Restituindo uma vida Renovada

Isaías 40: 28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. 29 Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. 30 Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, 31 mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

1. Introdução

Os versículos acima foram escritos para aqueles que se sentem cansados de alma, e abatidos de espírito. As palavras que lemos servem para acalmar aos que procuram uma renovação de suas vidas. Nestes versos, encontramos o remédio de Deus para que tenhamos uma vida avivada e cheia do seu Espírito.

2. Neste texto Deus nos revela quem Ele é:

2.1 Deus nunca se cansa: “…Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga?”

Você já parou para refletir no quanto de trabalho que Deus tem? Deus teve o trabalho de criar o universo, e agora neste exato instante Ele está sustentando sua criação. Neste exato momento Ele trabalha para cuidar das nossas vidas e garantir que permaneçamos vivos. Neste exato momento Ele trabalha para zelar pela sua Igreja.

Mas o que me chama atenção neste texto, e que Ele nunca se cansa e nem se fatiga. Esta qualidade que só Deus tem, me faz descansar, porque sei que apesar de tanto trabalhar por nós, Ele nunca ficará cansado, Ele nunca recuará, Ele nunca nos deixará a própria sorte.

Mesmo os governantes ou homens mais fortes um dia se cansarão. Alguns serão vencidos pela idade, ou pelo próprio tempo, mas o nosso Deus nunca se cansará. Seu poder e a sua força nunca diminuirão.

Outra coisa que aprendo aqui é que sua força é nossa fonte de força. Quando então você sentir que suas forças estão no fim, seu animo esta esvaindo-se, sua vida esta difícil, lembre-se que esse Deus que nunca se cansa, continua cuidando de nossas vidas, e que você pode recorrer a Ele, e através dEle, ter as suas forças renovadas.

2.2 Deus tem uma infinita sabedoria: “Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.”

Os pensamentos de Deus são grandiosos. Isaías diz: “PORQUE OS MEUS PENSAMENTOS NÃO SÃO OS VOSSOS PENSAMENTOS…” ( Isaias 55.8).

Ao ler o verso acima, percebemos que algumas vezes, nossas orações podem não ser respondidas porque nossos pensamentos são contrários aos pensamentos de Deus.Assim sendo, devemos sempre perguntar ao Senhor se nossa forma de pensar esta de acordo com o que Ele está planejando para nós.

Podemos até fazer planos, mas a Bíblia diz que “… a resposta certa dos lábios vem do Senhor….” Prov. 16:1,3.

Os pensamentos de Deus são elevados. Em Isaias no capitulo 55:9 o Senhor nos diz: “… OS MEUS PENSAMENTOS, MAIS ALTOS DO QUE OS VOSSOS PENSAMENTOS.” (Isaias 55.9). Enquanto nós muitas vezes consumimos boa parte do nosso tempo pensando em nossos problemas, Deus em seus elevados pensamentos contempla todos os problemas de todo o seu povo. Enquanto nós em nossos pensamentos limitados julgamos alguém pela aparência, Deus em seu elevado modo de pensar julga o homem pelas motivações e valores interiores do coração.

Os pensamentos de Deus determinam as coisas que acontecem. É assim que está escrito: “… COMO PENSEI, ASSIM SUCEDERÁ E, COMO DETERMINEI, ASSIM SE EFETUARÁ.” (Isaias 14.24). Pode passar o tempo que passar; pode acontecer o que acontecer; pode o maligno se levantar com toda a sua fúria; podem os homens arregimentar uma multidão contra nós, porém, assim como o Senhor pensou vai suceder e como Ele determinou vai se efetuar.

2.3 Deus restitui forças ao que se encontra cansado: “….Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.”

No exato momento em que estava escrevendo esta palavra da parte de Deus, eu pedia: “Senhor, renova as minhas forças na medida em que for meditando na tua palavra. Seja para mim como o vento que sopra trazendo refrigério para minha vida. Seja para mim como a água que é regada sobre a terra seca”.

Assim, enquanto ia meditando e firmando minha fé sobre a palavra lida, Deus me renovava. Isto é maravilhoso, pois sua promessa de fazer forte ao cansado e multiplicar forças ao que não tem vigor, se cumpre em nossas vidas.

Quando sentir meu querido que suas forças estão acabando, apegue-se a esta promessa, e suas forças serão multiplicadas em nome de Jesus.

3. Neste texto aprendemos o que devemos fazer para receber restituição:

3.1 Precisamos compreender nossos limites: “Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem…”

Todos nós temos limites. Em algum momento podemos ter crises de esgotamento espiritual.

É importante que reconheçamos os sinais de fadiga na vida espiritual:

  • Falta de animo para orar, ler a Bíblia e buscar a Deus.

  • Falta de desejo de estar na casa do Senhor em comunhão com os irmãos.

  • Presença de muitos pensamentos negativos no coração.

  • Ausência de reconhecimento de que a responsabilidade por essa situação é nossa e não de outros.

  • Ausência da alegria e prazer em estar na presença do Senhor.

Precisamos ser honestos em reconhecer estes sintomas, pois o esgotamento espiritual tem sido a causa para muitos crentes abandonarem o que estão realizando para o Senhor.

Uma das grandes estratégias do Diabo tem sido a de cansar, e esgotar os que são do Senhor com problemas, lutas espirituais, etc… Mas quando as lutas chegarem, quando a fadiga espiritual começar a te afastar da comunhão com o Senhor, aprenda a esperar no Senhor.

3.2 Precisamos aprender a esperar: “…..mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias,….”.

Um certo poeta sabiamente disse que “….é na hora da espera que se revelam os homens: Os fracos desanimam, os traidores se cansam de fingir; os levianos mudam de pouso; os impacientes se irritam – e pouco a pouco só vão ficando os fortes!”

Crentes firmes na vida espiritual são aqueles que aprenderam a esperar no Senhor. eles aprendem logo cedo, que suas forças são renovadas na medida em que aprender a esperar a hora do Senhor agir.

Lembremos do exemplo de Abraão que creu em Deus. Contudo ele esperou 25 anos desde que a promessa foi feita, até ao nascimento de Isaque(Gn. 17:1,17). A espera do cumprimento das promessas de Deus faz parte da confiança n’Ele.

Na medida em que esperamos, somos renovados, e depois subiremos com asas como águias.

3.3 Precisamos aprender a correr sem se cansar, e a caminhar sem se fatigar: “…correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”

Alguns irmãos me chamam, as vezes, para um futebol, que sempre ocorre nas segundas feiras, mas eu sempre digo: “Irmão fulano, se eu correr vou cansar logo, estou sem preparo físico…”.

Quando não temos preparo físico, ao corrermos ou caminharmos rápido demais nos cansamos logo. Assim, se você quer correr ou andar sem se cansar rápido, terá que fazer alguns exercícios diários para entrar em forma. Entrando em forma, você caminhará ou correrá sem sentir tanto cansaço.

No reino espiritual precisamos também estar sempre fazendo alguns exercícios, para que possamos ficar em forma, e caminhar na realização da obra de Deus, sem que fiquemos extremamente esgotados.

Faça sempre a ginástica da oração, do estudo na palavra, da comunhão com Deus e com os irmãos, venha sempre a Escola bíblica, pois fazendo todos estes exercícios espirituais você aprenderá a caminhar sem se fatigar, e a correr sem se cansar.

4. Conclusão

Um importante escritor evangélico Paul Tournier conta que sua própria vida foi profundamente mudada quando decidiu tomar meia hora, diariamente, para um recolhimento devocional. Ele descobriu que é mais importante encontrar a Deus, do que apenas falar sobre Deus.

Quer experimentar em sua  vida a restituição de uma vida renovada? Procure então ter sempre encontros pessoais com Deus. Faça deste momento de culto, um encontro pessoal com Deus. Em casa procure ter também estes encontros com o Senhor. Sua vida espiritual mudará e se renovará completamente.

Pr. Josias Moura

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem