrida cristã devemos: superar os traumas passados; sonhar com vitórias futuras e dedicar-nos em direção a um alvo claro e específico, que Deus tem para nós. John Maxwell afirma: “Você precisa saber qual é o seu destino e navegar em direção a ele”.

V. Olhar para o Alto (v. 2) è ter a Cristo como nosso exemplo e fundamento para o êxito na Corrida Cristã.

Devemos olhar para Cristo sem distração, o qual está assentado à destra do trono de Deus, e aprender d’Ele como: Sofredor, Perseverante e Vencedor. O primeiro-ministro da Inglaterra, Winston Churchill afirmou ao povo britânico: “...sem a vitória não há sobrevivência”. Jesus é aquele que fortalece o corredor e o capacita a suportar e vencer os obstáculos. Olhar para Jesus renova a força cristã e aumenta a coragem, a fim de obtermos pleno triunfo.
O corredor John Stephen Akhwari, da Tanzânia, após concluir a maratona no Estádio Olímpico da Cidade do México em outubro de 1968, disse: “Meu país não me mandou aqui para começar uma corrida, mas para acabá-la”. Deus o criou, para que você não apenas comece, mas conclua a corrida cristã, a despeito das adversidades no percurso. Prossiga firme, não desista! Deus tem a vitória para você.

Pr. Jan Marke


Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!
Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Vencendo na corrida cristã Reviewed by Esboços de sermões on 1/12/2012 Rating: 5

Um comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links não serão aprovados!

All Rights Reserved by Esboços de sermões © 2014 - 2016
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.