Pensou que Fosse Dar, Não Deu

 

Introdução

O nosso maior objetivo é nos encontrar com Jesus. Você pode ter mil planos na sua vida e se preparar para torná-los realidade. É possível que realize grande parte desses sonhos, mas o encontro com o Noivo é inevitável e deve ser o maior alvo daquele que conheceu Jesus. De que vale ganhar o mundo todo e perder a sua alma?

Leitura: Mateus 25:1-13
O Reino de Deus é a Igreja, e na Igreja de Jesus há uma parcela de pessoas que está se preparando para o encontro com o Senhor. Mas há outra parcela que não está ligando pra isso. Acha que poderá encontrar com o Senhor de qualquer maneira.

Precisamos de azeite em nossas lâmpadas, precisamos nos encher do Espírito Santo, porque é Ele quem nos guiará e iluminará nosso caminho, ajudando-nos a transpor barreiras, vencer provas e tentações. Mas tem gente achando que o que já tem é suficiente.
Era exatamente assim que pensavam aquelas cinco virgens loucas. Elas achavam que o azeite que tinham fosse dar, mas não deu.

Pessoas que pensaram que ia dar, mas não deu:

- Raquel estava para dar à luz, precisava chegar a Efrata, mas concebeu quando faltava pouco para chegar. Pensaram que daria pra chegar ao lugar, mas não deu. A parteira disse para Raquel não temer, pois ainda teria aquele filho, e ela pensou que viveria para vê-lo, mas morreu (Gn 35:6-18).
- Os egípcios perseguiram Israel pelo meio do mar. Depois que o último hebreu saiu e Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, este fechou-se, afogando os egípcios com seus cavalos e cavaleiros. Faraó pensou que fosse dar, mas não deu (Êx 14:22-27).
- Os profetas de Baal, depois do desafio que Elias propôs, no qual o deus que respondesse com fogo seria o verdadeiro Deus, ficaram de manhã até o meio-dia clamando por Baal e retalhando-se com lanças. Eles pensavam que fosse dar, mas não deu (I Rs 18:26).
- Geazi foi adiante deles, e pôs o bordão sobre o rosto do menino para que viesse a ressuscitar. Pensou que fosse dar, mas não deu (II Rs 4:31).

Quando não há a unção de Deus nada acontece. Geazi não tinha a unção de Deus e Jesus disse: "sem mim nada podeis fazer" (Jo 15:5).

Pessoas que pensaram que não ia dar, mas deu:

- Abraão e Sara pensaram que não ia dar para terem filho, mas deu. Ao que se prostrou Abraão com o rosto em terra, e riu-se, e disse no seu coração: "A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara, que tem noventa anos?" (Gn 17:17). Sara, então, riu-se consigo, dizendo: "Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?" (Gn 18:12).
- Gideão pensou que por ser pobre e o menor na casa de seu pai, não ia dar certo livrar Israel dos midianitas, mas deu. Replicou-lhe Gideão: "Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai" (Jz 6:15). Tornou-lhe o Senhor: "Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como a um só homem (Jz 6:16).
- Geazi pensou que não ia dar certo para Samaria vencer os inimigos que a haviam cercado com carros e cavalos, mas Eliseu orou para que Deus lhe abrisse os olhos e visse os cavaleiros e carros de fogo em redor do inimigo. Pensou que não ia dar, mas deu (II Rs 6:15-17)
- Marta e Maria pensaram que não tinha mais jeito quando seu irmão morreu, e fizeram a mesma lamentação pra Jesus. Elas pensaram que não ia dar, mas deu. (Jo 11:20,33).
- Felipe e André pensaram que poucos pães e peixes não ia dar para uma grande multidão, mas deu (Jo 6:9).
- Golias achou que não ia dar pra Davi, mas deu (I Sm 17:43).
- As pessoas no velório riam-se de Jesus, achando que a menina não teria chance. Pensaram que não ia dar, mas deu (Lc 8.52-55).

Assim acontece conosco muitas vezes. Pensamos que aquilo que tanto queremos não dará certo. Mas com Deus dá. As coisas impossíveis aos homens são possíveis a Deus, mesmo quando duvidamos. Se Deus tem um propósito em nossas vidas, se Ele prometeu, Ele vai cumprir, por mais que nos achemos tão pequeninos.

Mesmo quando nosso inimigo não acredita que vamos conseguir, e mesmo quando ele fala que não vai dar, com Cristo certamente vai dar.

Conclusão/Reflexão

Quando dá certo?
Quando se quer e...
Quando há unção de Deus
Quando é para a glória de Deus
Quando Deus tem um propósito
Quando não dá certo?
Quando não há unção de Deus
Quando não dá glória a Deus
Quando não há um propósito em Deus

Precisamos do Espírito Santo de Deus e só assim teremos a Sua unção. Nossos desejos se cumprirão, pois serão para a glória de Deus.
Você precisa de uma experiência pessoal com Deus. Não é a experiência de homens que fará diferença em sua vida, mas você deve ter sua própria experiência.

As cinco virgens loucas queriam o azeite das prudentes, mas elas responderam: "vá aos que vendem e compre". Você tem que ir para a fonte, que é Jesus, e não no seu irmão. Busque uma intimidade maior com Deus em oração. Só você e Deus, porque é isso que Ele quer de você.

Autor: LUSCINIA HILARITA S. HORODENKO

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem