Estratégias de Marcos Exemplo Para os Pregadores de Hoje

OBS: introdução à exposição do Ev. de Marcos. (Mensagem do Autor).

Texto: II Timóteo 2:15
"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade."

Introdução:

Todo pregador é e precisa ser um grande comunicador. E a sua função é expor a Palavra de Deus.
- Como comunicador eu preciso entender algumas coisas:
1º Ninguém é obrigado à me ouvir: sendo assim, se quero atingir as pessoas que estão á me ouvir com a Palavra de Deus eu preciso ser criativo.
2º Minha mensagem deve ter um objetivo: onde eu quero levar o povo que estará me ouvindo? Como farei isso? E qual o caminho mais fácil pra leva-los a entender a mensagem?


Transição:

Marcos apesar de não ser citado como grande pregador, é reconhecido como tal em seu livro por aqueles que o estudam.
- Quem estuda o livro de Marcos logo entende que Marcos sabia o que estava fazendo e como conquistar a atenção de seus ouvintes.
- Apesar de o livro de marcos ser o mais curto dos evangelhos: Mateus: 28. Lucas 24 e João 21 capítulos.
- Marcos é conhecido como um evangelho completo e objetivo. Vindo a servir como base para os outros evangelhos.
- Estudiosos: entendem sua importância em decorrência de ser resultado das lembranças de Pedro, (discípulo de Cristo e pai na fé de Marcos) que narrou os acontecimentos do período que esteve com Cristo na sua íntegra.
- Assim como cada evangelho tem um destinatário singular, o evangelho de Marcos também possui. O objetivo da pregação de Marcos são os cristãos que estão em Roma.
- Os cristãos de Roma, não estavam interessados em ensinos e sim em ação. E marcos sabendo disso, idealiza uma mensagem ao perfil desse povo.
- Como Marcos endereçou a sua mensagem ao povo? Como pregar para um povo desse? Que não estava muito interessado, como nos dias de hoje em conhecimento, mas, em milagres?
- O que podemos aprender com Marcos acerca de uma mensagem eficaz para os nossos dias?

I) Ele pregou a mensagem de forma atrativa aos leitores da época.

- Existe uma razão para que Marcos pregasse mais as ações de Cristo que seus ensinos.
- O povo de Roma não estava interessado em ensino.
- Para não perder a atenção dos cristãos de Roma ele pula de um milagre para outro - Isso fica evidenciado pelas palavras mais usadas por ele em todo o seu evangelho: o advérbio euthys; logo e imediatamente (Rev. Hernandes Dias Lopes). Que aparece mais de quarenta vezes. Marcos descreve o Cristo como um rei ativo, um servo que move-se rapidamente na conquista vitoriosa do seu reino sobre as forças das trevas, das doenças, da morte e da natureza.
- São descritos no evangelho de Marcos 18 milagres e apenas 4 ensinamentos de Cristo.
- A mensagem é de um Messias que entra na história não para conquistar os reinos do mundo com espada, mas, para servir os homens aliviando-os em suas angústias, e aflições, curar suas enfermidades, levantar os caídos e morrer na cruz para a remissão dos seus pecados.
- Essa era uma mensagem que atraía: porque quem não gostaria de saber que Deus, ou o Messias se importava com as mazelas da humanidade na época?
- Quem não gostaria de ver os milagres de Cristo nesses dias, mais do que simplesmente palavras?
- A verdade é que nós estamos cheios de Palavras, de blá- blá-blá... queremos ver mais de Deus.
- Tem gente que consegue matar a palavra do que transforma-la em vida aos que a ouvem.
- O próprio Jesus pregava de forma criativa: usava os exemplos da natureza, ao seu redor, (Mt 6, Lucas 15).
- Ao pregarmos precisamos entender que podemos ser mais criativos ao pregarmos a mensagem de Cristo assim como ele foi.

II) Ele apresentou um Jesus simples para um povo simples. (O Servo). Mc 10:45.

- apesar de complexo em sua essência, Deus é um ser simples em sua revelação e vontade.
- É impossível conhecer a sua origem, e sabedoria.
- Mas é extremamente simples conhecer a sua vontade e prioridade: o retorno do homem à intimidade com Ele.
- Por isso ele veio para servir. Para mostrar que Ele se interessava pelo homem e é capaz de tudo por ele.
- O Deus todo poderoso que se vestiu de servo para servir e cumprir toda a justiça, é e era uma loucura para o povo da época.
- Para eles Deus estava alheio ás necessidades do homem.
- Marcos então aproxima do homem um Deus mais simples do que eles pensavam.
- Um Deus que sente e se move de íntima compaixão para com as necessidades do homem. Mc 1:41, Mc 6:34, Mc 8:2.
- Jesus é simples. E nós precisamos pregar esse Jesus que entra na minha casa pra comer comigo, que se preocupa sim com a falta de comida na minha casa e com a dor de cabeça que não sara.
- Ele se envolve em todas as áreas da minha vida.

III) Ele apresentou um evangelho mais acolhedor e menos exclusivista e religioso dos fariseus.

- Em nenhuma vez você vai encontrar Marcos fazendo alguma citação no seu evangelho do termo Lei.
- Quem quer seguir um evangelho que o subjuga?
- A lei alterada pelos fariseus já colocava um peso sobre os ombros dos homens que nem mesmo eles mesmos conseguiam carregar.
- E quem aceita e segue a Cristo passa a sofrer mudanças em sua vida através da ação do Espírito e não por força.
- O evangelho não subjuga ninguém, ele é uma boa nova.
- E a boa nova é essa: que eu era um perdido,um infame, um drogado, promíscuo e sem condições de mudança por mim mesmo. O meu fim era a morte eterna.
- E Deus por sua infinita misericórdia, bondade e amor não permitiu que eu continuasse daquele jeito.
- Por isso ele enviou seu filho para me dar um escape.
- E não foi eu. Mas as suas pisaduras que me sararam.
- Me transformaram em nova criatura através do seu sangue.
- Essa é a mensagem de Marcos.

IV) Ele contextualiza sua mensagem e os acontecimentos ao tempo ( calendário) do povo de Roma, que é o seu alvo. (6:48, 13:35).

- Ele usou não só a linguagem, mas o que era comum pra eles, como meio de apresentar sua mensagem.
- Ninguém vai pregar para um Gótico de gravata e terno claro e nem pra um índio que não foi alcançado e dizer pra ele que viver pelado é pecado!
- Eles viveram a vida inteira daquele jeito.
- Ex: Certo Missionário: na tradução da Bíblia para a língua indígena precisou de uma palavra na linguagem deles para a palavra Fé. Assim, ele buscou no dia -dia deles que palavra eles usavam para descrever o estado máximo de confiança. Um dia ele descobriu que eles confiavam cegamente num mastro com mais de 5 metros de altura onde penduravam suas redes. Assim, usou a palavra que descrevia o nome daquele mastro pra se referir á palavra fé em Jesus.

Conclusão:

Deus nos deu inteligência e o seu próprio exemplo de como pregar uma mensagem não só atrativa, mas, poderosa para transformação das vidas que procuram Deus, mas que não estão dispostas à ouvir mensagens sem vida e sem preparo.
- Podemos ser melhores... e fazer o melhor para Deus estudando a melhor maneira de aplicarmos a palavra de salvação.
- E isso aliado à unção do Espírito com certeza atingiremos os corações sedentos daqueles que andam errantes nesta terra.

Que Deus nos abençoe!!

Pr. Fábio Ramos

IPR- de Marília-SP.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.
6. Anônimos

Para outros assuntos use a página de contato do blog

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem