O encontro com Deus

Duas coisas estão sempre presentes em nossa vida: busca e encontro. A vida é uma constante busca. Busca de objetivo, de sentido, de realização pessoal, de auto-afirmação, de tantas coisas… A vida é um constante encontro. Encontro com o viver, com a natureza, com o outro, com a família, com o ministério… Encontro consigo e com Deus. Não podemos fugir desses encontros. Muitas vezes nos sentimos sós. A solidão significa o não encontrarmos nada, ninguém e nem a nós próprios.

O homem vive sua existência numa constante insatisfação. Insatisfação e anseio são duas coisas que sempre estão presentes nele. Ele busca, busca… e não encontra. Algo lhe falta… Um encontro mais significativo. Um encontro com Deus… consigo… com o próximo… com a Missão.

 

Leia e Medite:

Gênesis 3.8-10. A fuga do homem e a busca de Deus. Enquanto o homem foge de Deus, o Senhor o busca. Uma busca que visa criar a oportunidade de um encontro. No encontro com Deus, este é quem toma a iniciativa da busca. Romanos 5.8, 1 João 4.9-11 e outros textos falam da iniciativa do amor divino, amando-nos e buscando-nos.

Salmo 42. O anseio do homem por Deus. O ser humano pode fugir da presença divina, mas dentro de si há um anseio por Deus. Ele somente encontra paz quando encontra Deus no seu viver. O homem, procurando satisfazer este seu anseio, vive à procura de Deus.

Buscando compreender a busca do homem por Deus, leia e medite estes textos da Palavra de Deus: Gn 3.8-10; Sl 42; Jô 1.11-14; Fp 2.5-11; Mt 17.9; Lc 9.1-30; Jr 31.31-34; Ez 36. 24-27; Rm 12.1-2; Gl 6.15; I Co 8.9-26; Jô 10.10; Rm 5.1-11; Ef 2.1-10.

O ser humano tem buscado algo que lhe possa dar sentido e satisfação. Ele busca proteção social, poder econômico, cultura, liberdade, justiça… Busca religião, moral, filosofia, mas não tem encontrado sentido e paz. Ele não terá paz e sentido enquanto não tiver um encontro com Deus.

Os textos citados acima falam a respeito do seu encontro com Deus. Vamos apresentar um pequeno resumo das idéias principais.

 

O homem tem buscado a Deus.

Por mais que você busque a Deus, o encontro com Deus não se dá nesta busca apenas. Não encontramos Deus porque o buscamos ou o descobrimos. É Deus quem nos encontra. Ele é quem vem ao nosso encontro em Jesus. Isto é Natal. Deus nos encontra. Ele se torna como nós e fica conosco.

Deus é quem cria a oportunidade do encontro. Ele usa as nossas oportunidades, a nossa situação. Ele sempre está buscando o homem, batendo à sua porta, visando encontrá-lo e fazer parte do seu viver. Leia Apocalipse 3:20

 

Como Deus se encontra conosco?

Desde que Deus criou o homem, ele vive buscando-o e com o objetivo de encontrá-lo. A iniciativa deste encontro sempre é de Deus. Em Jesus Cristo, somos encontrados por Deus. Um encontro de amor e vida – “eu vim para que tenham vida… e vida abundante.”

 

Como eu me encontro com Deus?

Deus deu o primeiro passo: veio ao meu encontro. Meu encontro com Deus se dá quando eu aceito esta busca divina. Quando eu creio e confio nesta busca de amor, e aceito a presença de Cristo em minha vida, tenho o meu encontro com Deus. É pela fé que eu me encontro com Deus. Pela fé eu passo a confiar no amor divino, entrego o meu viver a Deus, descanso Nele, saio de mim mesmo e passo a centralizar minha vida Nele. Sem fé, tudo isso é impossível (Hebreus 11.6).

 

Onde se dá este encontro com Deus?

No meio da vida. É por isso que Ele se tornou carne em Jesus. É na vida que Ele procura o homem e nesta vida o encontra. No meio da vida, da nossa realidade humana, em nossa situação particular, Deus nos encontra. Não precisamos ficar correndo atrás de Deus, subir a montanha para encontrá-lo. Ele já desceu da montanha e está à nossa espera no meio da vida, do abismo e até da fossa.

 

O que ocorre no meu encontro com Deus?

Todo o meu ser se encontra com Ele. É o homem total que se encontra com Deus: seu físico, sua mente, suas emoções, sua vontade, sua vida social, econômica, seu viver moral, sua realidade espiritual, seu ser psicológico. Não apenas a mente ou a emoção, ou a vontade, ou o espírito, mas todo o ser.
Ocorre um enriquecimento por parte de Cristo, uma renovação e uma transformação. É o encontro com Deus que possibilita uma nova vida em Cristo. Esta vida passa a ser vivida sob o Poder e a Graça de Cristo. Vivêmo-la com os recursos divinos. Leia II Coríntios 8.9 e Gálatas 5.16-26.

 

Os resultados deste encontro são:

• Reconciliação e perdão.
• Sentido para a vida.
• Encontro do amor.
• Verdadeira liberdade e alegria.
• Uma nova dimensão para a vida: serviço, dádiva e teocentrismo (Deus no centro do universo e de todas as coisas).
• Um encontro total: Encontrando-me com Deus passo a me encontrar com o próximo, com a família, a Pátria, a Igreja e o Reino de Deus.

 

O encontro com Deus é um encontro entre duas pessoas

A primeira é Cristo. Não me encontro com uma idéia a seu respeito, mas com uma pessoa real, viva e eterna. A segunda sou eu mesmo. É um encontro comigo. A partir daí este encontro se estende e se amplia em direção ao outro. Este meu encontro com Deus é a coisa mais fundamental de minha vida. Deste encontro dependerá todo o meu viver. “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus, …”

Deus abençoe a todos,

Autor: Pr. João Victor e Gislaine - Igreja Metodista de Londrina

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem