Mentalidade de Vencedor

Texto: Números 13:30; 14:6-9
“Então Calebe fez calar o povo diante de Moisés, e disse: Subamos e possuamos a terra, porque bem podemos prevalecer contra ela.” (Números 13:30)

Introdução:

Quero refletir com você sobre a mente do vencedor, colocando a lupa sobre Calebe, aquele líder israelita que se distinguiu dos demais de sua geração por sua postura de fé. Quando este homem, junto com Josué, mais uma vez levanta a sua voz num ambiente hostil e tomado pela incredulidade.

COMO SE CARACTERIZA MENTALIDADE DE UM VENCEDOR?

1- SABER SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS E DAS PESSOAS

Diante de suas primeiras intervenções, a situação de desespero e pessimismo do povo não mudou. Que fez então Calebe? Rasgou as suas vestes, num gesto de humilhação diante do povo e especialmente de Deus. Mais uma vez fica claro que ele não confunde firmeza com arrogância, fé com presunção. Ele sabe que o Senhor resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Pode parecer estranho, mas um vencedor sabe os seus limites e os reconhece diante do seu Deus. Rasgar as vestes é isto.
Enfrentar pressões não é fácil. Ninguém consegue manter-se firme diante de grandes oposições sem buscar um renovo da graça de Deus. Assim, muitas vezes será necessário entrar em nosso quarto e chorar, nos humilhar, clamar pela intervenção do Senhor; ou quem sabe separar um tempo de jejum apenas para explicitar o quanto dependemos dele.
Isso me faz lembrar Elias, afirmando a chuva intrepidamente diante de Acabe e depois subindo ao monte e colocando a cabeça entre os joelhos para orar com instância ao Senhor, pedindo que este respaldasse a sua palavra.
Orar é humilhar-nos, especialmente quando o fazemos no lugar secreto, sem a pretensão de impressionar ninguém, a não ser Deus. Só ora quem precisa, quem se reconhece necessitado. É um gesto que equivale a rasgar as nossas vestes em sinal de humilhação.
Quando mantemos uma confissão positiva e nos lançamos às lutas e às conquistas sem o respaldo da oração, talvez estejamos apenas num louco exercício de prepotência.

2- COLOCAR FOCO NO LADO BOM DAS CIRCUNSTANCIAS, MESMO QUANDO O ADVERSO É MAIS EVIDENTE. Números 14:7

“a terra é muito boa”
Outro grande segredo da mente do vencedor é que ele sempre coloca seu foco no lado bom das circunstâncias, mesmo quando o adverso é mais evidente. Jesus disse que, se os nossos olhos forem bons, todo o nosso corpo terá luz. Os anjos que anunciaram o nascimento de Cristo fizeram uma proclamação importante: “Paz na terra aos homens de boa vontade”. Isso é um segredo espiritual: se nossa visão se fixa no positivo, se temos boa vontade diante dos cenários que se nos apresentam, podemos superar grandes dificuldades... Calebe e seu parceiro Josué viram os gigantes e os desafios de Canaã, mas seus olhos foram postos numa só verdade: “a terra é muito boa” (vs.7).
Muitos cristãos vivem derrotados porque se guiam pela "lei de Murphy" (se alguma coisa pode dar errado, certamente dará) e não pela lei de Deus. Têm olhos maus, focalizam o negativo e vivem escravas dessa perspectiva sombria.
Jeremias, profeta que viveu em tempos muito difíceis para a fé, tinha um segredo: "trazer a memória o que pode dar esperança". Haverá sempre dois lados para olhar... Os vencedores olham pela ótica das promessas.

3- TER CONSCIÊNCIA DE QUE DEUS TEM COMPROMISSO COM QUEM TEM COMPROMISSO COM ELE NUMEROS 14:8

“Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.”
Outro segredo que povoa a mente dos vencedores é a consciência de que Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele. As palavras de Calebe foram: “Se o Senhor se agradar de nós, nos fará herdar esta terra...” (vs. 8). Essa argumentação de tem duas colunas: “Se Deus se agradar de nós” e “Ele fará”. Isso revela uma consciência da necessidade de aprovação e uma confiança na ação sobrenatural de Deus.
Não podemos confundir aceitação com aprovação. Para sermos aprovados, temos que agradar a Deus e esta é uma condição para nosso êxito na vida. Mas é importante sabermos que para agradar a Deus, temos que conhecer a sua vontade e nos esforçar para cumpri-la. Não tente agradar a Deus à sua maneira. Ele lhe reprovará!
Calebe sabia que, embora tivessem que enfrentar os inimigos, Deus era quem os colocaria naquela terra. Ele conhecia o valor da bênção e discernia a verdade de que o preço da bênção é a fidelidade... Quer contar com a parceria imbatível do Todo-Poderoso? Agrade-o, obedeça-o radicalmente, oferte, lute pelo que Ele lhe propôs!

4- ENTENDER QUE NÃO CONQUISTAR O QUE O SENHOR ESTABELECEU COMO PROPÓSITO é UMA FORMA DE PECAR NUMEROS 14:9

“Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.”
Mais do que tudo isso, um vencedor entende que não conquistar o que o Senhor estabeleceu como propósito para sua vida é uma forma de pecar. É por isso que Calebe clama diante dos desistentes: “Não sejais rebeldes contra o Senhor...” (vs. 9).
Muitas pessoas vêem as conquistas apenas como um direito que elas podem desfrutar ou não. Porém, na mente do vencedor, não conquistar é errar o alvo, traçar um caminho paralelo ao que Deus propôs... É por isso que, diante da desistência do povo, Calebe fala sobre não serem rebeldes e não ofenderem ao Senhor com sua incredulidade.

CONCLUSÃO

Você precisa construir essa nova forma de pensar! Tudo o que Deus lhe desafiou a conquistar (um casamento abençoado, uma vida próspera, um ministério frutífero...) faz parte de uma herança que custou o sangue da cruz. Não lutar por ela é desprezar o que Deus fez. Quando alguém desiste por causa das lutas e dos inimigos, está "se rebelando" contra a vontade soberana do Senhor.
Entenda que tudo vem dele, é por meio dele e para Ele. Ele tem uma parceria, na verdade uma aliança com você. Não desista do que Deus não desistiu em sua vida! Não abra mão do que Ele lhe deu por herança!

Pr Roberto Braz

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem